As trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte viveram nesta terça-feira (20) mais um marco na retomada da saúde pública do Brasil. Foi aberta, no fim da tarde, a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do RN, a primeira realizada em 18 anos.
O evento, realizado no Centro Municipal de Referência em Educação de Natal (Cemure) com a presença de delegações de todo o estado, é o resultado do trabalho realizado ao longo de 2024, que reuniu as mais diversas categorias de trabalho, gestores, usuários e prestadores de serviço em conferências realizadas nas oito regiões de saúde potiguares.
Com a realização em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Conselho Estadual de Saúde (CES), com apoio do Governo do Estado, a 4ª Conferência segue também um chamado nacional do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde a respeito das discussões sobre o trabalho e a educação na saúde pública brasileira, especialmente com a retomada da conferência as níveis nacional e local.
“Esse é um dia histórico, que representa uma oportunidade valiosa para reafirmar a proposição de diretrizes centradas nas demandas dos trabalhadores”, destacou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, em sua fala de abertura da conferência. “O êxito dessa conferência se dá em função do trabalho de muitos”, pontuou Francisco Canindé dos Santos, presidente do CES.
Pelos próximos dois dias, os conferencistas farão seminários e debates sobre pilares como acesso democrático à saúde, equidade e educação em saúde. A partir disso, formatarão propostas que serão levadas à Conferência Nacional, em Brasília-DF, marcada para dezembro. “Estamos em uma caravana por todo país, ombreando com vocês na luta pela vida. A gestão do trabalho tem um conjunto de desafios, principalmente pensar o cuidado de todos”, completou a secretária-adjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Laise Rezende.
Também estiveram presentes na abertura da 4ª Conferência Estadual a deputada estadual Divaneide Basílio, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT-RN) Gleidson Gadelha, o superintendente estadual do Ministério da Saúde Jalmir Simões, secretário-adjunto de Estado da Administração Iranildo dos Santos, e a , presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) Maria Eliza Garcia.