A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) soltou uma nota na tarde deste sábado (04), onde informou que devido à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a interdição cautelar de lotes da vacina Coronavac/Butantan, está orientando aos municípios potiguares que suspendam a aplicação do referido imunizante.
O Rio Grande do Norte recebeu e distribuiu o lote número 202107101H, alvo da medida cautelar da Anvisa.
As unidades regionais de saúde do RN também estão sendo notificadas para suspender imediatamente qualquer eventual distribuição aos municípios.
A Sesap está solicita que as unidades mantenham as vacina nas geladeiras à temperatura de +2 a +8,
até o Ministério da Saúde emitir qualquer nova orientação.
O Capitão PM José Jeová dos SANTOS Júnior, deixa o comando da 5ª CIPM de Jardim de Piranhas para assumir a 3ª CPM de Jucurutu (RN), que é subordinada ao 6º BPM de Caicó (RN).
As mudanças fazem parte das medidas tomadas nas últimas semanas pelo Comandante Geral da Polícia Militar, o coronel Alarico Azevedo.
O novo comandante da 5ª CIPM de Jardim de Piranhas (RN) é o Major Flávio VALDEZ Martis da Silva Filho. Sua designação para comandar a polícia militar jardinense, foi publicada no Boletim Geral da corporação na sexta-feira (03).
Nos últimos meses, o Major Valdez, estava comandando a Companhia de Jucurutu (RN).
A área de atuação da 5ª CIPM, abrange as cidades de Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Ipueira e São João do Sabugi.
O novo comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Caicó (RN) é o Tenente Coronel PM João Carlos Augusto de Souza (Ten. Cel. Carlos Souza). Ele deve assumir os trabalhos na quarta-feira (08). A informação foi confirmada ao Blog Sidney Silva, pelo próprio.
Antes, Carlos Souza estava comandando o 2º BPM de Mossoró, na região oeste do estado do Rio Grande do Norte. Em outra ocasião, ele também passou por Caicó, aonde foi subcomandante do 6º BPM e comandante do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual.
A área de jurisdição do 6º BPM vai de Caicó a Cruzeta, Ipueira, Jardim do Seridó, Ouro Branco, São José do Seridó, São Fernando, Jucurutu, Florânia, Tenente Laurentino Cruz e Santana do Matos.
A Coordenadoria Municipal de Trânsito – CEMUTRAN de Caicó (RN), está realizando todos os dias, trabalho de educação no trânsito da cidade, inclusive, junto aos motoristas de vans.
Os profissionais que compõem o órgão, foram designados para desempenhar o serviço enquanto não é realizado um concurso público voltado para a contratação de pessoal para atuar especificamente na fiscalização.
“Eles são servidores que fazem um serviço de educação de trânsito sob orientação nossa”, disse a coordenadora da Cemutran, Luzinete Dantas.
Ela conta ainda que “está sendo viabilizado um convênio com a Secretaria de Segurança e o Detran para que os policiais do 3º DPRE possam fazer esse serviço, enquanto não é realizado o concurso público ainda nesta gestão”, afirma.
Equipes das secretarias de Infraestrutura e de Agricultura da Prefeitura de Caicó (RN), realizam neste final de semana, serviço de terraplenagem nas ruas do Bairro Samanaú na zona norte da cidade e em estradas das zona rural.
“Estamos fazendo mutirões em várias frentes para dar uma melhor qualidade de vida para o povo da nossa cidade. Na zona urbana, diversos bairros já foram contemplados e na rural, estamos melhorando os acessos”, disse o Prefeito Dr. Tadeu.
Ele ainda contou que ao assumir a prefeitura em janeiro deste ano, encontrou o maquinário que é utilizado nos serviços de terraplenagem, em péssimo estado. “Teve que ser feito um trabalho de reparo em todas as máquinas, mas, aos poucos estamos chegando com as melhorias nos bairros e vamos avançar muito mais”, anunciou.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (4) a interdição cautelar de lotes da CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de lotes que foram envasados em uma fábrica não aprovada na autorização de uso emergencial da vacina.
Em nota, a agência explicou que, nesse caso, “configura-se em produto não regularizado junto à Anvisa”, necessitando de atuação imediata para “mitigar um possível risco sanitário” à população. A medida foi publicada neste sábado em edição extra do Diário Oficial da União.
Também em nota, o Instituto Butantan, que distribui a vacina no Brasil, esclareceu que a medida da Anvisa “não deve causar alarmismo”. “Foi o próprio instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas. Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, explicou.
