Foi inaugurado no início da noite de quarta-feira (24), em Caicó (RN), o Memorial Deputado Wanderley Mariz, localizado na Praça que tem o nome do seu pai, Dinarte Mariz.
No evento, coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Caicó, estiveram presentes, o deputado estadual Vivaldo Costa, o secretário Sérgio André de Araújo, filhos do homenageado, Vitor e Wanderley Mariz, o único irmão de Wanderley Mariz ainda vivo, Roberto Mariz, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caicó, Dadá Costa, além de familiares e amigos.
O equipamento foi inaugurado após a entrega da reforma da Praça pela Prefeitura de Caicó, com emenda do deputado federal João Maia.
No interior do espaço, os visitantes poderão ter acesso a história do político que também foi advogado com bacharelado em Direito pela Universidade Federal Fluminense e ainda poderão ver documentos importantes como cartas de alforria de escravos. No lugar, no século XIX, foram vendidos e comprados escravos, e, também, funcionou o mercado municipal.
Sobre Wanderley Mariz
Foi eleito deputado federal pela ARENA em 1974 e 1978 e com o fim do bipartidarismo no Governo João Figueiredo ingressou no PDS e foi reeleito em 1982 graças ao capital político do pai, que militou por mais de cinquenta anos na política potiguar.
Durante o governo Geraldo Melo foi Secretário de Justiça do Rio Grande do Norte.
Wanderley Mariz foi internado na UTI da Casa de Saúde São Lucas em Natal e faleceu em 2 de julho de 2020, aos 79 anos, em decorrência da COVID-19.