A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Academia da Polícia Penal (Acadepen), promove no mês de junho cinco cursos voltados aos policiais penais do Rio Grande do Norte. Esta semana, 20 servidores concluíram o treinamento em Sobrevivência Policial e, nos próximos dias, outros 120 profissionais da pasta farão o treinamento e aperfeiçoamento nas disciplinas de Direitos Humanos; Direção Defensiva e Evasiva; Armeiro Institucional; e Alvará de Soltura, Procedimentos e Rotinas Administrativas. A Secretaria também realizará o curso de Abordagem Policial.
O curso de Sobrevivência Policial foi ministrado por cinco instrutores da SEAP, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e teve duração de 30 horas. O treinamento simulou situações de estresse em ambiente de crise e técnicas direcionadas para situações rotineiras, fora do trabalho, em que o policial precise agir para sobreviver. Foram ministradas disciplinas teóricas e práticas de porte velado, mentalidade de combate, torniquete tático e tiro.
O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, explicou que em julho a SEAP realizará, também, o quarto Nivelamento de Patrulhamento e Abordagem Policial, curso com 60 horas aula para 20 servidores. Até o final de julho, cerca de 10% do efetivo da Polícia Penal terá realizado algum curso promovido pela Acadepen.
O Dr. Aldo Medeiros, disse que a advogada é suspeita de ter levado bilhetes para presos da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz. Acompanhe a entrevista concedida ao repórter, Alexandre Costa, do Sistema Rural de Comunicação.
Confira a entrevista concedida ao repórter Alexandre Costa, no programa Cidade Alerta, na 102,7 FM.
O coronel PM Castelo Branco, esteve nesta semana em Caicó, onde participou de reunião com o comandante da Polícia de Trânsito na região, Major Aderlan Bezerra e a Coordenadora da Cemutran, Luzinete Dantas.
O objetivo do encontro foi discutir sobre a fiscalização por parte da polícia no trânsito da cidade, inclusive, a previsão é que já começa no mês de julho.
Acompanhe entrevista sobre o assunto feita com o coronel Castelo Branco, feita por Geraldo Oliveira, para o programa Cidade Alerta, da 102,7 FM.
Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) deram cumprimento, nesta quinta-feira (02), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Jeremias de Oliveira Júnior, mais conhecido como “Ni”, 34 anos.
Ele que foi preso no Bairro de Emaús, no município de Parnamirim, é investigado pela suspeita da prática do crime de estupro, cometido no mês de abril deste ano.
O mandado foi expedido pela 15ª Vara Criminal da Comarca de Natal, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
Além disso, Jeremias de Oliveira, que já é monitorado por tornozeleira eletrônica, cumpre pena pela prática de crime da mesma natureza, com mandado expedido pela 2ª Vara da Comarca de Ceará-Mirim. Segundo as investigações, ele é suspeito de, pelo menos, três crimes de estupros.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/Polinter) deram cumprimento, nesta quinta-feira (02), a um mandado de prisão, decorrente de recaptura, em desfavor de Wandson Felipe Silva, 26 anos. Ele, detido no bairro Ferreiro Torto, em Macaíba, é investigado pela suspeita da prática do crime de roubo.
O mandado foi expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), onde ele responde por roubo qualificado. Durante as investigações, a equipe conseguiu apurar que o foragido se escondia em uma residência naquela região da cidade.
Wandson Felipe foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou dos números da DECAP/Polinter: (84) 3232-7867 / (84) 98135-6174 (WhatsApp).
Policiais civis da 88ª Delegacia de Polícia (Touros e Rio do Fogo) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (02), Carlos Alberto de Lima Júnior, 24 anos. Ele, que anteriormente cumpriu pena pela prática do crime de homicídio, foi preso pela prática do crime de tráfico de drogas no município de Touros.
As diligências foram iniciadas após a realização de uma denúncia anônima de que Carlos Alberto comercializava drogas em um imóvel no bairro Frei Damião, em Touros. Após a confirmação por meio de investigações, a equipe da 88ª DP realizou uma abordagem tática no local, onde Carlos Alberto tentou realizar uma fuga, mas foi, imediatamente, capturado. Com ele, foram apreendidas: 42 porções de maconha, sete porções de cocaína, 15 porções de crack, três tabletes de maconha e um tablete de crack.
Carlos Alberto foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da 5ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Macau e da 60ª Delegacia de Polícia (DP de Pendências e Alto do Rodrigues) deflagraram, nesta quinta-feira (02), a Operação “Ecléticos do Crime”, cumprindo nove mandados de busca e apreensão, resultando em prisões em flagrante, e dois mandados de prisão preventiva. A ação policial, realizada no município de Pendências, teve o objetivo de combater o tráfico de drogas, homicídios e roubos cometidos na cidade e na região. Os suspeitos foram detidos pela possível prática dos crimes de: tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
A operação contou com apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), da Polícia Penal, da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), da 39ª DP de Mossoró, da 45ª DP (Upanema), da 99ª DP (Angicos e Fernando Pedroza) e da 97ª DP (Assu, Carnaubais e São Rafael). Na ocasião, foram apreendidos: 18 aparelhos celulares, pássaros silvestres, quatro armas de fogo, munições, drogas, além de dinheiro. Um dos suspeitos reagiu à prisão e efetuou diversos disparos contra os policiais; ele foi atingido por disparo de arma de fogo e transferido para um hospital em Mossoró.
Ao longo das diligências foram presos: Fábio Anderson Silva Souza, mais conhecido como “Fabinho Borrego”, 30 anos, detido por tráfico e posse de arma de fogo; Sabina Rafaela Rodrigues de Souza, 28 anos, detida por tráfico de drogas; Alexsandra Inácio da Silva, 44 anos, detida por tráfico de drogas e posse ilegal de armas; Wagner Cardoso da Silva, mais conhecido como “Itinho”, 28 anos, detido por posse de drogas e crime ambiental; Bruno Lima da Silva, detido por tráfico, porte ilegal de armas e tentativa de homicídio contra agente da lei (encontra-se hospitalizado em Mossoró); e Kleiton Emanuel da Conceição, mais conhecido como “Tabaquinho”, 21 anos, detido em decorrência de mandado de prisão preventiva e flagrante por posse de arma de fogo e droga.
Os suspeitos foram conduzidos até a delegacia e serão encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Policiais civis da 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Nova Cruz deram cumprimento, nesta quinta-feira (02), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 23 anos. Ele, preso na zona rural do município de Nova Cruz, é investigado pela suspeita da prática de cárcere privado, lesão corporal e ameaças contra a namorada.
Após diligências investigativas, foram produzidas provas robustas da autoria e materialidade do crime. O mandado foi expedido pela 1ª Vara da Comarca de Nova Cruz, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), iniciou ontem (01) as inscrições para ingresso em sua mais nova pós-graduação, a Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA). Em formato de Educação a Distância (EAD), a formação é fundamentada no modelo de Educação 4.0, que incorpora a importância da participação ativa dos estudantes.
São oferecidas 500 vagas – 450 para ampla concorrência e 50 para capacitação interna da UFRN. As inscrições permanecem abertas até o dia 10 de julho e podem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) (buscar por “Metodologias Ativas”).
Criada para trazer conteúdos aplicáveis na prática cotidiana de professores, a especialização traz uma proposta inovadora de ensino, com o principal objetivo de formar educadores por meio de diversos recursos, sobretudo os de tecnologias digitais.
Segundo o coordenador da Especialização, o professor Charles Madeira, os últimos dois anos evidenciaram ainda mais as demandas por renovação no processo de ensino e aprendizagem, sendo esse um dos motivos para a elaboração do curso com essa proposta.
O plenário do Senado aprovou hoje (2) o parecer da senadora Rose Freitas (MDB-ES) ao projeto de lei (PL 2.486/2021) que regulamenta as atividades dos profissionais de educação física e a atuação do Conselho Federal de Educação Física (Confef) e conselhos regionais. O texto determina que professores de educação física de escolas públicas e privadas deverão se inscrever nos conselhos para exercer o magistério. O texto vai à sanção presidencial.
Durante a votação de hoje em plenário, o senador Romário afirmou que recebeu quase 1 milhão de manifestações favoráveis à filiação de professores ao Confef e aos Crefs. “Os professores de educação física entendem que o Confef e os Crefs são de fundamental importância para a profissão de professor de educação física”, ressaltou.
A defesa de Romário foi motivada por polêmicas ao texto. O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou uma emenda que asseguraria aos professores de educação física o exercício do magistério independentemente de inscrição no respectivo conselho regional e tornaria facultativa a anuidade para os professores de educação física ligados ao ensino regular. Assim como ocorreu durante a votação do texto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa, a emenda de Paim foi rejeitada também no plenário da Casa.
