O Governo do Estado, declarou Situação de Emergência nas áreas dos municípios do Rio Grande do Norte, afetados por desastre natural climatológico por estiagem prolongada que provoca a redução sustentada das reservas hídricas existentes. O documento foi publico no Diário Oficial do Estado, edição de sábado (11).
Nos últimos seis meses do ano de 2021, o Estado registrou diminuição considerável das chuvas, que ficaram abaixo da média esperada, principalmente nos meses entre junho a novembro, ocasionando diminuição dos volumes de alguns reservatórios importantes para a segurança hídrica em todas as regiões, acarretando a ausência de recarga hídrica em especial o Açude Público Itans na Região do Seridó e os Açudes Inharé e Trairi na Região do Trairi que encontram-se em volume morto.
A situação também é preocupante nos Municípios que estão em colapso hídrico na região do Alto Oeste Potiguar.
Atualmente, quase 50% dos 167 Municípios do Estado Rio Grande do Norte são abastecidos pelo Programa da Operação Carro Pipa da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), executado por meio do Exército Brasileiro.
Sobre a situação do Itans, em Caicó, o reservatório está com 800 mil e 784 m³, o equivalente a 1,06% de sua capacidade total que é de 75 milhões, 839 mil e 349 m³.
Atualmente, a população de Caicó, é abastecida através da adutora que capta água no Rio Piranhas, na cidade de Jardim de Piranhas, perenizado pela liberação de recursos hídricos da Barragem de Coremas na cidade de mesmo nome no estado da Paraíba.