Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (24), foi deflagrada uma operação policial na cidade de São Vicente/RN, visando o cumprimento de 10 mandados judiciais. Quatro pessoas foram presas em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Comarca de Florânia e são investigadas pela prática de um crime de homicídio ocorrido no dia 12 de julho deste ano, em São Vicente. Em um dos imóveis também foi encontrada uma espingarda de fabricação artesanal pertencente ao pai de um dos investigados.
Em outro imóvel, na cidade de Florânia, foram encontrados dois tabletes de maconha de tamanho médio, um revólver de calibre 38 e dez munições intactas de mesmo calibre, o que resultou na prisão em flagrante de outras duas pessoas ligadas ao grupo criminoso.
De acordo com as investigações, Anderson Rafael, teria sido morto a mando de uma facção criminosa que atua no Estado.
A operação contou com a participação de seis equipes de policiais civis da 3ª DRP e de policiais militares da 3ª CIPM de Currais Novos.
A vereadora Ivonete Dantas (MDB) solicitou que o DETRAN/RN instale lombadas na rua Francisca Aranha, no bairro Castelo Branco. Ivonete solicita que o DETRAN atenda ao pedido, tendo em vista que os moradores reclamam do excesso de velocidade por parte dos motoristas que trafegam na rua, “Os moradores me procuraram e afirmaram que constantemente motoristas trafegam em alta velocidade naquela rua e que isso gera muita insegurança para as famílias moram naquela rua”, justificou.Vereadora Ivonete Dantas solicita instalação de lombadas pelo DETRAN
Ivonete afirma ainda que a instalação das lombadas servirá para reeducar motoristas e para evitar acidentes com crianças, adultos e idosos que ali residem.
A pouco mais de um mês das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre o debate sobre a possível punição de candidatos que se utilizam de espaços religiosos para campanhas políticas.
A cassação dos mandatos do deputado federal Franklin Roberto Souza (PP-MG) e do deputado estadual Márcio José Oliveira (PR-MG), confirmada pelo TSE, levantou a discussão sobre abuso do poder religioso, que não está previsto na legislação, mas é suscitado na esteira do abuso do poder econômico.
A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN) afirmou que vai manter a mobilização da categoria marcada para o dia 7 de setembro, mesmo com a decisão da Justiça que proíbe a paralisação e prevê multa em caso de descumprimento. De acordo com a decisão, em caso de descumprimento, cada associação envolvida na mobilização deverá pagar uma multa de R$ 50 mil.
O Governo ajuizou nesta quarta-feira (22) uma ação civil pública no Tribunal de Justiça contra a mobilização dos policiais e bombeiros militares marcada para o dia 7 de setembro e a decisão, da desembargadora Zeneide Bezerra, foi proferida nesta quinta-feira (23). A magistrada acatou parcialmente o pedido do Governo do Estado para impedir a paralisação da Polícia Militar.
*Tribuna do Norte
A Cosern vai instalar uma nova Subestação na cidade de Caicó. A primeira está em funcionamento na zona norte da cidade. A outra, deve ser localizada no Bairro Itans, zona leste.
A previsão da empresa, é que a nova subestação de Cacó entre em operação até o final do primeiro semestre de 2019.
A Polícia Militar prendeu na quarta-feira (22), no Haras FM, na comunidade Pé do Galo, em Macaíba, o ex-prefeito de Monte das Gameleiras/RN, Rodolfo dos Anjos Felix Pontes, de 28 anos.
A prisão é resultado de uma denúncia realizada pela Cosern em mais uma fase da “Operação Varredura”. A ação, montada pela concessionária desde o início do ano, já inspecionou 28 mil estabelecimentos, identificou 3.200 irregularidades e conseguiu recuperar 10 GWh de energia, quantidade suficiente para atender o próprio município de Macaíba – onde está localizado o Haras FM – durante um mês.
Essa foi a 3ª vez, só em 2018, que a Cosern identificou e desligou o “gato” de energia feito no Haras.
A energia desviada por Rodolfo dos Anjos Felix Pontes, em Macaíba, era usada para alimentar bombas elétricas que puxavam água de um tanque para dar banho em cavalos, regar uma plantação de capim existente no Haras e iluminar as dependências dos estábulos.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Macau, expediu recomendação para que o prefeito de Guamaré exonere imediatamente a servidora Tércia Raquel Olegário Carvalho do cargo comissionado que ocupa. Uma decisão judicial suspendeu o exercício dela em função pública e ainda proibiu o acesso e frequência à sede ou qualquer outra dependência do poder público municipal.
A decisão foi proferida em desfavor da funcionária pela suposta prática de crimes contra a administração pública, desvelados na operação Máscara Negra, que foi deflagrada pelo MPRN em abril de 2013 para desarticular suposto esquema de contratação irregular de empresas para realização de festividades. A servidora está afastada de suas funções desde então, em razão da medida cautelar criminal, mas permanece ocupando cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração, mesmo após a medida de afastamento em seu desfavor.
Para o MPRN, “a manutenção da servidora nos quadros do município é lesiva ao erário, uma vez que a mesma tem recebido, durante todo esse período, remuneração sem a devida contra prestação, ferindo os princípios da moralidade e eficiência da Administração Pública”.
O prefeito de Guamaré tem 10 dias para informar as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação da Promotoria de Justiça de Macau. Para ler o documento, clique aqui.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve sua proposta para promover ações durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia selecionada no âmbito da chamada pública denominada “Programa Especial de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia”, vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ação tem o professor Marco Túlio Mendonça Diniz à frente e prevê, durante o período de 15 a 21 de outubro, levar diversas iniciativas de popularização científica para dez municípios da região do Seridó potiguar.
O projeto vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) insere-se no esforço de levar a ciência para o grande público, incentivar jovens para o fazer científico e tecnológico e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país, objetivos principais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
“Este será um momento em que realizaremos o Ciência Móvel, uma exposição itinerante a escolas de ensino médio de cada um destes dez municípios sobre a degradação ambiental do Rio Seridó e sobre aspectos do bioma da Caatinga e a necessidade de sua preservação. Especificamente em Caicó, haverá atividades no campus da UFRN e no parque público da Ilha de Santana, com exposição de fotos e mapas do Rio Seridó e da Caatinga”, colocou Marco Túlio.
A programação contará com palestras sobre a relevância da participação de mulheres na produção científica, com apresentação também de materiais didáticos produzidos no mestrado profissional em Ensino de Geografia.
A Polícia Federal prendeu na manhã de hoje (23/08) em um hotel de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, um empresário espanhol, 41 anos, cujo nome figurava no rol da Difusão Vermelha de pessoas procuradas pela Interpol.
A ação se deu no cumprimento de um mandado de prisão preventiva para fins de extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e requerida pelo governo do Peru, onde o preso é acusado do crime de estelionato na cidade de Trujillo, cometido no ano de 2009.
Após ser submetido a exame de corpo de delito no ITEP, o homem se encontra custodiado na sede da Polícia Federal, à disposição do STF.
Somente para fins de extradição, a PF prendeu nos últimos cinco anos no Rio Grande do Norte, um total de sete estrangeiros que eram procurados pela Interpol.
Nesta sexta-feira (24), o secretário Wagner Araújo, vai assinar a ordem de serviço da obra de recuperação da RN-118, trecho de 47,5 km, da estrada que liga Caicó a Jucurutu.
De acordo com o secretário, a obra vai garantir a recuperação total da estrada. “Não vai ser um tapa-buraco e, também, não vai ser um recuperação parcial. A estrada será toda refeita. Nós vamos fazer ela do zero. O asfalto velho vai ser retirado e no lugar ser colocado um novo”, disse Wagner.
A assinatura da ordem de serviço vai acontecer no próprio aeródromo de Caicó, às 10hs. Às 14hs, o secretário faz visita ao local aonde será instalado o canteiro de obras, que é ao lado do posto de Posto Manuel Janúncio, em Jucurutu.