Policiais militares, através do CPR-I, comandado pelo Coronel Walmary Costa, em ação conjunta com a PRF e GAECO/MPRN, apreenderam 74,9 quilos de maconha em tabletes prensados.
A droga estava no interior de uma casa na cidade de Alexandria, na região do alto oeste do Rio Grande do Norte. Pelo menos um homem foi preso em flagrante.
A droga, segundo o Coronel Walmary Costa, seria toda distribuída em outras cidades da região, inclusive, em Mossoró, por ocasião do Mossoró Cidade Junina.
A droga, juntamente com o homem preso, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde será feito o flagrante.
A situação das estradas do Rio Grande do Norte voltou a ser pauta no plenário da Assembleia Legislativa do Estado. Durante a sessão plenária desta quinta-feira (02), o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) destacou o assunto e ressaltou que a restauração das rodovias tem sido uma prioridade no Governo Fátima Bezerra (PT).
“A grande polêmica no RN hoje e em outros governos sempre foi a situação das estradas. A oposição reclama da qualidade das estradas como se a governadora fosse a culpada. Apesar das dificuldades, Fátima Bezerra tem priorizado a restauração das estradas e falta muito ainda, diante do inverno prolongado. Mas, a governadora tem feito esforço junto com sua equipe para deixar estradas do RN em condições transitáveis”, disse Vivaldo.
Para o parlamentar, as críticas direcionadas a governadora pela situação das rodovias potiguares é uma “injustiça”. Vivaldo acrescentou ainda que a gestora “está fazendo tudo que é possível fazer”.
O Instituto Santos Dumont (ISD) abriu nesta quinta-feira, 02 de junho, inscrições para o preenchimento de quatro vagas para técnicos(as) de apoio em pesquisa e desenvolvimento. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) contarão com um ambiente de trabalho dotado da infraestrutura e dos equipamentos necessários para o adequado desenvolvimento de atividades nos laboratórios multiusuários no Instituto Internacional de Neurociências Edmond and Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD, localizado em Macaíba (RN). Podem se inscrever pessoas com diploma de graduação em áreas relacionadas às vagas pleiteadas. As inscrições seguem abertas até o dia 3 de julho de 2022.
As pessoas classificadas serão convocadas para atuar de imediato. O regime de contratação é via CLT, com carga horária de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As vagas são extensivas a pessoas com deficiência. O salário será compatível com o de técnico de nível superior, no valor de R$ 4.685,04 mais benefícios, que incluem: plano de saúde, plano odontológico, vale refeição, vale alimentação, seguro de vida em grupo e ônibus fretado para o trajeto diário entre Natal e Macaíba.
Inscrição
São documentos obrigatórios para apresentação no ato de inscrição: uma carta de intenção dizendo porque e como suas habilidades se encaixam em laboratórios multiusuários de pesquisa interdisciplinar do ISD em neurociências e saúde, de até 3 mil caracteres; o currículo, com histórico educacional, experiência de trabalho, habilidades de laboratório, experiência científica e técnica; duas cartas de recomendação confidenciais, a serem enviadas diretamente pelos recomendantes para o endereço de e-mail: selecao@isd.org.br
O mês de maio de 2022 choveu um volume médio de 144,6 milímetros (mm) no Rio Grande do Norte. O acumulado representa 41% acima da chuva esperada (102,5mm) para o mês. Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Dos 167 municípios do RN, 133 apresentaram condição, no referido mês, de chuvas de normal, chuvoso ou muito chuvoso.
“O mês de maio de 2022, último mês do período chuvoso no interior, foi marcado por precipitações intensas algumas vezes acompanhadas de descargas elétricas e a presença de névoa no início da manhã causada pela alta umidade”, declarou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.
A região Central Potiguar foi a que mais choveu, com 125,2mm observados, enquanto que o esperado era de 67,5mm, correspondendo a 85% acima do volume médio esperado. A região Leste Potiguar foi a que recebeu o maior volume, em termos numérico, com acumulado de 249mm. Nas regiões Oeste Potiguar e Agreste Potiguar, choveu 146,9mm e 122,4mm, respectivamente.
