Unidades prisionais do RN tiveram 4 rebeliões nesta segunda-feira (16); Secretário da Sejuc entregou o cargo

O Juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, se reuniu com o Governador Robinson Faria, no início da tarde desta segunda-feira (16), para discutir sobre a problemática do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte. Somente hoje foram registradas quatro rebeliões de presos.

No Complexo Penal João Chaves, cerca de 160 presos se rebelaram e quebraram as grades das celas e danificaram uma parte considerável da estrutura física. As outras unidades onde houve rebelião, foram: Alcaçuz, onde os presos dos pavilhões 2 e 3, também quebraram as grades das celas e queimaram colchões; no Presídio Provisório de Parnamirim e o CDP da Ribeira. Até às 16hs, o único com atividades de motim em andamento era o da Ribeira.

O Juiz Henrique Baltazar, disse ao Blog Sidney Silva, que o governador determinou algumas medidas emergenciais, inclusive liberou verba para a realização de serviços em algumas unidades. “Algumas dessas medidas, nós não podemos divulgar, mas, houve a liberação de recurso, não muito, mas, com isso faremos alguns serviços nas unidades. Se o Governo não tomar uma providência hoje, vai acontecer uma fuga em massa, eu não tenho dúvida“, disse.

O Secretário da Sejuc, Zaidem Heronildes da Silva Filho, entregou o cargo. A Secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, assumiu a pasta interinamente. Ele agora acumula as pastas da Sesed e da Sejuc.

O Juiz Henrique Baltazar, também confirmou que está aguardando os pedidos por parte dos diretores das Unidades, de transferências de presos para os presídios federais.