TRE-RN anuncia últimos detalhes do Planejamento de Segurança para as Eleições 2018

Desembargador Glauber Rego, se reuniu com representantes das polícias, Civil e Federal

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Desembargador Glauber Rego, se reuniu hoje(5) com a superintendente da Polícia Federal, Tânia Maria Matos e com a delegada-geral da Polícia Civil, Adriana Shirley Freitas Caldas, para tomar conhecimento dos últimos detalhes do Plano de Segurança, que começa a ser executado amanhã(6) em todos os municípios do Rio Grande do Norte.

A representante da Polícia Civil comunicou ao presidente do TRE que todas as dez delegacias regionais do interior estarão abertas no domingo para atender as zonas eleitorais do RN. As delegacias dos municípios da Grande Natal também irão funcionar com efetivo completo. Em Natal, as DPs das Zonas Norte e Sul estarão abertas para apoiar o trabalho da Polícia Federal. Em 2018 o funcionamento das delegacias do RN no dia da eleição  será maior do que o  registrado em 2016.

A delegada-geral também comunicou o pagamento das diárias operacionais dos policiais civis e militares que irão trabalhar nas eleições no Rio Grande do Norte. Os depósitos foram feitos hoje(5).

“Agradecemos o esforço da Secretaria de Segurança e Defesa Social em atender as solicitações da Justiça Eleitoral, em especial a secretária Sheyla Freitas, que se desdobrou  para adotar as providências necessárias que trarão tranqüilidade para as eleições de 2018. Esperamos um pleito tranquilo, transparente e bastante participativo “ disse o presidente Glauber Rego.

Polícia Federal

A Polícia Federal vai atuar em Natal e em 9 municípios do Rio Grande do Norte. A superintendente Tânia Maria Matos disse que o trabalho está planejado para garantir eleições de forma pacífica e segura. Será papel da PF zelar pela liberdade de escolha do eleitor; garantir a eficiência e a eficácia da atuação das instituições envolvidas por meio da integração além de garantir a execução do planejamento de segurança para as eleições gerais de 2018.

Forças Federais

Ao todo, 97 municípios do estado – correspondendo a 39 zonas eleitorais e 780 locais de votação, serão contemplados com a presença dos militares. Desde de ontem(4) que os militares começaram a chegar no RN. São tropas vindas dos estados da Bahia, Paraíba e Pernambuco, garantindo um efetivo de 3.600 militares para atender a demanda do estado potiguar nas Eleições 2018.