Dia: 20/05/2020

Banner GOV Dezembro

Enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, a Câmara Municipal de Caicó decidiu que as sessões ordinárias serão realizadas às quartas-feiras, às 17h30. A medida foi regulamentada em resolução da Mesa Diretora.

Segundo o documento, as reuniões ocorrerão, preferencialmente, por sistema de transmissão remota, conforme designado pela presidente da Casa, vereadora Rosângela Maria.

Os efeitos da medida perduram enquanto estiver mantido o estado de emergência provocado pela pandemia do novo Coronavírus.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

De sexta-feira (15) até esta quarta-feira (20), foram habilitados novos 2.352 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), com investimento de R$ 334,6 milhões em todo o Brasil. A medida foi anunciada pelo secretário-executivo substituto, Élcio Franco, durante coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto, em Brasília.

As novas unidades, de acordo com informações da pasta, representam um crescimento de 61,2% e vão beneficiar 13 estados brasileiros: Alagoas (10), Bahia (46), Ceará (212), Maranhão (128), Mato Grosso do Sul (77), Mato Grosso (263), Pará (304), Pernambuco (84), Piauí (32), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Norte (251) e Rio Grande do Sul (280).

Para a cidade de Caicó, estão sendo habilitados 42 leitos de UTI, sendo 28 no Hospital Regional do Seridó e 14 na Escola Multicampi de Ciências Médicas.

Esse recurso está sendo repassado para estados e municípios na cota integral dos 30 dias. Está sendo pago de maneira adiantada para 90 dias. Todos os leitos voltados exclusivamente para pacientes graves ou gravíssimos do coronavírus. Os leitos recebem o dobro do valor normal”, explicou.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

O paciente ao qual nos referimos no post anterior, Asclepíades Jales de Macedo, de 80 anos, morreu na noite desta quarta-feira (20), antes mesmo de ser removido para a UTI do Hospital Regional do Seridó em Caicó. Uma unidade do Samu já estava na unidade hospitalar de São Rafael, mas, o paciente não resistiu.

A vaga no Hospital de Caicó surgiu quando o nome dele entrou no sistema de regulação, o que só aconteceu por volta das 15hs28min desta quarta.

Ao que parece, houve erro no ingresso das informações do paciente na unidade solicitante, uma demora excessiva.

O senhor Asclepíades Jales de Macedo, tinha sintomas suspeitos de Covid-19 e foi feito o teste, mas, ainda era aguardado o resultado do exame.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

Não procede a informação de que o Hospital de Caicó negou vaga na UTI para o paciente

Um paciente da cidade de São Rafael/RN, que está com sintomas suspeitos de Covid-19, conseguiu ser regulado na tarde/noite desta quarta-feira (20), para ser internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Regional do Seridó, em Caicó. Trata-se de Asclepíades Jales de Macedo, de 80 anos.

O paciente estava precisando de um leito crítico desde a noite de segunda-feira, dia 18, mas, as unidades hospitalares da região Oeste do Estado, informaram não ter vagas.

Em meio a espera, foi divulgado em alguns veículos de comunicação que a vaga foi negada por parte do Hospital Regional do Seridó, o que não é verdade. O paciente só começou a ser regulado na tarde desta quarta-feira, dia 20. Quando a vaga foi encontrada, em Caicó, foi feita a regulação. Ao que parece, pode ter acontecido uma falha na unidade solicitante, em São Rafael.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

Não procede a informação de que o Hospital de Caicó negou vaga na UTI para o paciente

Um paciente da cidade de São Rafael/RN, que está com sintomas suspeitos de Covid-19, conseguiu ser regulado na tarde/noite desta quarta-feira (20), para ser internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Regional do Seridó, em Caicó. Trata-se de Asclepíades Jales de Macedo, de 80 anos.

O paciente estava precisando de um leito crítico desde a noite de segunda-feira, dia 18, mas, as unidades hospitalares da região Oeste do Estado, informaram não ter vagas.

Em meio a espera, foi divulgado em alguns veículos de comunicação que a vaga foi negada por parte do Hospital Regional do Seridó, o que não é verdade. O paciente só começou a ser regulado na tarde desta quarta-feira, dia 20. Quando a vaga foi encontrada, em Caicó, o paciente logo foi transferido. Ao que parece, pode ter acontecido uma falha na unidade solicitante, em São Rafael.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

Os casos de Covid-19 em Caicó, aumentaram para 22, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta quarta-feira (20).

O vigésimo caso confirmado, é homem de 54 anos que está sem sintomas, em isolamento domiciliar e que não tem comorbidade. Ele reside na Zona Oeste. O diagnóstico foi através de teste rápido.

O outro, também é do sexo masculino, tem 32 anos e está assintomático. Os profissionais de saúde o colocaram em isolamento domiciliar. O mesmo não tem comorbidade e reside na Zona Sul. Seu diagnóstico foi através do teste swab em laboratório privado.

O 23º caso, é de uma mulher de 19 anos, sem comorbidades, que está com sintomas leves e em isolamento domiciliar. Ela reside na Zona Oeste. O seu diagnóstico foi através de teste rápido.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

O Governo do Estado autorizou a retomada das obras do Complexo de Oiticica, em Jucurutu, após a análise da Secretaria de Saúde Pública (SESAP) e da Secretaria de Saúde do Município de Jucurutu, que, por meio da Vigilância Sanitária, realizou fiscalização local no Empreendimento.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (20), durante reunião por meio de videoconferência com o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Uedson Uchôa,  representantes do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), do Movimento dos Atingidos, o prefeito de Jucurutu, Valdir Medeiros e do consórcio EIT/ENCALSO.

Em novo parecer, os órgãos sanitários  observaram o cumprimento pelo Consórcio dos protocolos de saúde pública apontados para enfrentar o coronavírus (COVID-19), a fim de minimizar o contágio entre os trabalhadores da obra e a população que vive no entorno.

Novamente nossa decisão foi respaldada no laudo das instituições responsáveis pela segurança sanitária. Já encaminhamos ofício com ordem de reinicio, onde também solicitamos que o consórcio intensifique a fiscalização junto aos seus empregados para que utilizem os Equipamentos de Proteção Individual e cumpram com as medidas necessárias para segurança deles” frisa o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti.

Leia mais

Banner B Card Seridó

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte, no fim da manhã desta quarta-feira(20).

O número de casos confirmados chega a 3.796, enquanto eram 3.483 no boletim dessa segunda-feira. 313 casos a mais.

O total de vítimas do covid-19 no RN chega a 170 –  (10) óbitos a mais que a atualização do boletim dessa segunda-feira.

Os casos suspeitos chegam a 11.781. Descartados somam 8.474. Pacientes recuperados são 992.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

A Secretaria de Saúde de Caicó, divulgou nesta terça-feira (19), os dados dos casos de Covid-19, por bairros.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

A atriz Regina Duarte deixou, nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Cultura do Governo Federal. O anúncio oficial foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, através de suas redes sociais, por volta das 9h50. Regina Duarte vai comandar a Cinemateca, em São Paulo.

Com pouco mais de dois meses à frente da Cultura, Regina Duarte se envolveu em polêmicas e teve a atuação criticada à frente da pasta. O motivo alegado pela atriz para deixar o posto é a necessidade de ficar próxima a familiares em São Paulo. O próprio Bolsonaro negou qualquer crise na relação entre os dois.

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira. Para Regina Duarte, a nomeação para comandar o órgão é um presente.

Via Tribuna do Norte

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

O Rio Grande do Norte possui 12 leitos críticos disponíveis na rede pública ou contratualizados da rede privada para atendimento da demanda do novo Coronavírus. Os dados foram retirados  às 9h35 desta terça-feira, 20, da plataforma Regula RN fonte oficial de dados em tempo real relacionados à regulação de leitos Covid-19 no estado. O total corresponde a 7,84% dos 151 leitos críticos do RN.

Na divisão por região, a situação é mais delicada no Oeste, onde 97,6% dos leitos estão ocupados. Na Região Metropolitana, a situação possui 91,5%, enquanto no Seridó 76,5% dos leitos críticos estão ocupados.

Três unidades do Estado estão com 100% dos leitos ocupados: Hospital da Polícia Militar (Natal), Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia (Mossoró).

A situação menos crítica é no Hospital regional Telecila Freitas Fontes (Caicó), onde foi registrada uma taxa de ocupação de 76,47% dos leitos.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

No horário reservado às lideranças durante sessão ordinária por Sistema de Deliberação Remota (SDR) realizada nesta terça-feira (19), foram debatidos assuntos como a situação do turismo no Rio Grande do Norte pós-pandemia, o uso da cloroquina, o plano de emergência de auxílio aos artistas potiguares e, ainda, o atentado sofrido por blogueiro no interior do RN.

O deputado Hermano Morais (PSB) voltou a destacar sua preocupação com a situação do turismo pós-pandemia no Rio Grande do Norte. Ele pediu mais facilidade de acesso ao crédito para os empresários do setor, bem como melhorias na infraestrutura.

Leia mais

VIGGO BANNER

A pandemia da Covid-19 tem provocado um aumento do sofrimento psicológico na população, pelas questões que envolvem o luto, ansiedade e depressão diante da perda de entes queridos e um cenário de incertezas. Por conta disso, o Grupo Vila, empresa do segmento funerário, tem realizado uma série de webinars, no canal do YouTube (www.youtube.com/grupovilaoficial).

Com esse momento da pandemia, nosso objetivo é trazer temas relevantes para a sociedade como um todo, levando esclarecimentos e orientações acerca do contexto atual”, destaca a diretora de mercado do Grupo Vila, Vivianne Guimarães. A próxima transmissão será realizada, no dia 26 de maio, a partir das 16h, com o tema “Viver e morrer no contexto da pandemia: desafios e reflexões”.

A convidada desta vez é a professora livre docente vinculada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Maria Júlia Kovácks, que será entrevistada pela psicóloga do luto do Grupo Vila, Simone Lira. Maria Júlia Kovácks também realiza pesquisas na área de luto, morte e bioética, e coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte, na USP. Tem projetos voltados à área de tanatologia, estudo das questões da morte no processo de desenvolvimento dos seres humanos, e costuma ministrar disciplinas com abordagens similares, sobre perdas nas mais diferentes situações e ambientes.

Entre os temas das webinars já realizadas estão: “A importância do autoconhecimento na superação da crise”; “Ansiedade, saúde e emoções em tempos de crise”; “Como se adaptar às necessidades do mercado de trabalho” e “O papel da espiritualidade no momento de crise”. Todos os vídeos estão disponíveis para o público no canal do Grupo Vila no YouTube.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

O Rio Grande do Norte poderá ter, em breve, duas novas leis que ampliarão as garantias aos direitos dos idosos no Estado. Na tarde desta terça-feira (19), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, através de reunião por videoconferência, parecer favorável à admissibilidade de duas propostas que tratam diretamente sobre o tema e, agora, poderão seguir para votação em plenário.

Entre as propostas analisadas durante a reunião da comissão, duas tratavam diretamente sobre a população idosa do Rio Grande do Norte. O primeiro projeto discutido foi um de autoria do deputado José Dias (PSDB), que foi relatado pela deputada Cristiane Dantas (SDD). A proposta visa garantir preferência no atendimento em serviços públicos e privados a pessoas que são cuidadoras de idosos e deficientes físicos.

Leia mais

VIGGO BANNER

A suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em razão do estado de calamidade pública, provocado pela pandemia do coronavírus, foi aprovada nesta terça-feira (19) no Plenário virtual do Senado, por 75 votos a 1. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

A proposta (PL 1.277/2020) da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) prevê que, em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, seja prorrogada automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, marcou a aplicação do exame impresso para os dias 1º e 8 de novembro, e a versão digital para 22 e 29 de novembro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 22. Já há quatro milhões de inscritos, de acordo com o Inep, e estão esgotadas as vagas para a prova digital.

Agência Senado

Leia mais

Banner FCST

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) projeto que exige o uso de máscara em todo o País enquanto durar a situação de emergência em saúde relacionada ao novo coronavírus. As máscaras, artesanais ou industriais, serão obrigatórias para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, vias públicas e transportes públicos. A proposta segue para o Senado.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Gil Cutrim (PDT-MA) ao Projeto de Lei 1562/20, do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA). Cutrim incorporou emendas e outras propostas que tramitam em conjunto.

O substitutivo previa multa de R$ 300 pelo descumprimento da regra, valor que poderia ser dobrado em caso de reincidência. Foi aprovada, no entanto, uma emenda de autoria do DEM que transferiu para estados e municípios a definição do valor da multa. Os recursos arrecadados com as multas deverão ser utilizados no enfrentamento à pandemia.

Agência Câmara de Notícias

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

A Governadora Fátim Bezerra (PT), assinou novo decreto que prorroga até o dia 4 de junho, as medidas de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19) no Rio Grande do Norte e estabelece funcionamento excepcional nas Centrais do Cidadão.

Entre às medidas, recomendou aos municípios do Estado que adotem, no âmbito de suas competências, o fechamento das orlas urbanas nos finais de semana.

Outra, é que ficou autorizado como medida excepcional, o funcionamento das Centrais do Cidadão localizadas nos municípios de Apodi, Assú, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz e Pau dos Ferros, exclusivamente para as atividades do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Nas Centrais de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu, devem funcionar exclusivamente o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

Durante a sessão virtual da Câmara Municipal de Recife/PE, realizada nesta terça-feira (19), um dos vereadores tomou banho e, deixou-se filmar no banheiro.

Tudo isso, enquanto os outros discutiam assuntos diversos de interesse da comunidade.

Trata-se de Amaro Cipriano Maguari, filiado ao Partido Progressista.

O vídeo está nas redes sociais.

Leia mais

VIGGO BANNER

Deu n’O Antagonista que Eduardo Pazuello deve assinar amanhã o novo protocolo da cloroquina, autorizando o uso do medicamento no início do tratamento da Covid-19.

Eduardo Pazuello deve assinar amanhã o novo protocolo da cloroquina, autorizando o uso do medicamento no início do tratamento da Covid-19.

Em live com o jornalista Magno Martins, Jair Bolsonaro disse que o novo protocolo é resultado da democracia, porque “você toma se quiser”.

E emendou: “Quem for de direita toma cloroquina. Quem é de esquerda toma Tubaína”.

Leia mais

Pesquisar