A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina amanhã (30). O objetivo é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados do país. As doses estão disponíveis em mais de 40 mil pontos de vacinação.
A campanha, que começou no dia 8 de agosto e seria encerrada em 9 de setembro, chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. A meta é imunizar, contra a pólio, 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos.
Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico. Até o momento, segundo a pasta, 6.273.472 doses contra a pólio foram aplicadas nesse grupo, o que representa 54,21% do público-alvo.
A média móvel de óbitos por covid-19 em sete dias segue uma trajetória consistente de queda e se encontra no menor patamar da pandemia há cerca de 20 dias, segundo dados do painel Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Ontem (28), a média caiu para um patamar abaixo de 50 vítimas por dia pela primeira vez desde 4 de abril de 2020, ano em que o coronavírus se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil.
No último dia 10 de setembro, o número médio de óbitos por dia chegou a 71, a menor mortalidade até então. Depois disso, a média continuou a cair, com a exceção dos dias 17, 18 e 19 de setembro. Nesta semana, o patamar diário chegou a menos de 60 óbitos pela primeira vez, com uma média de 58 vítimas, no dia 26; 51, anteontem (27); e 46, ontem (28).
O pesquisador do Observatório Covid-19 da Fiocruz Diego Xavier avalia os dados com otimismo e destaca que a tendência de queda nas mortes e internações observada desde a segunda quinzena de julho está se confirmando.
Uma pesquisa divulgada hoje (29) pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) mostra que até 2040 o Brasil poderá ter uma carência de 235 mil professores de educação básica.
O estudo aponta para um crescente desinteresse, especialmente dos jovens, em seguir a carreira docente. Segundo o estudo, o crescimento no número de ingressantes em cursos de licenciatura foi menor do que no restante do ensino superior. De 2010 a 2020, houve um crescimento de 53,8% no ingresso em graduações que tem como carreira o ensino, enquanto nos demais cursos o aumento ficou em 76% no período.
O estudo aponta ainda o problema da evasão. Nos dez anos analisados, o percentual de estudantes que concluiu os cursos de licenciatura aumentou apenas 4,3%. O levantamento foi feito a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação.
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou parcialmente o pedido de direito de resposta da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva contra a Rádio Panamericana S.A. (rádio Jovem Pan) a respeito de alegações falsas e caluniosas feitas sobre a existência de um pretenso conluio entre a Corte Eleitoral e a campanha do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).
Na edição de 31 de agosto do programa “Pingos nos is”, os apresentadores do programa afirmaram que Lula não foi inocentado nos processos que respondeu em decorrência da Operação Lava Jato e que haveria um acordo com a Justiça Eleitoral para beneficiá-lo em decisões judiciais. Os autores dos comentários foram Anna Paula Rodrigues Henckel, Guilherme Sobral Pinto Menescal Fiuza e Vitor Brown.
O pedido foi concedido em parte, porque, em relação à afirmação de que Lula não foi inocentado, a ministra Maria Claudia considerou que a anulação dos processos contra Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por razões formais e sem julgamento do mérito, não configuraram de fato, do ponto de vista jurídico, uma absolvição. Já quanto à alegação da existência de um conluio com o TSE, o pedido de direito de resposta foi concedido, e a resposta deverá permanecer no ar por 48 dias, que corresponde ao dobro do tempo em que os vídeos ficaram no ar.
“Eu entendo que o caso aqui é de inverdade flagrante. E não apenas isso; é dolosa, é deliberada, se insere num contexto de descredibilização e de construção de narrativa de parcialidade”, disse a ministra.
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na sessão administrativa desta quinta-feira (29) resolução que proíbe o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das Eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.
A resolução, aprovada por unanimidade, altera a Resolução TSE nº 23.669, de 14 de dezembro de 2021, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2022.
Entenda o assunto
No dia 30 de agosto, os ministros do TSE haviam decidido que, nos locais de votação, no perímetro de 100 metros das seções eleitorais e em outras localidades eleitorais, não seria permitido o porte de armas.
A Polícia Civil investiga o atentado ocorrido no centro da cidade de Ceará-Mirim registrado na tarde desta quarta-feira (28) e já abriu inquérito para as apurações. Informações indicam que os criminosos que atentaram contra a vida de dois candidatos exibiram as armas momentos antes da ação.
Em uma foto é possível identificar a arma que possivelmente foi usada pelos bandidos durante uma panfletagem no centro da cidade, porém ainda é cedo para afirmar a dinâmica do atentado contra o policial reformado Wendel Lagartixa e o Sargento Gonçalves. Ambos nada sofreram, mas dois dos autores do crime foram baleados e mortos.
Portal BO
O secretário de segurança pública e defesa social do Estado afirmou na manhã desta quinta-feira (29) que o atentado envolvendo um policial militar reformado e outro da ativa, ambos candidatos nesta eleição será investigado pelo setor da Divisão de Homicídios e Proteção a Pesso que apura crimes contra servidores da Segurança Pública. Francisco Araújo ainda destacou que uma reunião com a DHPP é Ministério Público será realizada nas próximas horas com a finalidade de dinamizar a apuração do ocorrido.
O policial reformado Wendel Lagarticha, candidato a deputado estadual e o Sargento Gonçalves, candidato a deputado federal realizavam uma panfletagem da campanha quando foram alvos de criminosos armados de fuzis. Houve confronto e dois suspeitos foram mortos.
Um dos homens que tentou matar a tiros na tarde de quarta-feira (28), o candidato a deputado estadual, ex-policial militar, Wendel Cortez (Wendel Lagartixa), e que morreu ao trocar tiros com os seguranças dele, foi identificado como sendo Ricardo Breno Pereira Santos, de 24 anos, natural de Jardim do Seridó (RN).
Imagens feitas no local do atentado, mostram o corpo de Ricardo Breno, caído e com tiro na cabeça. Ele estava portando um fuzil de calibre 5.56 e vestia calça jeans, camisa, capuz preto e colete a prova de balas.
O candidato estava conversando com adolescentes em uma praça quando foi atacado pelos homens que estavam em um veículo Tcson de cor prata, ano 2009 e placas de Parnamirim. O Wendel Lagartixa, correu e não foi atingido. Os seus seguranças reagiram e houve a troca de tiros. Dois dos assassinos fugiram.
O carro foi abandonado e localizado horas depois. Em seu interior, foi encontrada uma granada.
No final da manhã desta quinta-feira (29), o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, assinou a ordem de serviços para a obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde que leva o nome de Valdete Minervino, localizada no Bairro Walfredo Gurgel.
A obra, que já foi licitada, está orçada em 437 mil reais. A empresa contratada, vai iniciar os serviços nos próximos dias.
“Nós encontramos as unidades básicas de saúde em situação muito difícil. Essa do Bairro Walfredo Gurgel, precisava urgentemente passar por reforma, ficamos até preocupados por causa da grande quantidade de infiltrações que o prédio tinha, mas, chegou a hora de fazer as melhorias necessárias em sua estrutura. Esperamos estar nos próximos meses festejando a inauguração. Parabéns a equipe de profissionais que dá o seu melhor para atender a população dessa comunidade. A UBS leva o nome de Valdete Minervino, uma pessoa querida aqui do Bairro Walfredo Gurgel”, disse o prefeito Dr. Tadeu.
A gestão do prefeito Dr. Tadeu, está priorizando a área de saúde com o aumento da oferta de exames, melhorias no Hospital do Seridó e reformas nas Unidades Básicas de Saúde.
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, vai promover, através de sua gestão municipal, a festa das crianças no dia 12 de outubro. O evento será no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana e vai acontecer em parceria com os influencers caicoenses, Waguinho, Laurinha e a Turma do Waguinho.
A festa terá sorteios de brindes, distribuição de lancheiras, parques de diversões gratuitos, e o Bloquinho, puxado pela cantora Solange Silva.
Os ingressos de acesso, serão distribuídos nas escolas públicas municipais, estaduais e particulares de Caicó.
“Nossa gestão está pensando também nas crianças. No dia 12 de outubro, dia das crianças, a gente vai executar em parceria com os influenciadores, Waguinho, Laurinha e sua turma, a festa. Estamos ansiosos para que chegue o dia. Vai ser um evento muito bonito e todos irão gostar, eu tenho certeza”, disse o prefeito Dr. Tadeu.
O primeiro turno da eleição de 2022 não terá pesquisa de boca de urna para presidente pela primeira vez desde a redemocratização. O levantamento é aquele realizado com eleitores na porta de suas seções eleitorais e divulgados quando as urnas são lacradas, no dia do pleito, a partir das 17h.
Rompendo tradição histórica do Ibope, o Ipec – fundado por ex-executivos da antiga empresa, que fechou as portas em 2021– decidiu não enviar pesquisadores às ruas no dia da eleição.
O Datafolha, empresa do Grupo Folha, realizou pesquisas boca de urna de 1989 a 2000. Depois, decidiu não mais fazer levantamentos do tipo –que são normalmente mais caros e trabalhosos pela necessidade de entrevistar muitas pessoas em um poucas horas.
A Quaest, que adota metodologia similar ao Ipec, também não fará pesquisa no domingo (2). “Não faz sentido [fazer o levantamento], dado que é muito caro e o resultado oficial sai logo em seguida”, diz Felipe Nunes, CEO da empresa.
Um total de 324.818 mensagens de SMS a favor de Jair Bolsonaro e com teor golpista foram disparadas por um número de telefone usado pelo governo do Paraná. A informação é da Celepar, estatal de tecnologia do próprio governo paranaense, relata a Folha.
“Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senão, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o Congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nós!!”, dizia o texto enviado.
A Algar Telecom, que presta serviço ao governo estadual, confirmou que houve um acesso indevido à sua base de dados e que o usuário já foi identificado.
Segundo ofício enviado ao TSE pela Celepar e assinado por seu diretor-presidente, Leandro de Moura, uma conta foi criada na plataforma da Algar em 21 de setembro. Com o ID “presidente_Bolsonaro_mais_uma_vaz” (sic), essa conta foi usada em 23 de setembro, às 20h55, para o envio das mais de 324 mil mensagens.
O juiz Alexandre Abrahão, titular da 3ª Vara Criminal da Capital, marcou para 10 de novembro, às 13h, o júri popular do engenheiro Paulo José Arronenzi, acusado de assassinar a ex-esposa, a juíza Viviane Vieira do Amaral. A magistrada foi esfaqueada na véspera do Natal de 2020, na Barra da Tijuca (Zona Sul do Rio).
Paulo José Arronenzi está preso desde o crime, quando foi detido por guardas municipais ainda no local do assassinato. O juiz Alexandre Abrahão pronunciou e manteve a prisão preventiva do engenheiro em junho de 2021.
Segundo o depoimento da mãe da juíza, Sara Vieira do Amaral, a vítima e o engenheiro foram casados por 11 anos, período em que os contatos entre ela e a filha ocorreram mais por telefone. O marido a mantinha isolada, assim como as filhas. Em setembro de 2020, Viviane propôs a separação, em razão do comportamento violento do engenheiro. Ele não aceitou o divórcio. A juíza foi morar com a mãe. O irmão da juíza, Vinicius, confirmou o comportamento violento do cunhado, acrescentando que ele não assumia financeiramente as despesas da família.
Além dos depoimentos dos parentes e amigos da juíza, constam no processo relatos de testemunhas que presenciaram o crime. Contaram que tiveram a atenção despertada pelo comportamento estranho do engenheiro, que andava de um lado para o outro na calçada, enquanto aguardava a chegada da ex-esposa. Assim que ela desceu do carro com as filhas, foi atacada pelo criminoso. Paulo levava uma mochila, onde guardava outras facas.
Um homem identificado como Paulo Henrique de Lima Oliveira foi morto em confronto com a Polícia Civil da Paraíba, nessa terça-feira (27). Ele é apontado como autor de vários homicídios ocorridos no Sertão do estado.
