Dia: 7/03/2022

Banner B Card Seridó

Contar e criar histórias sempre fez parte da rotina da mãe e educadora Luma Carvalho, escritora e poeta curraisnovense. Com uma vida dedicada à poesia e à cultura, a potiguar lança, neste sábado (12), seu primeiro livro infantil: “Quem conta um conto, será que fica tonto?”, publicação voltada para crianças de 0 a 6 anos. O lançamento acontece no Teatro Municipal Ubirajara Galvão, em Currais Novos, às 19h.

Com texto e ilustrações da própria autora, o livro oferece aos pequenos leitores uma experiência bastante lúdica, isso em razão do jogo de rimas e da musicalidade do texto, assim como pelos personagens que compõem a narrativa e o cenário onde tudo acontece.

A literatura nos faz visitar universos, fugir da realidade e isso é muito bom, porque através dos textos literários temos a chance de viver outras experiências para além da vida real, podemos visitar outros espaços, outras épocas e construir outros sentidos para nossa existência. Esse meu livro é antes de qualquer coisa a realização de um sonho antigo. Ele foi pensado para crianças da primeira infância, de 0 a 6 anos, que estão nesse processo de aquisição da linguagem e alfabetização e que muitas vezes precisam de um mediador de leitura para fazer essa ponte com o texto“, conta.

O livro é voltado para crianças, mas é também direcionado a mães, pais, tutores, professores e toda pessoa interessada na literatura infantil. Segundo Luma Carvalho, a ideia é que o livro seja utilizado em salas de aula para crianças e em casa, uma vez que formar leitores literários é papel da escola e também das famílias. O livro foi publicado com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, Prefeitura Municipal de Currais Novos e Governo Federal.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

Foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (07), no interior de sua residência localizada no Bairro Vila Altiva, zona leste de Caicó (RN), o professor do Centro de Ensino Superior do Seridó/UFRN, Antônio Felipe de Paula Júnior, de 61 anos.

O promotor de Justiça e amigo, Vicente Elisio de Oliveira Neto, foi quem acionou a polícia após sentir um cheiro forte saindo do interior da casa de Felipe. Ele disse que decidiu ir à residência, pois, nos últimos dias, tentou ligar várias vezes para o telefone do amigo, não conseguindo e, nesta segunda, uma funcionária da UFRN teria ido à residência e disse que chamou bastante e ninguém atendeu. O carro estava na garagem.

As polícias Militar e Civil, além dos peritos do ITEP, estiveram no local.

O corpo foi removido para ser necropsiado e, com isso, descobrir qual foi a causa da morte.

Leia mais

VIGGO BANNER

Na última sexta-feira (4), após parecer do Comitê Municipal de Enfrentamento e Combate à Covid-19, o prefeito em exercício de São Gonçalo do Amarante/RN, Eraldo Paiva, alterou decreto municipal 1.492/2022 e autorizou a realização de eventos privados no município, desde que cumpram as exigências estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Eventos públicos seguem suspensos.

De acordo com as novas orientações, para realização de reuniões e eventos festivos acima de 30 pessoas será obrigatório a apresentação do passaporte vacinal, bem como o uso de máscara e a disponibilização de álcool 70%.

Já para eventos acima de 500 pessoas é necessário que seja solicitada autorização prévia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a qual irá consultar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre a viabilidade no tocante aos índices sanitários de contaminação do novo coronavírus.

As novas regras entraram em vigor na sexta-feira (4) e tem validade até 30 de março de 2022.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

O secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, declarou que é necessário discutir a liberação das máscaras no Rio Grande do Norte. De acordo com ele, haverá uma discussão em conjunto com o Comitê Científico para definir a retirada da obrigatoriedade de utilização do equipamento. A fala foi dada em entrevista ao Bom Dia RN/InterTV Cabugi na manhã desta segunda-feira 07.

“A gente [vai] começar a discutir a mudança das medidas restritivas, como o uso de máscara em todos os ambientes. Bom destacar: se você está sintomático respiratório, continuar usando máscara em qualquer circunstância, mesmo depois de anunciada a liberação. Então, hoje nós vamos reunir o Comitê Científico – que tem nos orientado desde o início da pandemia, com toda a propriedade, com todas as análises e tendências, com observação do que ocorre no mundo e nos outros estados – para que a gente possa tomar medidas seguras, não adianta estarmos apressados”, disse Cipriano.

Segundo o secretário, a discussão vai se basear na liberação primeiro em ambientes abertos, mas a utilização do material deverá continuar em locais fechados e com aglomeração.

Agora RN

Leia mais

Pesquisar