O governo lançou nesta segunda-feira 22 o programa de crédito e renegociação de dívidas para pequenos negócios, o Acredita. A iniciativa é voltada para MEIs (microempreendedores individuais), microempresas e empresas de pequeno porte.
A iniciativa terá descontos parecidos com a faixa 2 do Desenrola Brasil, com média de 40% de descontos, podendo chegar a 90%. Será direcionado para MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.
O programa será válido até 31 de dezembro de 2024. A iniciativa oferecerá crédito presumido dos bancos (2025 a 2029) com negociação direta (cliente e banco) e aptidão imediata para crédito.
A ideia é reduzir a inadimplência dos pequenos negócios, fomentar a formalização, impulsionar a retomada do crédito e a criação de empregos. Segundo o governo, contadores ajudarão a divulgar o programa para seus clientes.
Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou medida provisória que libera crédito para os beneficiários do Bolsa Família e que constam no CadÚnico (Cadastro Único) que se formalizarem como microempreendedores.
Entre as iniciativas lançadas, está, ainda, o Procred 360, uma linha de crédito especial, com taxas de juros competitivas, voltada a MEIs e microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.
AgoraRN