Municipio de Caicó publica decreto que estabelece critérios obrigatórios para o funcionamento dos serviços considerados essenciais, e impõe restrições às demais atividades econômicas e de lazer tidas como não indispensáveis
Nesta sexta-feira (07), o Município de Caicó publicou o decreto Nº 798 que estabelece critérios obrigatórios para o funcionamento dos serviços considerados essenciais, e impõe restrições às demais atividades econômicas e de lazer tidas como não indispensáveis, em virtude do aumento de casos de contágio pelo Novo Coronavírus.
Na noite do dia 10 de dezembro de 2019, o Cabo da Polícia Militar, Dorges Alexandre Lima da Silva, lotado no 6º BPM em Caicó, trocou tiros com bandidos que tentavam assaltar duas Vans que trafegavam na RN-118, entre Caico e Jucurutu, conduzindo comerciantes do ramo de confecções para Fortaleza.
O bando formado por 5 homens, portava armas longas e estava em uma caminhonete Hilux de cor cinza. Eles pararam os carros “na bala”. O cabo Dorges e outro homem identificado como Carlinhos, que estava com ele, revidaram. Na troca de tiros, o policial foi ferido na cabeça.
Os ladrões aproveitaram o momento para roubarem as comerciantes nas Vans e empreender fuga em seguida.
As vítimas foram socorridas por pessoas que passavam no local no momento do fato.
Morreu na tarde desta sexta-feira (07), na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, o cabo da Polícia Militar de Caicó, Dorges Alexandre de Lima Silva.
Ele estava na capital desde dezembro de 2019, quando trocou tiros com bandidos na estrada entre Caicó e Jucurutu. Ele foi atingido por disparo na cabeça.
De acordo com informações confirmadas por familiares, há 29 dias, Dorges Alexandre, teve complicações de seu quadro de saúde e teve que ser encaminhado para o Hospital. Ele estava em coma. Teve infecção na cabeça e meningite, além de outros agravamentos.
O corpo está sendo liberado e deve ser encaminhado para Caicó aonde será sepultado.
A Caixa credita hoje (7) auxílio emergencial para 3,9 milhões de beneficiários nascidos em junho. O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.
A Caixa tem disponibilizado o auxílio em uma poupança digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo aplicativo é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e pagar boletos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir, ainda em agosto, sobre o melhor horário para a votação nas Eleições Municipais de 2020, a fim de garantir que os eleitores brasileiros possam ir às urnas para escolher seus representantes políticos de forma limpa, segura e transparente. O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 15 de novembro e, o segundo, para o dia e 29 do mesmo mês.
O anúncio foi feito pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, ao responder a questionamentos de jornalistas na manhã desta quarta-feira (5), durante entrevista coletiva, realizada por videoconferência, para divulgar o perfil do eleitorado brasileiro.
Barroso informou aos jornalistas sobre os estudos que estão sendo feitos com o apoio de uma consultoria técnica para ampliar o horário de votação e evitar filas, devido à necessidade de distanciamento social adotado em razão da pandemia de Covid-19. Uma das propostas é a de que votação ocorra das 8h às 20h, passando a ter 12 horas de duração, ou mesmo das 8h às 18h, desde que atenda a todos os protocolos sanitários com o máximo de segurança.
A consultoria está sendo realizada por técnicos do TSE em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que está auxiliando nos cálculos, considerando o número de eleitores e a possível divisão do horário de votação por faixa etária.
Diferente do panorama nacional em que a curva de casos de Covid-19, tem aumentado dentro dos presídios, a Penitenciária Estadual do Seridó, não teve mais casos confirmados da doença nos últimos 21 dias.
Na unidade, 75 pessoas testaram positivo para Covid-19 e 1 está em acompanhamento por profissionais de saúde. Os demais, já estão recuperados. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Caicó.
Esta semana, a Petrobras doará um lote de 4 mil testes para diagnóstico de Covid-19 ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Os testes são do tipo RT-PCR, considerados “padrão ouro” pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus. O Estado já havia recebido 8 mil testes da companhia, que vem realizando um conjunto de iniciativas no combate ao coronavírus:
“Desde o início da pandemia a Petrobras tem atuado em diferentes frentes no combate e prevenção do Covid-19. Por meio do SUS, foram distribuídos 600 mil testes de diagnóstico; doamos para a população no entono de nossas operações equipamentos de proteção individual, máscaras, luvas e álcool em gel. Além disso, a companhia está distribuindo, em parceria com a BR Distribuidora, combustíveis para os estados, para abastecer ambulâncias, veículos de transporte de médicos e geradores de hospitais públicos e filantrópicos. Acreditamos que somente com a integração de esforços entre a iniciativa privada, o Poder Público e a sociedade civil sairemos dessa pandemia”, afirma a gerente executiva de Responsabilidade Social, Olinta Cardoso.
