Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Neoenergia Cosern distribuiu 131 mil lâmpadas de LED no RN em 2023

Lâmpadas de Led são mais econômicas - (FOTO: Divulgação/Cosern)
Lâmpadas de Led são mais econômicas - (FOTO: Divulgação/Cosern)

A Neoenergia Cosern substituiu cerca de 131 mil lâmpadas de tecnologia mais antiga por LED no Rio Grande do Norte em 2023. A ação, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Distribuidora, regulado pela Aneel, beneficiou 16 mil famílias potiguares em 103 municípios, além de 334 instituições filantrópicas, estaduais e federais, entre elas a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), que recebeu 3.640 lâmpadas novas, o Fórum Desembargador Silveira Martins, em Mossoró, e o Centro de Operações da Justiça Eleitoral, em Natal.

De acordo com Daniel Sarmento, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia, a iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo de energia, reduzir a conta de energia do sistema de iluminação de famílias moradoras de comunidade populares e instituições, além de auxiliar no processo de descarbonização na área de concessão da Neoenergia Cosern.

O projeto Energia com Cidadania é realizado em praças centrais de cidades em uma carreta e no formato porta a porta, com veículos de pequeno porte. O projeto oferece a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED, mais eficientes e econômicas além de promover palestras educacionais sobre o uso consciente da energia elétrica com foco na redução do consumo e na conservação dos recursos naturais”, explica Daniel Sarmento.

Até o próximo sábado (13), a ação vai acontecer nos municípios de Venha Ver (formato porta a porta) e Apodi (carreta). Até o final do mês, a troca gratuita de lâmpadas também acontecerá nas cidades de Lagoa Nova, no Seridó, e de Felipe Guerra, Olho D’Água do Borges, São Miguel e Caraúbas, todas na região Oeste (confira cronograma abaixo).

O uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram, em média, 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes que possuem mercúrio. Essa substância é geradora de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartada de maneira irregular.

Critérios para participar:

  • · Ser cliente residencial ou rural-residencial;
  • · Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
  • · Não ter débitos com a concessionária;
  • · Não ter trocado lâmpadas em projetos da Neoenergia Cosern nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
  • · Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).

Cronograma:

  • Lagoa Nova e Felipe Guerra: de 16 a 20 de janeiro.
  • Olho D’Água do Borges e São Miguel: de 22 a 27 de janeiro e de 29 de janeiro a 03 de fevereiro.
  • Caraúbas: de 29 de janeiro a 03 de fevereiro.
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp