Categorias
Pesquisar
Banner FCST
Deputados federais Benes Leocádio (União Brasil) e Paulinho Freire (União Brasil) - Foto: WILL SHUTTER / CÂMARA DOS DEPUTADOS e PABLO VALADARES / CÂMARA
Deputados federais Benes Leocádio (União Brasil) e Paulinho Freire (União Brasil) - Foto: WILL SHUTTER / CÂMARA DOS DEPUTADOS e PABLO VALADARES / CÂMARA

Os deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire são os parlamentares potiguares mais fiéis ao Governo Lula fora do PT.

De acordo com a plataforma Placar Congresso, que monitora as votações na Câmara, no quesito fidelidade ao governo, os deputados do União Brasil só ficam atrás de Natália Bonavides e Fernando Mineiro, que são do PT, mesmo partido do presidente da República.

O levantamento computou o posicionamento dos parlamentares em 108 votações no ano passado.

Segundo o ranking, Natália e Mineiro são os únicos parlamentares que votaram a favor do governo em todas as ocasiões em que votaram. Natália esteve presente em 96 votações, enquanto Mineiro esteve em 95.

Em seguida aparecem os deputados do União Brasil. Em 102 votações computadas, Benes Leocádio votou em 80% a favor do presidente da República. Já Paulinho Freire manteve 66% de alinhamento nas 99 votações em que esteve presente – 65 a favor do governo e 34 como oposição.

O deputado federal João Maia vem na sequência. O parlamentar esteve 60% alinhado ao governo. Vale lembrar que, no ano passado, o deputado trocou o PL pelo PP.

Pelos critérios adotados pelo Placar Congresso, Sargento Gonçalves e General Girão, ambos do PL, são os únicos parlamentares potiguares que são considerados realmente oposicionistas.

Sargento Gonçalves manteve 99% de oposicionismo, com apenas um voto a favor do Governo Federal e uma obstrução em 104 votos. General Girão foi opositor em 97% das votações, escolhendo o caminho de oposição em 99 vezes, uma obstrução e votando três ocasiões com o governo.

O outro deputado do PL, Robinson Faria, votou com o governo em 61% das ocasiões, votando 65 vezes a favor de Lula e 41 vezes contra. Vale registrar que Robinson foi o deputado potiguar que mais participou de votações (esteve em 106 das 108 votações analisadas pelo ranking).
Os criadores do site classificaram os parlamentares de acordo com o percentual de oposicionismo.
De 0% até menos de 50%, os políticos são classificados como governistas; de 50% até menos de 70%, centrão; e de 70% até 100%, oposição.

SITUAÇÃO NORDESTE

Ainda conforme o levantamento do Placar Congresso, entre os nove estados nordestinos, o Rio Grande do Norte é o que mais tem oposição à gestão petista. Em todos os 806 votos dos oito deputados potiguares em 2023, 468 foram pró governo (58%) e 335 contra (42%).

O estado mais governista é o Piauí, com 92% de votos dos deputados a favor do governo.
Na sequência estão: Bahia (83%); Maranhão (80%); Ceará (76%); Alagoas e Paraíba (74% cada); Pernambuco (73%) e Sergipe (72%).

Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso foram considerados centrão. Mas eles tiveram, respectivamente, 67%, 68% e 70% de votos de oposição ao Governo Lula.

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube