A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, nesta segunda-feira, 13, a doação de um exemplar da nova edição do livro Horto, da poetisa potiguar Auta de Souza. A obra foi entregue por Carlos Castim e Fábio Fidelis, organizadores do relançamento fidedigno à sua primeira edição, publicada em 1900. A doação será integrada ao acervo da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), localizada no Campus Central da UFRN, e estará disponível para consulta.
De acordo com Carlos Castim, a obra de Auta de Souza foi “extremamente modificada após a morte dela. Passamos a ter uma obra não fidedigna à original em todas as edições posteriores”. Por esse motivo, os organizadores realizaram uma “arqueologia literária” para resgatar as poesias conforme o primeiro livro da autora, que passam a ser disponíveis no relançamento.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, agradeceu pela doação da obra de valor histórico, que será uma rica fonte para os estudiosos da literatura. O momento também contou com a presença da vice-diretora da BCZM, Antônia Ângela da Silva, e do bibliotecário Silvestre Martins.
Organizada por professores do Mestrado em História dos Sertões (MHIST), do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), a Missão de Pesquisa Rio de Janeiro realizou uma expedição em museus e arquivos no estado do Rio de Janeiro para coletar documentação e bibliografia por meio de vídeo e de material fotográfico. O trabalho propõe a criação de uma base de dados que ajude a criar sustentação empírica aos projetos de pesquisa ligados ao MHIST.
Para coletar os materiais, os professores Helder Macedo, Lourival Andrade e Rosenilson Santos sondaram materiais de diferentes lugares de preservação de memória, como o Arquivo Nacional (AN), o Museu Histórico Nacional, o Centro Cultural Djalma Sabiá e o Museu de Arte Moderna, entre outros locais no período de 28 de novembro a 4 de dezembro.
“Especificamente no Rio de Janeiro, partimos do pressuposto de que, por muito tempo — de 1763 a 1960 —, a cidade foi a capital do Brasil desde a Colônia, passando pelo Império e entrando na República. Logo, em alguma medida, os espaços de memória do Rio de Janeiro (como arquivos, museus e bibliotecas) agregam registros documentais da cultura material e bibliográfica do que hoje é o país. Visitar esses espaços e fazer as sondagens em seus acervos nos possibilitam conhecer aspectos da história do Brasil e de vários sertões constituídos em seu território — incluindo os ditos sertões cariocas e mesmo os do Seridó”, diz o professor Helder Macedo.
Apesar da expedição acontecer no Sudeste do país, os materiais documentados falam muito sobre a história do sertão nordestino. Um dos materiais encontrados, por exemplo, foi um decreto no qual era agraciado com o grau de Comendador da Ordem de Christo o sacerdote Francisco de Brito Guerra, personagem muito relevante na conformação do que hoje é considerado o sertão do Seridó do Rio Grande do Norte.
O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, direcionado ao Governo do Estado e ao secretário estadual da Saúde Pública, Cipriano Maia de Vasconcelos, solicitando a criação de Política Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Apoio e Acolhimento de Gestantes e Parturientes durante endemias, epidemias ou pandemias.
“A mortalidade materna é um dos traços mais silenciosos de violência contra a mulher, ocorrendo na maioria dos casos na rede pública de saúde e tendo como vítimas principalmente mulheres pobres, seja na gravidez, no parto ou puerpério, violando gravemente a dignidade das mulheres que se encontram nessa condição, além de promover o sofrimento de toda a família”, justificou.
O parlamentar chamou a atenção das autoridades e da necessidade de adoção de políticas públicas que protejam essas mulheres, visto o número considerável de morte destas.
“De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016 cerca de 1.829 mulheres tiveram suas vidas interrompidas por questões relacionadas ao agravamento por gravidez, parto ou puerpério, sendo equivalente a cinco mortes por dia. Ainda de acordo com o Data SUS e a OMS, o nosso pais é responsável por cerca de 20% das mortes maternas no mundo, e mesmo apesar de ter assumido o compromisso de reduzir esses números, os avanços não foram significativos e são avaliados como lentos por organismos de avaliação internacional”, finalizou.
O pequeno José Lucas Dantas Aprigio, de 4 anos, residente da cidade de Currais Novos, visitou com sua família o Quartel do Corpo de Bombeiros de Caicó e realizou seu sonho de conhecer a missão dos bombeiros militares. Ele estava caracterizado com o uniforme dos soldados do fogo e pediu também que o aniversário dele fosse com o tema “Bombeiro”.
Com direito a bolo, e na companhia de sua família, a festa foi realizada junto a guarnição de bombeiros militares. Na ocasião, todos desejaram muita paz, saúde, sucesso e muitas realizações.
Deu na Tribuna do Norte, que a cidade de Caicó (RN), deverá contar com temperaturas mais altas, entre 38°C e 40°C durante a semana. As temperaturas mínimas ficam entre 24°C e 25°C. Não está prevista chuva para a capital do Seridó potiguar, a umidade fica entre 24% e 28%.
O calor intenso em Natal, no começo desta segunda-feira (13) deve durar pelo resto da semana na capital e de forma mais intensa no interior do Rio Grande do Norte. Chuva pode ocorrer no litoral, de forma amena, mas o clima deve continuar seco, com a umidade do ar máxima de 50%.
Em Natal, as temperaturas devem ficar bastante estáveis, com previsões de temperatura máxima para 30°C e 31°C e mínima de 24°C e 25°C.
O Reino Unido registrou ao menos uma morte por Covid-19 ligada à variante ômicron do coronavírus, informou nesta segunda-feira (13) o primeiro-ministro Boris Johnson. Este é o primeiro caso conhecido de morte pela ômicron no mundo.
“Infelizmente a ômicron está gerando hospitalizações e, tristemente, pelo menos um paciente morreu com ômicron, confirmado”, afirmou Johnson em uma visita a uma clínica de vacinação em Londres.
“Acho que a ideia de que esta é, de alguma forma, uma versão mais branda do vírus é algo que precisamos deixar de lado, e apenas reconhecer o ritmo com que ele se acelera pela população.”
Somente no domingo (12), 1.239 novos casos da ômicron foram confirmados no país, elevando o total detectado para 3.137 – 65% a mais que os 1.898 acumulados até o dia anterior. O Reino Unido detectou os primeiros casos da variante no país em 27 de novembro.
Os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa foram definidos nesta segunda-feira (13), na sede da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa, sigla em inglês), em Nyon (Suíça). Maior vencedor do torneio, com dez títulos, o Real Madrid (Espanha) terá pela frente o Paris Saint-Germain (França), dos atacantes Lionel Messi e Neymar.
O sorteio teve que ser realizado duas vezes. Segundo a Uefa, o software que indica aos juízes da entidade quais os adversários elegíveis para cada clube apresentou um “erro material”. O problema foi constatado quando o Manchester United (Inglaterra) foi selecionado para encarar o Villarreal (Espanha), o que não seria possível pelo regulamento, pois ambos estiveram no mesmo grupo da primeira fase.
A nova definição colocou o Atlético de Madrid (Espanha) no caminho do United, do atacante Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da história da competição, enquanto o Villarreal terá como oponente a Juventus (Itália). Já o atual campeão Chelsea (Inglaterra) medirá forças com o Lille (França), no único confronto repetido do sorteio anulado.
Vice na temporada 2020/21, o Manchester City (Inglaterra) será adversário do Sporting (Portugal). O também português Benfica enfrentará o Ajax (Holanda). Por fim, Bayern de Munique (Alemanha) e Liverpool (Inglaterra), que encerraram a primeira fase com 100% de aproveitamento, terão pela frente RB Salzburg (Áustria) e Inter de Milão (Itália), respectivamente.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou hoje (13) o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. O lançamento foi feito em Manaus, na fábrica da Positivo Tecnologia, empresa responsável pela produção dos equipamentos.
