Sesed apresenta nova ferramenta operacional do Ciosp ao governador Robinson Faria

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) apresentou na manhã deste sábado (28), ao governador do Estado, Robinson Faria, uma nova ferramenta operacional que agilizará o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) na Região Metropolitana de Natal. O encontro foi realizado no auditório do Ciops e contou com a presença da secretária Kalina Leite, da secretária de Trabalho e Assistência Social, Julianne Faria, do comandante da PM, Coronel Ângelo Dantas, do responsável pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente coronel Sairo e os demais comandantes de Batalhões da Grande Natal.

Robson Faria participa da apresentação
Robson Faria participa da apresentação

A ferramenta é uma das mais modernas do Brasil e pretende fazer com que 100% das viaturas sejam monitoras 24 horas, de modo que possam atender com mais rapidez as chamadas feitas pela população.

O governador Robinson Faria parabenizou a motivação no trabalho de todos os envolvidos na Secretaria de Segurança Pública e confirmou o compromisso e empenho em investir, tanto em recursos humanos, quanto em tecnologia, na área de segurança pública. O governador também destacou a importância da implantação, o mais rápido possível, do policiamento de proximidade, por meio da Ronda Cidadã.

A segurança pública é a nossa prioridade e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que possamos deixar o nosso Estado seguro. Fico feliz, pois vejo que a auto estima dos policiais está voltando e isso se reflete nos primeiros resultados que já temos. A segurança pública não é um compromisso apenas com o governador Robinson, mas principalmente com a população. Temos que avançar muito mais, pois o trabalho está só começando”, ressaltou o governador Robinson Faria.

A secretária Kalina Leite destacou o trabalho de fortalecimento que está sendo realizado nos serviços desenvolvidos pelo Ciosp, bem como pelos setores de inteligência e estatística da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social, como forma de reduzir os índices de criminalidade no estado.

Com essa nova ferramenta iremos ter o controle absoluto de toda a Região Metropolitana de Natal, além de proporcionar uma melhoria na infraestrutura e no trabalho operacional. Vamos continuar com esse trabalho de diálogo e de aproximação que já está surtindo efeito com a redução dos índices de criminalidade. Estamos otimizando e desenvolvendo com o que nós já temos”, destaca a secretária Kalina Leite.

O diretor do Ciosp, Major PM Kleber Caldas Macedo, explicou que a nova ferramenta de gestão operacional vai definir o formato de funcionamento do Ciosp, no sentido de agilizar o despacho da viatura, bem como o controle no deslocamento da viatura até o local de ocorrência. O Sistema de Rastreamento, desenvolvido pela Coordenadoria de Inteligência da Sesed (COIN), está sendo integrado a nova ferramenta.

Além disso, explica Major Macedo, foi criado temporizadores que vão informando o tempo de deslocamento da viatura e de atendimento da ocorrência e gerando alarmes de acordo com o tempo estipulado. Depois que a ocorrência chega ao Ciosp há o tempo estimado de um a cinco minutos para ser atendida. Caso isso não aconteça, o sistema gera um alarme, e os procedimentos operacionais serão acionados.

A partir de agora faremos o acompanhamento geral e visualizar todas as ocorrências através desse sistema. Na prática, isso muda a dinâmica do dia a dia do Ciosp, a agilidade no atendimento, com um menor tempo de resposta, o deslocamento vai ser otimizado. Em resumo, o atendimento à população vai melhorar em até 80% e os primeiros resultados serão sentidos já nos próximos dias”, garante o diretor do Ciosp, Major Macedo.