Testes RT-PCR
A Reação em Cadeia da Proteína Transcriptase Reversa, ou RT-PCR, é um teste que identifica a cadeia de proteínas do genoma do vírus, a partir de amostras colhidas da narina e da garganta de pessoas com sintomas da doença ou que tiveram contato com elas. As amostras precisam ser analisadas em laboratórios que possuem equipamentos que estudam genomas, demandando de quatro a seis horas de processamento.
Com uma pauta a respeito do turismo e do segmento de hospedagem e alimentação, o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, se reuniu com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.
Habib Chalita destacou a importância do encontro ocorrido na sede do Ministério, em Brasília, para toda a cadeia econômica do turismo. “Apresentamos a ele (Fábio Faria) informações acerca deste importante setor da economia não só do Brasil como do Rio Grande do Norte”, disse.
Ele ressaltou que não há previsão de divulgação do setor turístico até o final deste ano por parte do Governo do Estado. “Quanto mais investirem no setor, maior será o retorno”, afirmou.
O presidente da FHBA reforçou os assuntos apresentados por Habib Chalita e frisou ao ministro que a cadeia do turismo nacional pode contribuir para a recuperação da economia pós pandemia e a parceria com o poder público é importante.
Ao conjunto de leis que ao longo de sua história vem sendo elaboradas para a proteção e auxílio às vítimas da violência, notadamente no período mais recente, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte dá mais um importante passo nesse sentido, com a campanha “Violência Doméstica: precisamos dar um basta nisso”. No lançamento oficial, nesta quinta-feira (6), o presidente Ezequiel Ferreira de Souza convocou toda a sociedade e os poderes constituídos a se engajar nesta campanha.
“No Rio Grande do Norte a violência doméstica praticada contra mulheres teve aumento de 258%, chegando a 300% nos casos de violência doméstica em geral. No Brasil, o aumento foi de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. E infelizmente os casos de feminicídio aumentaram também”, alertou o parlamentar, na abertura da solenidade. Foi a primeira vez em sua história que a Assembleia Legislativa realizou audiência pública no formato online, para respeitar as medidas de isolamento impostas pela pandemia do coronavírus.
Partindo para a sua terceira edição, o Curta Caicó está sendo realizado em ambiente digital, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Todas as atividades formativas serão realizadas em ambiente online, bem como a exibição dos filmes selecionados.
A coordenação do festival desenvolveu uma plataforma de streaming para exibição dos curtas-metragens selecionados. Ao todo, serão 115 divididos em dez mostras, competitivas e paralelas. Toda a programação é gratuita e os internautas poderão se cadastrar no website www.curtacaico.com.br
O Curta Caicó encerra nos dias 15 e 16 de agosto com sessões Drive In no Complexo Turístico Ilha de Sant´Ana. Filmando no Seridó potiguar, “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho será exibido no sábado (15). A sessão de encerramento do festival acontece no domingo (16), com anúncio dos filmes vencedores.
Realização: Referência Comunicação
O 3° Curta Caicó começa neste sábado (08), em clima de nostalgia. O festival que é realizado no interior do Rio Grande do Norte, terá edição 100% virtual e fará a exibição de “Boi de Prata”, do diretor caicoense Carlos Augusto Ribeiro Jr.
Considerado um marco do audiovisual potiguar, o filme caicoense produzido no final da década de 1970, possui status de cult e, recentemente, passou por um processo de restauração. “Exibir Boi de Prata na abertura do 3° Curta Caicó é um marco para o festival. É um filme que faz parte da história do cinema seridoense e reverbera as nossas raízes”, destacou Raildon Lucena, diretor do festival.
Antes do filme, haverá um bate-papo sobre o filme, que contará com a participação de Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó, de Flávia Assaf, autora do livro “Boi de Prata: estreia do sertão do Seridó no cinema terceiro mundista brasileiro”, e do cineasta e fotógrafo Walter Carvalho, diretor de fotografia do filme caicoense. O bate-papo será mediado pelo jornalista e crítico de cinema Sandro Alves de França.
O paraibano Walter Carvalho é um dos principais fotógrafos do cinema brasileiro. Herdeiro do movimento Cinema Novo, ele é um dos profissionais mais respeitados do país e já trabalhou em produções icônicas como os filmes “Central do Brasil”, de Walter Salles, “Terra Estrangeira”, de Daniela Thomas e Walter Salles e “Lavoura Arcaica”, que integram a lista da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (ABRACCINE) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos e pelos quais ele recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais de cinematografia. Também é diretor dos longas “Janela da Alma”, “Budapeste” e “Um Filme de Cinema”, dentre outras produções.