O acidente sofrido pelo ex-vereador da cidade de São João do Sabugi (RN), Carlindo de Sousa Dantas Júnior, aconteceu por volta das 23h da noite de quarta-feira (19). Ele trafegava na RN-118 em direção ao sítio quando perdeu o controle do carro, uma pic-up Strada Working, de cor vermelha, ano 2015 e placas QGF-9529/Caicó, vindo a capotar.
Um popular que passava no local acionou o Serviço Móvel de Urgência – SAMU que o conduziu para o Hospital Regional do Seridó, em Caicó, onde ficou internado até às 17h30min da tarde desta quinta (20).
As informações que o Blog conseguiu apurar dão conta que quando ele estava sendo preparado para ser transferido para Natal, morreu.
A previsão é que o corpo seja velado esta noite e na madrugada em uma das capelas do Cemitério Memorial Villa, na zona oeste de Caicó. Na manhã desta sexta-feira (21), será transferido para o Centro de Velório, ao lado da Vila Militar. No final da tarde, acontecerá o sepultamento no túmulo da mãe, no Cemitério São Vicente de Paulo, no Bairro Paraíba.
Em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira (20), os policiais civis e servidores da Segurança do RN decidiram realizar uma paralisação a partir das 8h da próxima terça-feira, dia 25.
Os policiais civis estão lutando pela não retirada do Adicional por Tempo de Serviço (ADTS) da categoria, haja vista que existe uma ação para acabar com esse direito. Caso isso aconteça, haverá redução real de salário de até 35%.
O SINPOL-RN disse que vem negociando com o Governo do Estado para impedir essa redução de salário, no entanto, até o momento não houve avanço.
“Existem prazos e a categoria está aflita com a possibilidade real de ter seu salário reduzido repentinamente. Por isso, realizamos a assembleia geral e foi aprovado por unanimidade a paralisação. Esperamos que o Governo se sensibilize e volte a negociar conosco para encontrarmos uma saída para este problema”, afirma Edilza Faustino, presidente do SINPOL-RN.
A Petrobras confirmou que as 22 concessões para exploração de campos de produção terrestres e de águas rasas, além da Refinaria Clara Camarão, está perto de ser concretizada. Em comunicado oficial, a estatal confirmou que recebeu proposta superior a US$ 1 bilhão da 3R Petroleum e que a concretização do negócio depende somente de aprovações corporativas. A expectativa é de que a venda seja confirmada ainda em janeiro.
A Petrobras já havia anunciado em agosto do ano passado a busca pela venda do direito de exploração dos campos, o que praticamente vai culminar com a saída da empresa do Rio Grande do Norte. O motivo da venda foi o desinteresse da empresa em seguir na exploração dos campos e focar investimentos na produção em águas ultra profundas, principalmente do Pré-Sal.
Em dois anos, a produção de petróleo por pequenos operadores no Rio Grande do Norte aumentou 300%, saltando de 4 mil barris de petróleo equivalente/dia (bpe/d), em 2019, para 16 mil bpe/d, em 2020. Os chamados produtores independentes, que hoje operam campos maduros comprados da Petrobras, já respondem por 43,2% da produção do Estado, que produz hoje 37 mil bpe/d em 70 campos produtores, a grande maioria em terra (onshore). O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo em terra no Brasil, e o quarto em produção nacional, se somados petróleo e gás.
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, depois de participar de reunião com o Comitê Científico Regional, na tarde desta quinta-feira (20), decidiu não permitir a realização dos eventos privados no carnaval 2022.
O ex-vereador da cidade de São João do Sabugi (RN), Carlindo Júnior, morreu na tarde desta quinta-feira (20), no Hospital Regional do Seridó. Ele se envolveu em um acidente automobilístico na estrada entre São João e Caicó, na noite de quarta (19).
A informação que conseguimos apurar é que Carlindo Jr. iria ser transferido para Natal na tarde desta quinta, quando sofreu parada cardíaca.
Carlindo Júnior, era filho de Dr. Carlindo Dantas, médico e político caicoense, assassinado no dia 28 de outubro de 1967 em frente ao Caicó Esporte Clube.
O deputado estadual Raimundo Fernandes, do PSDB, esteve presente uma cavalgada promovida na cidade de João Dias, no interior do RN, e circulou ao lado da prefeita local, discursou, cumprimentou eleitores… Até aí, tudo bem. O que chamou a atenção foi que Raimundo Fernandes fez tudo isso com a camisa do evento, que homenageava os irmãos da prefeita Damária Jácome, mortos em confronto com a Polícia Civil, acusados de comandar um dos principais grupos de narcotraficantes do Nordeste.
Francisco Deusamor e Leidjan Jácome (que aparecem em destaque no cartaz de divulgação do evento), após meses de investigação da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) do RN, foram apontados como integrantes de um dos principais fornecedores de drogas para a região Nordeste. Eles morreram em confronto com os policiais em outubro do ano passado, no interior da Bahia.
Na ocasião, na condição de irmã da dupla, a prefeita de João Dias divulgou nota de pesar e tudo mais pelo falecimento dos dois. Contudo, as manifestações em defesa deles não pararam por aí. Continuaram, a ponto de, neste semana, quase 3 meses depois, eles ainda estarem sendo homenageados em eventos do Município – agora, com uma cavalgada.
De acordo com o Blog do Cyrillo, inclusive, o deputado estadual Raimundo Fernandes não só vestiu a camisa em homenagem a Desamor e Leidjan Jácome, como ainda ressaltou sua presença no evento com a homenagem, postando em suas redes sociais o momento.
O cenário é favorável para chuvas durante período de fevereiro a abril de 2022 no Norte do Nordeste brasileiro. Para a região do semiárido do Rio Grande do Norte, o prognóstico é de volumes de normal a acima do normal. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (20) a partir da Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, coordenada pela Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), que contou com a participação da equipe da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn) e de diversos pesquisadores e especialistas de centros estaduais de meteorologia do Nordeste e outras instituições.
“A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZTCI) associada ao esfriamento das águas do oceano Pacífico (Lã Niña) são algumas das condições meteorológicas que se apresentam favoráveis para a ocorrência de chuvas no RN no próximo trimestre”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
A temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico, a condição dos ventos alísios de sudeste e o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a região foram alguns dos parâmetros que os pesquisadores avaliaram durante a reunião virtual realizada na última quarta-feira (19).
O Monitor da Seca, do mês de dezembro/21, publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em janeiro, registrou o recuo da área da seca grave no norte do estado, devido ao aumento das chuvas no mês. “Desde dezembro estamos observando uma boa distribuição das precipitações tanto em volume como em espaço territorial no RN refletindo inclusive na área da seca no estado”, comentou Bristot.
Em entrevista ao Cidade Alerta da Rural FM 102,7 desta quinta (20) o prefeito Judas Tadeu reafirmou o cancelamento do Carnaval de rua de Caicó.
“A gente tinha um planejamento muito adiantado, mas infelizmente, em virtude da situação da pandemia da Covid e da gripe tivemos que tomar essa decisão com relação ao Carnaval, já que Caicó seria uma das poucas cidades a fazer o carnaval, e nossos serviços não aguentariam a demanda de pessoas que vinham de fora“, explicou o prefeito.
Sobre o Carnaval privado, o prefeito de Caicó, confirmou que pediu a antecipação de uma reunião que o Comitê Científico, que faria no final deste mês, já para a tarde desta quinta (20), para saber o parecer do comitê sobre o carnaval.
“Se o Comitê verificar que o Carnaval privado pode trazer risco para Caicó, vamos optar pelo cancelamento. Teoricamente o Carnaval privado pode trazer uma renda, mas a gente não pode trocar a renda por saúde“, disse.
