Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Vivaldo mostra preocupação com índices de câncer de mama em mulheres jovens

Vivaldo mostra preocupação com índices de câncer de mama em mulheres jovens

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (04), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) falou sobre o Movimento Outubro Rosa, que chama atenção para a prevenção e tratamento precoce do câncer de mama. O parlamentar se mostrou preocupado com os altos índices da doença, registrados, inclusive, em mulheres jovens.

Eu sou médico generalista, médico de interior, médico de roça, mas me atualizei com a Ginecologia para tratar sobre o tema”, afirmou Vivaldo. “Hoje há uma certeza que não existe prevenção para câncer de mama, existe a descoberta precoce que a pessoa está com câncer de mama e que deve fazer o tratamento o mais cedo possível”, ressaltou o deputado.

Vivaldo ressaltou que é cada vez maior o número de mulheres jovens, na faixa de 20 anos, acometidas de câncer de mama. “É um fato novo. É uma constatação recente”, disse Vivaldo, que considera ser essa uma preocupação maior, vez que a doença acometia mulheres normalmente acima dos 40 anos. “Hoje com 20 anos é muito grande o número aqui no Rio Grande do Norte de acordo com as estatísticas do médico professor Ivo Barreto”, relatou o parlamentar, citando Ivo Barreto, um dos mais antigos oncologistas de mama do Rio Grande do Norte.

Segundo Vivaldo Costa, no tratamento de antigamente a mulher retirava totalmente a mama, ao contrário de hoje onde os médicos só retiram o quadrante e optam pela reconstituição. Vivaldo explicou que o médico Ivo Barreto considera o novo tipo de tratamento um avanço, inclusive, de ordem psicológica, já que uma mulher prefere muitas vezes amputar uma pena a retirar uma mama.

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp