Vários nomes da música nordestina, estão homenageando a cantora e compositora, Rita de Cássia, que morreu na noite desta terça-feira (03), em um hospital particular em Fortaleza (CE). Ela faleceu em decorrência de fibrose cística, doença no pulmão que deixa cicatrizes no tecido do órgão ou ele passa a ser mais endurecido. A enfermidade reduz a capacidade de expansão do órgão no processo de respiração.
O cantor Batista Lima, escreveu em suas redes sociais: “O FORRÓ ESTÁ DE LUTO! Perdemos a nossa poetisa @euritadecassia. Estou sem acreditar! Senhor receba esta amiga que cantou e nos presenteou com lindas canções de amor. Sua história jamais será esquecida. Deus a receba em sua glória eterna. Aos familiares, amigos e fãs, minhas preces. Descanse em paz.“
O governador Elmano de Freitas lamentou a morte da compositora, a quem descreveu como uma das maiores referências do forró. “Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país“, disse.
A cantora Walkyria Santos, comentou que: “o forró esta de luto! Descanse em paz! Sua poesia nunca morrerá, nós que fazemos o forró nunca nos calaremos, seguiremos cantando e contando a sua historia!
Obg por fazer tanto! Que Deus te receba de braços abertos“.
O cantor e compositor, Flávio José, lamentou a morte de Rita: “Nós perdemos uma das maiores compositoras de Forró do Brasil e o Céu ganhou uma nova estrela. Seu legado ficará para sempre! Descanse em paz @euritadecassia“.
A cantora de forró, Eliane do Forró, que gravou músicas compostas por Rita de Cássia, contou sobre o primeiro contato que teve com ela em sua casa: “Estou desolada…. Perdemos uma colega de profissão, uma artista, uma amiga e uma mãe de família! Se eu fosse falar de gratidão… falaria, falaria e falaria e ainda seria muito pouco! O ano era 1991, a mocinha tímida que foi até a minha casa na Messejana, me apresentar umas composições. Ritinha passou a tarde na minha casa com o seu violão apresentando seus sucessos para mim e meu amado pai Zé Lima. Ela me apresentou: “Brilho da Lua”, “Meu Nego”, “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e Sonho Real”. Escolhi “Meu Nego e Brilho da Lua”. De 91 em diante, todo álbum tinha que ter clássicos dessa estrela… que se tornavam carro-chefe dos álbuns. Depois de Brilho da Lua e Meu Nego vieram “Canto e Declamo”, “vou te esperar”, “como encontrar”, “perdi meu paraíso”, “pode ser você”. Rita teve e tem uma importância muito grande na minha carreira e tenho orgulho de ter dando oportunidade a uma jovem que se tornaria a maior compositora de forro de todos os tempos. RITA DE CÁSSIA – PRA VIVER ETERNAMENTE! Te amarei eternamente! Serei grata eternamente! Que Deus te receba na sua infinita bondade e muito conforto para sua família, seus fãs e amigos! Obrigada por tudo o que fez pelo nosso forró!“
O cantor Xandy Avião, que gravou programa para o YouTube com Rita de Cássia, também lamentou a morte da compositora: “Quando a chega a noite vento bate no meu rosto saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forro está de luto. Você será eterna em nossos corações.“
O músico, compositor, arranjador, Ferreira Filho, homenageou Rita de Cassia: “Rita de Cássia!” Agradeço muito a Deus por ele ter colocado você em meu caminho. Foram suas canções, poesias e melodias que me permitiu desenvolver um trabalho musical mais qualificado, foi através delas que nós conseguimos mudar uma concepção de arranjos para o seguimento do forró. Muitas vezes era assim como está na fotografia, eu, você e o Emanoel Gurgel sentados ao redor de uma mesa só distribuindo músicas pras bandas, com a certeza do sucesso. Só tenho a te agradecer minha querida amiga. Deus no comando sempre“.
O velório e o enterro da cantora irão acontecer na cidade de Alto Santo (CE), em horário ainda a ser divulgado.