Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Conferência estadual de políticas públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação começa sexta

UFRN Alunos Estudantes(192)

O governo do Rio Grande do Norte vai realizar a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI-RN), edição 2024, em duas etapas, sendo a primeira delas no âmbito dos territórios, entre os dias 19 e 26 de abril, e a segunda no âmbito estadual, que agora acontecerá em nova data, no dia 30 de maio, em Natal.

O evento é organizado pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN) vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC-RN).

As Conferências Territoriais serão realizadas em cinco dos dez territórios da cidadania do RN: Terras Potiguares (em Natal), Assú/Mossoró (em Mossoró), Alto Oeste (em Pau dos Ferros), Seridó (em Caicó) e Trairí (em Santa Cruz). “Os Territórios selecionados são polos em CT&I no RN e possuem o ambiente propício para a realização das conferências territoriais, e se destacam também por possuírem Programas de Pós-Graduação que formam muitos pesquisadores e estes podem contribuir com as discussões temáticas da Conferência”, explica o Diretor-Presidente da FAPERN, professor Gilton Sampaio.

No dia 19 serão realizadas as conferências territoriais em Mossoró, Natal e Pau dos Ferros, nos campi da UFERSA, UFRN e UERN, respectivamente. Entre os dias 22 e 26 as conferências serão em Caicó e Santa Cruz. A programação contará com sessões temáticas, mostra de trabalhos e grupos de trabalhos, começando sempre às 8h. Além disso, os inscritos terão direito a certificados. As inscrições já estão abertas, através de formulário disponibilizado no site da FAPERN, na aba CECTI – RN 2024

A CECTI-RN terá como tema “Ciência, Tecnologia & Inovação no RN com Desenvolvimento, Justiça Social e Sustentabilidade” e integrará a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). “Com a realização da Conferência, pretendemos compreender o atual cenário da CT&I do Rio Grande do Norte, com o objetivo de mobilizar e articular a comunidade científica e demais agentes de CT&I, para debater o atual panorama do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (SECTI/RN)”, afirma o professor Gilton Sampaio.

A conferência tem como alvo professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, de especialistas, empresários do setor produtivo, integrantes da sociedade civil organizada, como agentes mobilizadores e articuladores da comunidade científica e dos demais setores de CT&I.

Os resultados da Conferência Estadual deverão, ainda, contribuir com a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, integrando a V Conferência Nacional de CT&I, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que ocorrerá em Brasília/DF nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024. “O alinhamento das políticas e interesses locais com as estratégias nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação é um passo importante para a redução das assimetrias regionais e para que o nosso Estado possa ter condições para atrair investimentos em áreas estratégicas de CT&I nos diversos setores produtivos e sociais, resultando na melhoria da qualidade de vida da população potiguar”, concluiu o Diretor-Presidente da FAPERN.

PPA/RN 2024-2027

A realização da Conferência Estadual de CT&I do RN, atende ao Plano Plurianual Participativo do Estado do Rio Grande do Norte, anos 2024 a 2027 (PPA/RN 2024-2027). A diretriz 247, do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação, inserido no PPA/RN (2024-2027), do Governo do Estado do RN, visa fortalecer o SECTI/ RN, apoiando os entes públicos, privados e da sociedade civil do ecossistema de inovação; e possui como objetivo geral 658 amparar, com equidade e efetividade, os programas e projetos de interesse dos órgãos, unidades e agentes do SECTI/ RN para a superação das desigualdades territoriais em consonância com as políticas de desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.

AgoraRN

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp