Segunda estação de bombeamento do Eixo Norte da Transposição é inaugurada hoje

O presidente Michel Temer inaugura, na manhã de hoje, a segunda estação de bombeamento do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, que vai abastecer o Ceará, por meio do reservatório de Jati, no Cariri. A solenidade será em Cabrobó, no sertão de Pernambuco na presença dos ministros Hélder Barbalho (Integração) e Fernando Bezerra Filho (Minas e Energia).

Pouco tempo depois que Temer assumiu a Presidência, o Eixo Norte sofreu paralisação. A empreiteira Mendes Júnior, responsável pelo projeto, saiu da construção após envolvimento nas investigações da Lava-Jato.

Em abril do ano passado, o primeiro colocado do novo processo licitatório, o consórcio formado pelas empresas Passarelli, Construcap e PB Engenharia foi desclassificado por critérios técnicos, embora tivesse apresentado a melhor proposta, de R$ 441,8 milhões, um deságio de 23% em relação ao valor fixado pelo governo, de R$ 574 milhões. O segundo colocado (Marquise, Ivaí Engenharia e EIT) foi inabilitado pela mesma razão.

O Ministério da Integração Nacional passou a negociar, então, com o terceiro colocado, o consórcio Emsa-Siton.

Em abril de 2017, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu uma liminar que parou a licitação para contratação das obras, atendendo a alegações de uma das concorrentes na disputa. A Pasta acabou assinando o contrato com o consórcio.

Do Diário do Nordeste – Veja aqui