A vacinação contra a Covid-19 em crianças começou nesta quinta-feira (20), na cidade de Caicó (RN). As duas primeiras foram imunizadas pelo prefeito Dr. Tadeu. O pontapé inicial aconteceu na Unidade Básica de Saúde “Silvino Dantas”, localizada no centro.
O pequeno, Anthony Gabriel dos Santos Araújo, de 11 anos, tem doença neurológica crônica e obesidade. A outra criança foi Mariana Araújo dos Santos, de 7 anos, que tem Síndrome de Down.
“Hoje, estamos fazendo a abertura da vacinação para crianças que têm algum tipo de deficiência e comorbidades. No próximo sábado, vamos fazer um dia “D” de vacinação e se Deus quiser, vão chegar mais doses para vacinar todas as crianças”, disse o prefeito.
Quando foi imunizado, Anthony Gabriel agradeceu e convocou os pais para vacinarem seus filhos. “Primeiramente agradecer a Deus, segundo aos profissionais de saúde e VACINA SIM! Venham se vacinar. Esse é um ato de vida. A vacina é mais esperança para nós crianças”.
As inscrições para o Processo Seletivo dos cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor do Censo 2022 terminam na próxima sexta-feira (21) às 16h. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o pagamento pode ser efetuado até 16 de fevereiro.
São 3.403 vagas, distribuídas por todos os municípios do Rio Grande do Norte, somente nas seleções abertas mês passado. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, o estado potiguar possui 221 mil pessoas em busca de trabalho.
Para recenseador (a), serão 2.931 vagas no Rio Grande do Norte. Quanto maior a população do município, maior o número de vagas, como nos exemplos: Natal tem 750 vagas para recenseador (a); Mossoró, 252 vagas; Parnamirim, 233 vagas; São Gonçalo do Amarante, 92 vagas; Macaíba, 70 vagas; Tibau, 3 vagas; Grossos, 8 vagas; Areia Branca, 22 vagas; Serra Negra do Norte, 7; Tibau do Sul, 12 vagas; e Canguaretama, 28 vagas.
Os ocupantes desse cargo irão, de casa em casa, coletar as informações da população. Os candidatos devem ter, pelo menos, o ensino fundamental completo. As inscrições custam R$ 57,50, mas quem está inscrito em programas sociais do governo Federal pode pedir a isenção da taxa.
O Rio Grande do Norte contabiliza 368.512 pessoas com o título de eleitor cancelado e 17.994 com o documento suspenso. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) orienta que essas pessoas devem regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 04 de maio. Caso contrário, não poderão votar nas Eleições 2022 onde serão escolhidos o presidente e vice-presidente da República, governadores, deputados e senadores.
“Com o título cancelado, além de não votar nas Eleições 2022, o cidadão não pode tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. É muito importante que as pessoas que estão com alguma irregularidade não deixem para procurar a Justiça Eleitoral na última hora”, disse o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.
Para resolver todas as pendências (tirar o primeiro título, fazer transferência de domicílio, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação eleitoral, emitir certidões entre outros serviços) não é preciso nem sair de casa. Basta acessar o sistema Título Net pelo site www.tre-rn.jus.br, na aba Eleitor e clicar em Atendimento Remoto.
Atendimento Presencial
Policiais civis da Delegacia Municipal de Parelhas cumpriram, nesta terça-feira (18), quatro mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão, decorrentes da investigação sobre os homicídios que vitimaram Arthur de Souza Azevedo e Dênis Nascimento de Morais, em março de 2021, na cidade de Parelhas.
Após os crimes, um inquérito policial foi iniciado, resultando no indiciamento de Ramon Cristian dos Santos e Gustavo dos Santos Gomes, os quais atualmente estão presos, pela participação nas mortes das vítimas. Posteriormente, um segundo inquérito policial foi aberto, com o objetivo de esclarecer por completo a prática dos crimes e identificar todos que contribuíram para as referidas mortes.
