Sessão solene sobre o Autismo é marcada por discursos comoventes

Sessão solene sobre o Autismo é marcada por discursos comoventes

Com discursos comoventes  de pais e familiares de portadores de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA), foi realizado sessão solene no plenário Inácio Bezerra da Câmara de Vereadores, na noite desta terça-feira (03), em Caicó.

Na sessão foi tratado a questão do Autismo e ainda as barreiras que precisam ser vencidas para que a sociedade compreenda o trastorno. Nos últimos anos, a conscientização acerca dos direitos da pessoa autista tem ganhado o espaço na sociedade. É louvável que a atual geração já comece a ter o reconhecimento que esse grupo merece.

A secretária de Saúde do município, Sandra Brilhante se comprometeu em confeccionar carteiras de identificação para dar preferência no atendimento, que se estenderá também a pessoas acompanhantes do autista. Sem esquecer de placas educativas que serão afixadas em todos os locais públicos.

O vereador Andinho Duarte falou da preparação que os profissionais e as escolas devem ter para receber os autistas que necessitam de um acompanhamento especial. “Nós acreditamos que a Secretaria de Educação do município e a 10ª Dired irão buscar para abraçar os alunos autistas. Não são as crianças que devem ser adaptar as instituições e sim as instituições que devem oferecer melhores condições para os autistas”, destacou.

O vereador José Rangel avaliou a sessão solene e a luta pela causa como de suma importância para quebrar as muralhas na sociedade. ” Eu fico muito feliz quando eu vejo as pessoas se unirem por uma causa, nesta em especial todos estão empenhados em mostrar o outro lado do autismo. Esta Casa Legislativa está empenhada cada vez mais em abraçar causas e trazer melhorias para a nossa cidade”,disse Rangel.

A sessão foi presidida pelo vereador José Rangel e contou com a participação dos vereadores: Andinho Duarte( PRP), Maria Cleide (PP), além dos secretários: Maurício Ernesto (Asssistência Social) e Sandra Brilhante (Saúde); Lidiane Araújo (representando o grupo Reviver), Maria Gildete ( representando o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Conceição Alves (presidente da APAE), Otílio Bezerra (gerente do Banco do Nordeste), além de demais participantes.