O mês de junho começa com ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado. Em apenas dois (02) dias, o sistema de monitoramento da Emparn registrou que 19 municípios já atingiram os volumes mínimos esperados para o mês inteiro. Em Serra Negra do Norte (Central Potiguar), por exemplo, já choveu 50.9mm; Luís Gomes (Oeste Potiguar) 36,4mm, Monte Alegre (Agreste Potiguar) 69mm.
Blog do Paulo Júnior – O concurso PM RN, com vagas para oficiais, já conta com uma banca organizadora. Conforme dispensa publicada nesta quinta-feira (02), o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) ficará responsável pela nova seleção.
O contrato com a banca teve início na última quarta, 1º de junho, e segue assim até o dia 31 de maio de 2023. Nesse período, deve ocorrer a divulgação do edital e aplicação das etapas de seleção.
No ano passado, em meio a diversos anúncios, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, afirmou que seriam abertas 211 vagas para oficias combatentes e do quadro médico da corporação.
Desse total, 132 seriam para oficiais combatentes. A carreira, por lei, exige bacharelado em Direito. Já as demais oportunidades ficariam para o quadro médico da PM, com exigência de superior na área.
A Câmara Criminal do TJRN manteve a sentença da 12ª Vara Criminal de Natal, que condenou um homem pela prática de tráfico de drogas, além da apreensão de um veículo, que estaria sendo utilizado no delito.
Segundo a Denúncia, no dia 28 de setembro de 2020, o acusado, na companhia de duas mulheres, foi preso em flagrante na parte externa de uma agência dos correios, após receber quase 5kg de maconha, embalada em material plástico transparente, quando utilizava o automóvel. A defesa alegou, no recurso, impropriedade na apreensão do carro, adquirido de forma lícita e pertencente em grande parte a mãe dele. Contudo, não foi esse o entendimento do órgão julgador.
Os desembargadores destacaram que os bens de qualquer natureza, utilizados para a prática dos crimes previstos na lei, se encontram sujeitos à apreensão pelo Estado, havendo em relação a estes a possibilidade de serem perdidos em favor da União por ocasião do julgamento da causa.
“Assim, apesar de haver comprovação quanto a propriedade, verifica-se que a apreensão do veículo há de persistir até o julgamento da causa, porquanto interessa ao processo, bem como, por estar o bem sujeito à perda em favor da União pelo fato de ter sido utilizado para a prática delitiva narrada na denúncia”, enfatiza a relatoria do voto na Câmara Criminal, ao destacar trechos da sentença inicial.
Uma tentativa de assalto em uma farmácia na zona oeste de Natal não acabou bem para o suspeito do crime, na noite desta quarta-feira (1). Ivan Figueiredo Viana foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) após anunciar o assalto à drogaria, localizada no bairro Cidade da Esperança. O homem até tentou fugir dos policiais, mas foi detido e espancado pela população.
Segundo informações da PM, o homem entrou no estabelecimento em posse de uma arma de fogo e rendeu uma funcionária. Sob ameaças, a mulher foi obrigada e entregar o dinheiro que se encontrava na caixa registradora da drogaria. O criminoso tentou figir rapidamente, mas populares que perceberam o assalto surpreenderam o criminoso, que acabou rendido.
Parte da população desferiu socos e chutes no suspeito, antes da chegada dos policiais militares do 9º Batalhão. Com ferimentos na cabeça, Ivan Figueiredo foi levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança para receber os primeiros atendimentos. Em seguida, foi conduzido à Central de Flagrantes.
Apesar da população ter conseguido render o homem, a polícia orienta que esse tipo de reação deve ser evitada. Ao presenciar um assalto, o primeiro passo deve ser acionar os agentes de segurança pelo telefone 190.
A poucos meses do início da Copa do Mundo 2022, a Seleção Brasileira iniciou uma sequência de testes nesta quinta-feira (2/5). O Brasil enfrentou a Coreia do Sul na cidade de Seul em um amistoso oficial e goleou por 5 x 1.
Richarlison abriu o placar logo aos 6 minutos jogados após desvio em chute de Fred. Neymar, de pênalti, fez aos 41 da primeira etapa e aos 11 do segundo tempo. Phillipe Coutinho ampliou com um golaço no ângulo e Gabriel Jesus fechou a conta nos acréscimos. Hwang Ui-Jo fez o gol de honra da Coreia do Sul.
Agora, o Brasil volta a jogar na segunda (6/6), quando enfrenta o Japão às 7h20.
Metrópoles