O crime mais recente aconteceu no domingo (25), no município de São Bento, e teve como vítima Edineia Alves da Silva, de 34 anos. Imagens registradas por circuito de segurança mostram o momento em que Paulo Henrique e um comparsa atiram contra o portão e invadem a casa da mulher.
Paulo Henrique de Lima Oliveira também era suspeito de invadir o Hospital Maria Paulino Lúcio, em São Bento, e matar Jonatas Ferreira Farias da Silva, de 24 anos, no dia 4 de janeiro.
De acordo com o delegado Mirolasv Alencar, a Polícia Civil tentava cumprir mandado de prisão contra o suspeito em Brejo do Cruz e foi recebida a tiros.
Um dos recursos impetrados no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo candidato ao senado pela Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), foi negado pela ministra Cármem Lúcia. A decisão mantém o petista inelegível.
Em nota, a defesa de Ricardo afirmou que a 1ª Turma do STF ainda dará a palavra final sobre questão e que ainda tramita no STF a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 7.197, ajuizada pelo Solidariedade e que discute, de forma mais ampla, o prazo de inelegibilidade aplicado nas ações eleitorais.
“Portanto, a decisão desta quarta não afeta em nada a candidatura de Ricardo Coutinho, que permanecerá sub judice até que haja decisão sobre o tema pelo plenário do TSE”, complementa a nota.
Ricardo Coutinho moveu recurso extraordinário na Suprema Corte para tentar derrubar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível em 2020. A sentença ocorreu no âmbito do processo que apurava abuso de poder político com viés econômico nas Eleições 2014.
As 60 Zonas Eleitorais no Rio Grande do Norte serão monitoradas em tempo real durante o pleito eleitoral do próximo domingo, dia 2 de outubro, pela Cosern, através do Centro de Operações Integradas (COI). A distribuidora montou um esquema especial com manutenção prévia na rede elétrica que atende os locais de votação, de apuração e dos cartórios eleitorais, além de estabelecer um canal direto de comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp/RN).
“As Eleições são um processo muito importante para o País e para o Rio Grande do Norte. E pensando na confiabilidade do fornecimento de energia elétrica, a Neoenergia Cosern planejou ações preventivas e para o dia das votações, como a manutenção da rede elétrica, incluindo a das 60 Zonas Eleitorais, aumento da estrutura de equipes de campo e do Centro de Operações, que é o departamento responsável pela gestão, em tempo real, das ocorrências e do fornecimento de energia elétrica do estado”, lista Rafael Biondi, supervisor do Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern.
Para o dia da votação, a Cosern reforçou o quadro de colaboradores de plantão e no regime de sobreaviso; o acompanhamento, em tempo real, das ocorrências em locais de votação pelo COI; um colaborador do Centro de Operações exclusivo para atendimento de demandas provenientes do CIOSP e TRE; e a garantia de equipes próprias e terceirizadas de plantão até o final da apuração dos votos.
Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral, o Rio Grande do Norte tem 60 Zonas Eleitorais que somam 1.495 locais de votação nas áreas urbanas e rurais dos municípios. A maioria deles, montados em escolas, centros comunitários e universidades públicas e privadas. A Cosern ressalta que a estrutura elétrica interna desses estabelecimentos deve ser revisada com antecedência, por um profissional habilitado, para evitar problemas no dia do pleito como curtos-circuitos em equipamentos.
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2524 da Mega-Sena. O prêmio acumulou pela 14ª vez seguida e, para o sorteio que acontece neste sábado (1º), o valor previsto é de R$ 300 milhões.
O valor é o mesmo sorteado na Mega da Virada em 31 de dezembro de 2020 e é um dos maiores prêmios da história da Mega-Sena, considerando sorteios regulares. As dezenas sorteadas, foram: 03 – 20 – 22 – 37 – 41 – 43.
5 acertos: 404 apostas ganhadoras, R$ 43.914,62;
4 acertos: 30.194 apostas ganhadoras, R$ 839,40.
As apostas para este sábado podem ser feitas também pela internet, até as 19h. O custo mínimo é de R$ 4,50