A audiência de instrução do processo que tem como ré, a alagoana, Alexsandra Oliveira de Araújo, de 30 anos, que foi presa depois de atropelar e matar no dia 13 de junho deste ano, o garoto Natan Pablo Félix da Costa, de 10 anos, na estrada que liga Acari/RN ao povoado Gargalheiras, aconteceu na quinta-feira, dia 03 de setembro.
A audiência serve para sejam ouvidas testemunhas e a própria ré. Em seguida, o juiz titular do processo abre vistas para o Ministério Público e o advogado de defesa para que estes façam alegações finais. Depois, o juiz decide se manda a ré a julgamento popular.
A ré Alexandra Oliveira de Araújo, segue presa na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, à disposição da Justiça.
O advogado Ariolan Fernandes, que defende Alexsandra, disse em contato com o Blog Sidney Silva, que sua cliente está colaborando com todos os passos do processo e que aguarda o desfecho do processo.
Uma carreta carregada de produtos químicos tombou e interditou completamente a estrada que liga os bairros da Coophab e Cajupiranga, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, na manhã deste sábado (4). O caso aconteceu em uma ladeira próxima ao bairro Liberdade.
De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, o motorista disse que estava subindo a ladeira, quando ouviu um barulho. Ao tentar frear, ele sentiu que a carreta estava sem freio e, para evitar colidir com outros carros, fez um “L”, para travar o veículo.
O motorista ficou levemente ferido e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local.
O Corpo de Bombeiros fez um isolamento de cerca de 100 metros para tentar evitar danos por vazamento dos produtos, entre outros riscos.
Mais de 26 milhões de vacinas Covid-19 enviadas em uma semana pelo Ministério da Saúde: o número recorde reflete o ritmo acelerado da campanha de vacinação em todo Brasil. O quantitativo é atingido com a distribuição de mais 17 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal nos próximos dias.
Essa remessa, que começou a ser enviada na quinta-feira (2), se junta as outras 9,3 milhões distribuídas desde domingo (29) pela pasta, que já vacinou mais de 83,4% da população adulta com a primeira dose.
No último domingo (29), o Ministério da Saúde começou a semana enviando 3 milhões de doses para todo o país. Em seguida, na terça-feira (31), mais uma distribuição garantiu 6,2 milhões de vacinas para a população brasileira. Até agora, desde o começo da campanha, já são mais de 253,7 milhões de doses distribuídas e 133,5 milhões de brasileiros com a primeira dose no braço. O Brasil está cada vez mais perto de atingir a meta de vacinar, com a dose 1, toda a população acima de 18 anos com a primeira dose até o dia 15 de setembro.
O visitante e o potiguar podem aproveitar bem o Feriado da Independência, pois o Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 35, emitido nesta sexta-feira (3), informa que todas as praias analisadas estão próprias para o banho.
Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de classificar e informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.
A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA).
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.
Em comemoração aos 40 anos do SBT, um dos grandes sucessos da emissora foi resgatado: o Show do Milhão está de volta a partir desta sexta-feira, 3, às 23h15. Quem comanda a atração é Celso Portiolli.
“Vai ser emocionante apresentar o novo Show do Milhão. Sempre fui telespectador do programa, com o Silvio [Santos] apresentando com maestria. Quando [Fernando] Pelegio me ligou, a primeira pergunta que fiz era se o Silvio estava sabendo disso. E ele me disse que foi uma escolha dele. Então, fiquei muito honrado. E preocupado também”, disse o apresentador no lançamento do programa, que ficou 12 anos fora do ar.
A versão atualizada do clássico do SBT, que promete fazer novos milionários, tem parceria com o PicPay, que deixou o layout do programa verde. Para participar, é preciso se registrar no aplicativo gratuitamente.
Todo pagamento a partir de 50 reais, pelo aplicativo ou pelo cartão da empresa, geram um número para participar dos sorteios realizados pela Caixa Econômica Federal a cada 15 dias. Não é válido os pagamentos efetuados para o mesmo CPF.
O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró (RN) apresentou uma ação civil pública (ACP) contra a União por danos morais coletivos causados pela atuação antidemocrática do ex-juiz Sérgio Fernando Moro na condução da chamada Operação Lava Jato. A ACP destaca que o magistrado atuou de modo parcial e inquisitivo, demonstrando interesse em influenciar indevidamente as eleições presidenciais de 2018, após a qual foi nomeado ministro da Justiça. Destaca, ainda, que a operação como um todo, da maneira como desenvolvida em Curitiba, influenciou de modo inconstitucional o processo de impeachment de 2016.
A ACP foi ajuizada na Justiça Federal em Mossoró e os seus autores, os procuradores da República Emanuel Ferreira e Camões Boaventura, ressaltam que, enquanto juiz federal, Sérgio Moro apresentou comportamento que revela “sistemática atuação em violação à necessária separação entre as funções de julgar e investigar” e praticou reiteradas ofensas contra o regime democrático.
Os autores requerem que a União promova a educação cívica para a democracia no âmbito das Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAN) e da Escola Nacional do Ministério Público (ESMPU), a fim de prevenir que agentes do sistema de justiça atuem em prol de novos retrocessos constitucionais.
O objetivo é incentivar “a promoção de cursos, pesquisas, congressos, conferências, seminários, palestras, encontros e outros eventos técnicos, científicos e culturais periódicos com magistrados e membros do Ministério Público abordando os temas da democracia militante, erosão constitucional e democrática e das novas formas de autoritarismo de tipo fascista e populista, a fim de qualificar os respectivos profissionais nas novas tarefas a serem desempenhadas em prol da proteção do regime democrático e em respeito ao sistema acusatório”.
O decreto de nº 60 recomendará para todos os estabelecimentos e serviços pertencentes ao setor de eventos, tais como shows, feiras, congressos e jogos, com público superior a 300 pessoas, a partir do dia 17 de setembro, a apresentação do comprovante de vacinação do cidadão contra COVID-19, ao menos sua primeira dose, para acesso aos espaços.
Tal medida vem sendo implementadas em outras cidades do País e demonstrando eficácia no que tange a procura pela vacina entre os retardatários. A comprovação da condição vacinal poderá ser feita por registro físico, com apresentação do comprovante de vacinação do RN+Vacina ou pelo cartão de vacina.
A Secretaria Municipal da Saúde manterá o monitoramento da evolução da pandemia da COVID-19 no Município de Parelhas por meio de análises epidemiológicas, podendo elaborar novas recomendações a qualquer tempo, considerando as diretrizes emanadas pelas demais autoridades de saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
⚠️ Nessa segunda, o decreto estará disponível na íntegra no site oficial do Município
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, pela reabertura do prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 para estudantes de baixa renda, sem que seja necessário justificar a ausência no exame de 2020.
O tema começou a ser julgado em sessão virtual na quinta-feira (2) e se encerrou ontem (3) às 23h59. Ainda na manhã dessa sexta-feira, a maioria já havia sido formada a favor da reabertura.
Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, informou que tomará todas as medidas necessárias para cumprir a decisão. “O instituto reforça que seu objetivo principal, neste momento, é minimizar os impactos aos participantes quanto aos calendários do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), políticas públicas educacionais que dependem dos resultados do Enem”, diz a nota.
O Centro Covid de Caicó, que funcionava de domingo a domingo, muda o seu horário de funcionamento a partir deste sábado, 4 de setembro.
Segundo nota assinada pela Coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Jardênia Noronha, houve uma significativa diminuição dos casos de Covid-19 em Caicó: “que demonstra mudança no cenário da pandemia e a necessidade de organizar uma nova logística de funcionamento de alguns serviços, dentre eles o Centro de Covid”, relata na nota.
O Centro Covid não vai abrir aos domingos e feriados. O funcionamento será de segunda à sexta, das 7h às 20h e aos sábados das 07h às 17h.
A cerimônia de premiação do arremesso de peso classe F57 da Paralimpíada, realizada no Estádio Olímpico na madrugada deste sábado (4), foi marcada pela polêmica envolvendo a invalidação do resultado da prova final, com a anulação dos dois melhores arremessos do brasileiro Thiago Paulino, que perdeu o ouro e ficou com o bronze. Da chegada à saída do pódio, o brasileiro protestou e expressou sua indignação durante toda a cerimônia.
Paulino subiu ao pódio primeiro, como fazem todos os terceiros colocados, mas, ao passar pelo centro do tablado, na posição do medalhista de ouro, pisou firme e apontou para o chão, como se marcasse sua posição de contrariedade à decisão final. Com aquele gesto ele expressou, sem dizer qualquer palavra, que, na verdade, ele era o legítimo medalhista de ouro.
Durante toda cerimônia de premiação, Paulino mostrou sua revolta com o ocorrido. Sinalizou negativamente várias vezes, inclusive quando recebeu a medalha de bronze. No momento das fotos, Paulino abaixou a cabeça e ergueu o punho direito. Além dele, o também brasileiro Marco Aurélio Borges participou da premiação, ficando com a prata.
Chineses apelam ao júri do IPC