Semarh vai assinar ordem de serviço para desassoreamento do Canal do Piató

O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, vai assinar, amanhã (27), a ordem de serviço para início das obras de desassoreamento do Canal do Piató, em Assu. A solenidade inicia às 14:30, na Igreja da comunidade Porto Piató.

No inverno entre 2005 e 2009, devido a fortes chuvas que caíram na região, a estrutura do canal foi prejudicada e atualmente ele encontra-se obstruído. O projeto de desassoreamanto foi elaborado pela própria secretaria e consiste na retirada de areia de pontos críticos, onde os levantamentos topográficos indicaram a necessidade de sua realização.

O Canal do Piató garante que a Lagoa do Piató, importante centro pesqueiro, possa receber continuamente água proveniente do Piranhas-Açu, em períodos de invernos normais, quando o leito do rio estiver num volume considerável.

O valor da obra é de R$ 2,5 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. A empresa vencedora da licitação foi a construtora Cristal LTDA.

Ainda em Assu, às 15h30min, o Secretário Ivan Júnior vai liberar o uso do sistema de dessalinização implantado pela Semarh, através do Programa Água Doce (PAD), na comunidade Panon II. Com esta ação, mais de 450 famílias estão sendo beneficiadas com água de qualidade.