19ª Edição da Exponovos acontece no final de semana em Currais Novos

Exponovos será realizada no final de semana
Exponovos será realizada no final de semana

A 19ª Exponovos, uma das maiores exposições de animais do Seridó, acontece nos próximos dias 8, 9 e 10 de julho em Currais Novos e deve reunir em torno de mil animais, entre bovinos, caprinos e ovinos no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo. Além do julgamento de raças, torneio leiteiro e leilão, o evento vai contar com shows culturais, feira de artesanato regional e mostra de máquinas e implementos agrícolas. A abertura oficial está marcada para as 20h de sexta-feira (8) com a presença do governador Robinson Faria, secretário de Agricultura Guilherme Saldanha e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, entre outras autoridades.

A Exponovos faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). A programação começa na sexta-feira (8) com admissão e mensuração dos animais, palestras e torneio leiteiro. No sábado (9) tem início o julgamento de caprinos e ovinos e palestras da Emater, Emparn e Idiarn. À noite, a partir das 18h30, acontece o Leilão do Seridó Emparn & Convidados, com 30 lotes de animais. No domingo ocorre a ordenha das cabras leiteiras pela manhã e às 12h a exposição se encerra.

O evento é realizado pela Sape em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), Assembleia Legislativa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Faern/Senar, Ceasa, Emater, Emparn, Idiarn e E.M. Leilões.

Emater entrega equipamentos para Centrais de Comercialização do Compra Direta

Na sexta-feira à noite (8) a Emater também realiza entrega de itens para o Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta). Entre os itens estão balanças de 30 kg; balanças de 300kg; computadores e veículos, tipo caminhoneta leve (Saveiro). Serão beneficiados mais 10 municípios da região – Acari, Bodó, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Vicente, Tenente Laurentino e Serra Caiada.

O projeto totaliza R$ 9 milhões e é resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), firmada em 2013. Ao todo, serão beneficiados 161 municípios com a estruturação das Centrais de Comercialização do PAA-Compra Direta. Os primeiros a receberem os equipamentos foram Jardim do Seridó, Carnaúbas dos Dantas e Santana do Seridó, no início deste mês.

Seara entrega mais 34 bibliotecas rurais no Seridó

A Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) fará a entrega de 34 bibliotecas rurais para 16 municípios da região do Seridó também na sexta-feira (8). Deste total, 20 bibliotecas serão do Programa de Biblioteca Rural Arca das Letras e 14 serão minibibliotecas rurais, fruto de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Programa de Minibibliotecas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA, e no Rio Grande do Norte é executado pelo Governo do Estado, através da Seara. Tem como objetivo fortalecer as respectivas iniciativas de incentivo à leitura no meio rural e, principalmente, de oferecer aos seus beneficiários uma gama de conteúdos diversos que contribuam com as estratégias locais de incentivo à leitura e à inclusão produtiva. Os municípios beneficiados com a ação são: Caicó, Acari, Jardim de Piranhas, Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas, Jucurutu, Bodó, Currais Novos, Santana do Seridó, São João do Sabugi, Santana do Matos, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas e Jardim do Seridó.

PROGRAMAÇÃO 19ª EXPONOVOS

SEXTA-FEIRA (08)

8H – INÍCIO DAS ATIVIDADES DA 19º EXPONOVOS, COM ADMISSÃO E  MENSURAÇÃO DOS ANIMAIS

12H – ENCERRAMENTO DA ENTRADA DE ANIMAIS

14H – PALESTRA IDIARN – TEMA: RAIVA

18H – NIVELAMENTO DO TORNEIO LEITEIRO MUNICIPAL DE CAPRINOS

20H – ABERTURA OFICIAL DA 19º EXPONOVOS

SÁBADO (09)

6h – 1º ORDENHA DAS CABRAS LEITEIRAS

8h – INÍCIO DO JULGAMENTO DE CAPRINOS E OVINOS

8h30 – PALESTRA EMATER – TEMA: CAR (CADASTRO AMBIENTAL RURAL)

14h – PALESTRA EMPARN – TEMA: ALIMENTAÇÃO DO REBANHO NA SECA

15h – PALESTRA IDIARN – TEMA: COCHONILHA DO CARMIM 18h – 2ª ORDENHA DAS CABRAS LEITEIRAS

18h30 – LEILÃO DO SERIDÓ EMPARN & CONVIDADOS

DOMINGO (10)

6h – 3º ORDENHA DAS CABRAS LEITEIRAS

11h – INÍCIO DA SAÍDA DOS ANIMAIS

12h – ENCERRAMENTO DA 19ª EXPONOVOS