Transmissão da “Liga dos Campeões” atinge apenas 12% da TV paga

Jogos da Champions começam esta semana - (FOTO: Valery Hache/AFP, via Folha Online)
Jogos da Champions começam esta semana – (FOTO: Valery Hache/AFP, via Folha Online)

Guilherme Seto, Folha de São Paulo – Na última década, tornou-se comum ver fãs de futebol pelas ruas do Brasil com camisas de Barcelona, Real Madrid e Manchester United, entre outros grandes europeus. Esse aumento de atenção foi concomitante ao crescimento da presença desses clubes nas grades de programação dos canais de televisão.

Mas neste ano virou um desafio acompanhar a Liga dos Campeões, mais importante torneio de clubes do mundo, cuja fase de grupos começa a ser disputada nesta terça (15).

Os direitos de transmissão para a TV por assinatura foram adquiridos em 2014 pelo Esporte Interativo, que venceu concorrência com a ESPN, que transmitia a competição no Brasil há 20 anos.

A emissora, que possui como sócio majoritário o grupo Turner (gigante americano da área do entretenimento), tem, no entanto, vivido um drama em suas negociações com as principais operadoras de TV paga do país, NET e Sky.

Atualmente, o EI Maxx (canal criado pelo Esporte Interativo para transmitir a liga) está presente nas grades das operadoras Oi, GVT e TV Alphaville, além de outras regionais, que detêm pouco mais que 12% (cerca de 2,4 milhões de pessoas) do total do mercado de assinaturas.

O Esporte Interativo quer espaços nas grades da NET e Sky, que respondem por pouco mais de 80% das assinaturas a cabo (quase 16 milhões), segundo levantamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgado em julho deste ano.

Nas redes sociais, assinantes das duas operadoras têm pressionado pela inclusão do Esporte Interativo na grade.

A Sky teve de retirar o canal Sports+ de sua programação em agosto e, por lei, precisa colocar outro canal desse gênero no lugar ou indenizar seus assinantes. O cenário pode favorecer a incorporação do Esporte Interativo.

No entanto, o canal e as operadoras seguem negociando, sem acordo. Procuradas pela Folha, Net e Sky não responderam. Nas redes sociais, elas têm respondido aos seguidores que não há previsão de firmarem um acordo com o Esporte Interativo.

Quando chegou ao Brasil, a Fox Sports viveu dificuldade semelhante, só superada após pressão dos assinantes e longas negociações.

TV ABERTA

Quem é assinante de operadora que não tem o canal Esporte Interativo terá de contentar-se com os jogos que serão transmitidos pelas TVs abertas –Globo e Band.

A Globo tem direito de transmitir um jogo por rodada, com opção de dois por semana em sete rodadas –ao todo, são 24. A emissora indicou que exibirá os jogos a partir das oitavas de final, como em anos anteriores.

A Band, sublicenciada pela Globo, pode transmitir as partidas já a partir da fase de grupos. Nesta quarta (16), ela exibirá Roma x Barcelona.

Quando a Globo iniciar a transmissão, no entanto, a Band terá de exibir as mesmas partidas da concorrente, como definido em contrato.

SAIBA ONDE E COMO ASSISTIR

TV ABERTA

TV Globo

É a detentora dos direitos de transmissão na rede aberta e sublicenciou os direitos para a Band. Pode transmitir um jogo por semana, com opção de dois por semana em sete rodadas. Começará a transmissão a partir das oitavas de final

Em computadores, tablets e celulares

O site globoesporte.globo.com vai transmitir 25 jogos do campeonato, um por semana, nas rodadas de quarta-feira. A primeira partida será entre Roma x Barcelona. A transmissão é gratuíta e ao vivo

TV Bandeirantes

Começa a transmissão na quarta-feira (16) com a partida entre Roma x Barcelona. Terá as mesmas restrições que a TV Globo

TV FECHADA

Esporte Interativo

Terá exclusividade na transmissão na TV fechada

Em computadores, tablets e celulares

Todos os 145 jogos serão transmitidos ao vivo e narrados em português na plataforma digital EI Plus, também do Esporte Interativo

Para acessá-lo, o internauta deve entrar no site www.eiplus.com.br ou baixar o aplicativo.

A assinatura anual é de R$ 9,90 por mês ou assinatura mensal de R$ 14,90

Quem tem o canal Esporte Interativo pode acessar o EI Plus de graça

Na televisão

O telespectador terá a opção de assistir dois jogos em dia de rodada, um no canal EI Maxx e outro no canal EI Maxx 2.