Conforme a licitação feita pelo TSE, serão fabricadas 225 mil urnas do novo modelo. No total, 577 mil serão utilizadas nas eleições. A entrega está prevista para maio do ano que vem. A vida útil do equipamento é de dez anos.
Entre as novas funcionalidades, está a maior duração das baterias, processadores mais rápidos e o terminal do mesário com comandos sensíveis ao toque (tela touch). Segundo o TSE, essa tecnologia permitirá mais rapidez na identificação do eleitor na seção eleitoral. Enquanto um eleitor vota, o terminal poderá identificar os próximos que vão votar, diminuindo o tempo de espera nas filas.
Durante o evento, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, reforçou que a urna eletrônica e o sistema de votação são seguros.
O Observatório Covid-19 Fiocruz alertou hoje (13) que, embora o Brasil registre atualmente queda nos principais indicadores da doença, em função da campanha de imunização, a pandemia ainda não acabou. Assim como no fim do ano passado surgiu a Delta, a descoberta da nova variante, Ômicron, representa um alerta sobre a pandemia e os cuidados necessários durante as festas de fim de ano.
Por isso, o Observatório diz que é fundamental avançar na vacinação e manter as medidas adicionais de proteção. Com esse objetivo, o observatório lançou nesta segunda-feira uma nova cartilha, que engloba um conjunto de orientações sobre formas mais seguras de passar o natal e o réveillon e diminuir os riscos de transmissão da covid-19 no período.
As recomendações contidas na cartilha também serão divulgadas em formato de cards informativos para compartilhamento pelo WhatsApp e outras redes sociais, bem como por uma enquete nas redes, que simula um jogo para a pessoa que deseja ir a um encontro de fim de ano da maneira mais segura possível.
Leia a notícia completa da Agência Brasil, AQUI
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou hoje (13) a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa por causa de reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A suspensão atinge 12 planos de quatro operadoras e ocorreu devido a reclamações efetuadas no terceiro trimestre deste ano. No período de 1º de julho a 30 de setembro foram analisadas 34.133 reclamações.
“O objetivo da suspensão de planos é impedir a entrada de novos usuários em planos com problemas na assistência até as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento”, destaca a ANS.
Conforme a agência, 55.197 beneficiários dos 12 planos suspensos ficam protegidos com a medida. Apesar da suspensão, fica permitido o ingresso de novo filho, novo cônjuge, ex-empregados demitidos ou aposentados nos contratos já vinculados aos planos suspensos. A proibição da venda começa a valer na sexta-feira (17).
Além das suspensões, no terceiro ciclo a ANS também divulgou a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Confira a lista completa aqui.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou uma nota na noite desta segunda-feira (13) informando que ocorreram novos ataques de hackers contra órgãos do governo. O GSI não divulgou quais serviços ou ministérios foram atacados, apenas que “ocorreram incidentes cibernéticos contra órgãos de Governo em ambiente de nuvem”.
Segundo a nota, os provedores de serviços em nuvem estão cooperando com o governo para resolver o problema e que o governo está atuando “de forma coordenada para a retomada dos serviços, que estão sendo reativados à medida em que o tratamento ocorre”.
O GSI informou que diversas equipes estão sendo “orientadas sobre os procedimentos de preservação de evidências” e que as “orientações emitidas têm seguido rigorosamente as boas práticas de tratamento de incidentes”. Segundo a nota, a colaboração entre os diversos órgãos envolvidos tem sido fundamental e efetiva.
Agência Brasil
Policiais rodoviários federais com apoio de fiscais da Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte, apreenderam na madrugada desta segunda-feira (13), por volta de 01h45min, na RN118, estrada que liga Caicó a Jucurutu, um ônibus e uma carreta com carga de confecções avaliada, segundo os órgãos de fiscalização, em 1 milhão de reais.
Os motoristas disseram que a mercadoria era transportada desde Santa Cruz do Capibaribe (PE) para Fortaleza (CE).
O ônibus, era de cor prata, ano 2021 e placas KJU 4I40, com inscrição em Caucaia (CE). O cavalo da carreta, tinha placa OPG 0A10, com inscrição em Fortaleza (CE), de cor branca e ano 2013.
Os dois veículos foram encaminhados para a Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal, em Caicó, onde foram realizados os procedimentos administrativos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) recebeu no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) os juízes eleitorais e chefes de cartórios das 60 Zonas Eleitorais do estado para a apresentação oficial do Plano Integrado das Eleições 2022 (PIELEI). O objetivo do plano é concentrar em um único documento o que é necessário para a realização do pleito eleitoral, marcado para 2 de outubro de 2022.
O presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa, realizou a abertura da reunião, desejando boas vindas aos presentes e ressaltando a importância do momento de preparação para o pleito majoritário de 2022. “O PIELEI é fruto do comprometimento e da dedicação dos servidores deste Tribunal, que trabalharam na elaboração de cada etapa do processo sob sua responsabilidade com o objetivo de promover a integração e a convergência dos planos institucionais desenvolvidos com vistas a organizar a realização das Eleições Gerais de 2022”, afirmou o presidente.
Na continuidade, o Secretário de Tecnologia da Informação e Eleições, Marcos Maia, realizou a apresentação oficial do PIELEI. O Plano é dividido em 12 módulos representando as principais etapas e assuntos das Eleições, incluindo a proposta orçamentária e agenda de eventos eleitorais. Além disso, o Portal das Eleições e campanhas e estratégias para o alistamento foram temas abordados pelo secretário.
“Esse PIELEI foi um dos mais participativos já elaborado pela Justiça Eleitoral do RN. Ele foi pensado para otimizar o fluxo de trabalho de todos os envolvidos na realização das Eleições. Estamos nos aperfeiçoando para buscar sempre cumprir a nossa missão de garantir a legitimidade e a segurança do processo eleitoral”, destacou o Secretário de Tecnologia da Informação e Eleições do TRE-RN, Marcos Maia.
“Seridó, fé e tradições” é o tema do projeto que tratará da elaboração do roteiro de turismo religioso e cultural do Seridó. A ação é uma iniciativa da Diocese de Caicó, UFRN, por meio do curso de Turismo da FELCS (Currais Novos) e ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó.
Durante toda essa semana, um grupo de pesquisadores da UFRN visitará os doze municípios que serão envolvidos inicialmente com o projeto. Eles explicarão as metodologias do inventário e dos roteiros que serão elaborados. Para isso, buscarão a adesão dos municípios.
“Estaremos apresentando nossa proposta aos municípios e ouvindo as comunidades sobre as expectativas para um roteiro religioso e cultural. Queremos contar com a presença de gestores públicos, vereadores, lideranças religiosas (de todas as religiões), empreendedores que trabalham com hospedagem, alimentação, transporte e turismo, e toda a população interessada na temática”, explica professor Vanderli Araújo, diretor da ADESE.
Esse é mais um passo das três instituições para o fortalecimento do turismo religioso na região e conta com aporte de emenda destinada para a ADESE pelo deputado Kelps Lima via Emprotur. Em julho já tinha sido realizado o 1º Fórum de Turismo Religioso do Seridó, em plataforma virtual.
A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (13) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 2.
Medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União, no último dia 7, antecipou o pagamento do novo valor do Auxílio Brasil. O instrumento criou um benefício extraordinário que complementa as parcelas já previstas do auxílio para o valor de R$ 400. Ou seja, cada família recebe, no mínimo, R$ 400.
Segundo o Ministério da Cidadania, do total de 14,5 milhões de famílias atendidas em novembro pelo novo programa social do governo federal, 13 milhões recebiam menos de R$ 400. Em novembro, o valor médio do Auxílio Brasil foi R$ 224,41.