Uma estrutura preparada pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a posse presidencial está sendo montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento paralelo às atividades oficiais, intitulado de “Festival do Futuro”, contará com feira gastronômica, espaço para crianças e shows.
Até o momento há 61 atrações confirmadas. Entre elas Martinho da Vila, Geraldo Azevedo, Maria Rita, Pabllo Vittar, Valesca Popozuda, Duda Beat, Fioti, o cantor gospel Kleber Lucas e a recém-anunciada ministra da Cultura, Margareth Menezes (veja lista completa abaixo).
O evento está previsto para começar às 10 horas do dia 1º de janeiro com o “Cortejo do Futuro”, em que será apresenta um panorama das culturas populares brasileiras, como o toré, o bumba meu boi, o afoxé, maracatus, fanfarras, violeiros, frevo e carnaval.
Às 10h30 está previsto o início dos shows. Os artistas vão se revezar em dois palcos que vão receber os nomes de Elza Soares e Gal Costa, em homenagem às duas cantoras que morreram neste ano
As apresentações serão interrompidas por volta das 13 horas para que o público possa acompanhar as cerimônias oficiais da posse, que começam na Catedral com desfile do presidente eleito no Rolls Royce presidencial até o Congresso Nacional, onde Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin serão empossados.
Na sequência, todos seguem para o Palácio do Planalto e depois para o Itamaraty, em que estarão chefes de estado e de governo. O público que for à Esplanada poderá acompanhar tudo em telões montados no gramado.
Às 18h30 as atividades nos palcos devem ser retomadas. Lula deve fazer uma saudação ao público entre um show e outro, mas ainda sem horário definido.
O Festival do Futuro está sendo organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e coordenado pela futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Uma vaquinha virtual foi lançada para arrecadar dinheiro para pagar a festa.
Exposição
Também no dia 1º será lançada a exposição Brasil do Futuro: As Formas da Democracia, no Museu Nacional da República, em Brasília, com curadoria de Lilia Schwarcz, Paulo Vieira e Márcio Tavares.
A mostra estenderá o momento da posse e reunirá obras que representam e reverenciam a diversidade da Arte e da Cultura brasileiras. Além de acervos do Museu da República, do Museu de Arte de Brasília e do Acervo da Presidência da República, galerias e artistas contemporâneos irão compor a exposição.
CNN Brasil