Roubo de cabos da rede elétrica deixa praias do litoral norte sem energia

Cosern teve fazer reposição de cabos de energia elétrica

O Centro de Operações Integrada da Cosern registrou na noite da última 5ª feira (14), às 22h12, uma interrupção no fornecimento de energia para 4.919 clientes na sede do município de Barra de Maxaranguape, Litoral Norte do estado, motivada pelo roubo dos cabos da rede elétrica na BR 101 entre Muriú e Maxaranguape.

No mesmo dia, ladrões também roubaram os cabos da Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em Extremoz, reduzindo em 35% o abastecimento da Zona Norte de Natal.

A prática criminosa já provocou 320 horas de interrupção do fornecimento de energia elétrica (o equivalente a 13 dias e 8 horas)  em municípios do Litoral Norte e causou um prejuízo de R$ 232 mil para a Cosern na reposição dos condutores nos últimos 12 meses.

Em linha reta, os cabos de energia elétrica da Cosern roubados em Ceará Mirim, Muriú, Barra de Maxaranguape e Pitangui de 2017 para cá já somam 25 quilômetros – distância equivalente ao trajeto entre as cidades de Ceará Mirim e Ielmo Marinho, por exemplo.

Imediatamente após a constatação do furto, a Cosern registra um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e repassa as informações necessárias aos agentes de segurança para ajudar na autorias dos crimes.

A Cosern lembra que a população pode denunciar, de forma anônima, a prática criminosa do furto dos cabos da rede elétrica por meio do telefone 116.