Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Advogados retomam atendimentos em presídios, mas visitas sociais seguem suspensas no RN

Penitenciaria-de-Alcacuz-Foto-Kleber-Teixeira-Inter-TV-Cabugi
Penitenciária de Alcaçuz – (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)

As penitenciárias do Rio Grande do Norte retomaram os atendimentos de advogados nesta quarta-feira (29). As visitas estavam suspensas desde o dia 14 de março, quando começaram os ataques criminosos no estado comandados por uma facção. As visitas sociais, no entanto, seguem suspensas.

A retomada dos atendimentos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta e abrange “a abertura do atendimento dos advogados, em todos os estabelecimentos penais, a partir de 29 de março de 2023”.

Nos últimos dias, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed-RN), o estado não registrou novos ataques criminosos.

Apesar da retomada dos atendimentos jurídicos, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) manteve a suspensão temporária das visitas sociais e televisitas e do atendimento ao público externo.

Também seguem suspensas ‘todas as atividades, internas e externas, que comprometam a segurança das unidades penais e da sociedade em geral’.

Apesar da série de ataques ocorridos no RN, a Seap e o secretário Nacional de Políticas Penais afirmaram que o sistema penitenciário do estado se manteve “estável” e controlado.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou a acionar a Justiça para a retomada das visitas dos advogados aos custodiados durante a crise de segurança no RN, após a suspensão.

g1/RN

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp