Servidores estaduais farão ato público na Assembleia Legislativa nesta quinta (02)

Servidores estaduais farão ato público na Assembleia Legislativa nesta quinta – (FOTO: Adriano Abreu/Tribuna do Norte)

Nesta quinta-feira (02), o Fórum dos Servidores Estaduais do RN fará um ato público unificado em frente à Assembleia Legislativa, às 08h, contra o atraso de salários. Na ocasião, acontecerá a tradicional leitura anual feita pelo governador Robinson Faria (PSD).

O Governo do Estado até o momento não sinalizou quando irá pagar os servidores, nem estabeleceu um prazo para o calendário de pagamento. Segundo as entidades que compõem o Fórum, o objetivo do ato é chamar a atenção dos Poderes, em especial, o Poder Executivo e da sociedade, alertando sobre a insatisfação dos servidores diante do atraso dos salários.

O pagamento dos salários deveria ser uma prioridade do governo. Mas infelizmente Robinson continua penalizando os servidores pela crise econômica do estado. Estamos acompanhando as reuniões com o governo, mas sempre argumentam que o estado está quebrado e não tem receita. Não vamos admitir que os servidores passem mais um ano amargurados com os salários atrasados. O ano mal começou, mas já afirmamos que vai ter muita luta e que os governos se preparem, pois estamos preparando uma greve geral”, disse Manoel Egídio do Sindsaúde-RN.

O atraso no pagamento dos salários está insustentável para os servidores do funcionalismo estadual. Desde o início de 2016 os trabalhadores enfrentam o mesmo dilema: trabalhar sem ter o salário no fim do mês. O governo só finalizou o pagamento do salário de dezembro do ano passado no dia 27 de janeiro, quase um mês após a data prevista pela Constituição Estadual. Os servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 4 mil reais receberam a primeira parcela no dia 21 de janeiro.