Secretaria de Assistência Social realiza Formação para Educadores e Agentes de Saúde em Caicó

Soraia Dias - Secretária de Assistência Social
Soraia Dias – Secretária de Assistência Social – Foto: Paulo Júnior

A SEMTHAS  (Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social) realiza nesta quarta-feira (20), uma Formação para Educadores e Agentes de Saúde. O evento é realizado no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner e aborda o tema: Violência sexual contra criança e adolescente e Violência contra a pessoa idosa.

Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Assistência Social, Soraia Dias, destacou que a Assistência Social de Caicó está passando por uma grande transformação de grandes avanços, com todo o compromisso e a responsabilidade do prefeito Roberto Germano.

“Ele disse que iria transformar a assistência social de Caicó em política pública e o prefeito está cumprindo com a sua palavra. De acordo com a política nacional, hoje, a assistência social de Caicó trabalha exclusivamente com política pública. Nós acabamos aquela parte de assistencialismo e estamos de acordo com a política nacional de assistência social. Para isso acontecer, a gente precisa formar e capacitar às pessoas e nós trabalhamos com uma rede de proteção que envolve agentes de saúde, educadores, conselheiros tutelares e outros agentes sociais. Esses agentes serão multiplicadores de nossas ações, dentro da nossa política de assistência social, pois estamos numa preparação para a campanha de enfrentamento a exploração de abuso sexual de criança e adolescente em maio. Tem toda uma rede que precisa está trabalhando e entendendo como é que a gente vai conseguir trabalhar e ter êxito com esta campanha de 18 de maio”, disse a Secretária Soraia Dias em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó).Na programação pela manhã consta ainda palestras sobre a violência sexual contra criança e adolescente: conceitos e identificação, tendo como palestrante Adelaide Carmelinda Lobo/Psicóloga do CREAS, palestra sobre violência sexual contra criança e adolescente e violência contra a pessoa idosa: procedimentos hospitalares, com Adeladie Maria de Brito (Enfermeira chefe do Hospital Regional), palestra sobre a violência sexual contra criança e adolescente: procedimentos na delegacia, com a delegada civil, Andrea de Araújo e ainda uma palestra sobre a violência sexual contra criança e adolescente e contra a pessoa idosa: procedimentos do ITEP, através do diretor do ITEP Caicó, PM Janilson César. No final da manhã, o evento vai propor sugestões para as oficinas, com a participação de Juclebson (Aldeias SOS).

No período da tarde, a Formação para Educadores e Agentes de Saúde terá uma palestra às 13 horas e 30 minutos, na qual vai abordar sobre os tipos de violência contra pessoa idosa e suas consequências, tendo como palestrante, o Bacharel em Direito pela UFRN, Augusto de França Maia. Às 14 horas e 30 minutos, o evento terá vai discutir uma notificação da violência contra a pessoa idosa, através de representantes da Sesap e às 15 horas e 30 minutos, haverá uma palestra sobre o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, através de José Carlos Martins da Silva – Coordenador Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa.