Sesed emite NOTA sobre proibição de acesso aos BOs na DP de Caicó

Na semana que passou, o Blog Sidney Silva, divulgou uma nota informando a proibição de a imprensa ter acesso aos Boletins de Ocorrência na Delegacia Municipal de Caicó. A repercussão foi grande em todo o estado e Assessoria de Segurança do Estado, emitiu uma nota falando sobre o assunto.

Confira:

A titular da Delegacia Municipal de Caicó, Mariana Diógenes, esclarece que as informações das ocorrências policiais contidas nos boletins de ocorrências continuam à disposição da população, bem como da imprensa, desde que não exponham as vítimas, tampouco comprometam as investigações.

A delegada Mariana Diógenes explica que o Boletim de Ocorrência é fonte de investigações e não pode ser compartilhado, em sua íntegra, sob pena de prejudicar as futuras ações. Além disso, o sigilo é dever da autoridade policial imposto pela lei processual penal.

Comento:

O que muitas vezes aconteceu em Caicó e, continua ocorrendo, é que medidas como essas, são tomadas sem que haja se quer uma oportunidade para argumentação de nossa parte (imprensa). Nós que somos interessados em saber das ocorrências registradas na maior cidade da região do Seridó, nunca fomos chamados para uma conversa, se quer, uma conversa, para, por exemplo, explicar que a partir de determinado momento, o procedimento vai ser esse, e o motivo.

A Delegada, Mariana Diógenes, pessoa que estimo muito por causa do seu trabalho como delegada de Caicó, que já deu vasão a muita demanda reprimida na DP local, poderia ter nos convidado para uma conversa para explicar a situação.