Na segunda parte da investigação, a Polícia Civil obteve elementos de prova que demonstraram a participação de mais cinco pessoas nos homicídios, totalizando sete investigados envolvidos nas mortes. Com base nesses elementos, foram decretadas as prisões. Dos investigados, apenas dois se encontravam em liberdade: Euripondes da Costa Cirne, 41 anos, que foi preso na cidade de Parelhas, e Manoel Messias Rufino, que está foragido.
Durante as diligências, foram cumpridos três mandados de prisão no sistema prisional em desfavor de: Newjhone Pequeno da Silva, 27 anos, Wesley Jose da Silva Bezerra Reis, 25 anos, e Witor Jose Da Silva Bezerra Reis, 21 anos. A investigação criminal prosseguirá até o encerramento do inquérito policial, que será encaminhado à Justiça.
Policiais civis da Delegacia Municipal (DM) de Alexandria, com apoio da Polícia Militar (PM), deram cumprimento, nesta terça-feira (18), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Francisco Pereira da Silva, 53 anos, ex-policial militar. A prisão ocorreu na residência dele, no município de João Dias, pela suspeita da prática de estupro de vulnerável. O crime aconteceu no dia 10 deste mês, também na cidade de João Dias.
O mandado foi expedido pela Comarca da Vara Única de Alexandria, após representação da autoridade policial. Francisco Pereira já havia sido condenado a 10 anos de prisão por outro crime da mesma natureza e encontrava-se no regime semiaberto.
Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
O concurso 2.445 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (8) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram 11 – 25 – 32 – 37 – 47 – 56.
O próximo concurso (2.446), no sábado (22), deve pagar o prêmio de R$ 22 milhões.
A quina teve 63 ganhadores e cada um vai receber R$ R$ 38.345,37. Os 3.802 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 907,70.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.
A Sexta Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal/RN julgou parcialmente procedentes pedidos formulados pela Associação Brasileira de Criminalística – ABC em Ação Civil Pública ajuizada contra o Estado do Rio Grande do Norte, referente ao Concurso Público para provimento de vagas nos cargos de Perito Criminal – Área Geral e Específica.
O Juiz destacou que, dos quatro pedidos formulados pela associação, dois foram aceitos pelo ITEP/RN, de forma espontânea, ao modificar as exigências do cargo de Perito Criminal – Área Geral, através da Quarto Termo de Retificação do Edital de Abertura do Concurso Público nº 001/2021 e ao oferecer, nos autos do processo, a justificativa pretendida pelo promovente, relacionando as formações com a área-fim e o tipo de exame a ser realizado por cada especialidade. Diante da ausência de resistência, homologou o reconhecimento da procedência desses pedidos.
Os pedidos de exclusão do cargo de Perito Criminal – Área Geral do Edital e o referente à redistribuição das vagas para outros cargos de Perito Criminal foram negados. Segundo o magistrado, nos estudos para elaboração do edital, são feitas análises da quantidade de demandas para cada especialidade para que não se tenha, por exemplo, dezenas de peritos em especialidade com pouca necessidade de exame pericial. Esse planejamento e organização da distribuição de vagas se trata de matéria interna corporis do ITEP, de modo que não cabe ao Poder Judiciário intervir, de forma indevida, nessa matéria.
Por fim, o juiz Francisco Seráphico da Nóbrega anulou, em parte, o art. 11º do Primeiro Termo de Retificação do Edital e determinou que o Estado do Rio Grande do Norte, quanto aos cargos de Perito Criminal, no Concurso Público nº 001/2021 – ITEP/RN, respeitadas as especialidades já estabelecidas no Edital, exija que os candidatos que não sejam portadores de diploma de curso superior dos cursos de Psicologia, Farmácia, Farmácia-Bioquímica, Física, Química, Ciências Biológicas, Engenharias, Fonoaudiologia, Geologia, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária ou Ciência da Computação, apresentem comprovação de conclusão de curso de bacharelado, conforme art. 25, da Lei Complementar nº 571/2016.