Três possíveis casos suspeitos de Coronavírus são investigados no RN

A Secretaria Estadual de Saúde – SESAP, divulgou nota nesta quarta-feira (26), informando que no momento investiga três possíveis casos suspeitos de Infecção Humana pelo Covid-2019 (Novo Coronavírus).

Os protocolos foram iniciados na tarde desta quarta-feira (26), quando as informações sobre esses casos foram repassadas à Sesap. Para ser considerado “caso suspeito”, esse deverá atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para notificação.

Os três casos investigados pela Sesap são de pessoas do sexo feminino. Uma criança de 10 anos e duas mulheres, uma de 28 e 45 anos. Todas moram em Natal.

As duas mulheres, segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica Alessandra Lucchesi e André Prudente, diretor do Giselda Trigueiro, viajaram à Itália recentemente e desembarcaram no Rio Grande do Norte nos dias 10 e 25 de fevereiro. No caso da criança de 10 anos, ela esteve num cruzeiro em Hong Kong, na China, e chegou na capital potiguar no último dia 21.

As três pacientes tiveram exames colhidos e foram liberadas. Elas estão em isolamento domiciliar e devem adotar procedimentos padrões como uso de máscara, lavar as mãos constantemente, evitar compartilhamento de objetos comuns, higienização de itens, entre outros.

De acordo com Alessandra Lucchesi, os casos estão sendo investigados e há um protocolo para que eles sejam qualificados como suspeitos. Ela acredita que os resultados já podem estar disponíveis nesta quinta-feira (27), pela manhã.

*Tribuna do Norte