Em 2023, por ocasião dos 25 anos de sacerdócio, o Padre Nixon Bezerra esteve participando da celebração da Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, em São Fernando. Na ocasião, ele foi homenageado pelo Ministério de Música, que passou a chamar-se Ministério de Música Pe. Nixon.
Nesta quarta-feira (28), os que fazem o Ministério de Música emitiram uma nota de pesar pelo falecimento do Pe. Nixon, onde todos expressam a gratidão pelo sacerdote, que ao longo de sua trajetória de evangelização na Igreja Católica, cumpriu a sua missão de pastor e contribuiu para a salvação de muitos, através dos sacramentos e dos ensinamentos do Mestre Jesus Cristo.
“Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que traz boas-novas, boas-novas de paz e salvação”.
Policiais militares prenderam na noite desta quarta-feira (28), em Antônio Martins (RN), mais um suspeito de participar da morte do prefeito Marcelo Oliveira e seu pai Sandi Oliveira, em João Dias (RN).
Uma fonte do Blog Sidney Silva, disse que o homem estava numa área de mata e entrou na cidade, momento em que foi visto e abordado pelos polícias. Com ele, foi aprendida uma pistola de calibre 380.
De imediato, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Alexandria (RN).E
Este é o terceiro suspeito preso depois do crime. Os dois primeiros foram detidos na noite de terça-feira, quando pliciais faziam diligências. Em um veículo Corolla Cross, de um taxista de Pau dos Ferros, estavam três homens, dois fugiram e um capturado. O taxista foi também foi detido.
O presidente do TRE/RN, Desembargador Cornélio Alves, concedeu entrevista coletiva a imprensa na tarde desta quarta-feira (28), para falar sobre a situação eleitoral da cidade de João Dias (RN), onde esta semana, o prefeito e candidato a reeleição Marcelo Oliveira, foi assassinado junto com seu pai Sandi Oliveira, por homens armados.
O presidente do TRE/RN, Desembargador Cornélio Alves, disse que o pleito na cidade está mantido para o dia 6 de outubro e que as forças federais irão atuar na cidade, juntamente com a Polícia Militar para garantir a ordem e o direito de todos votar.
Confira a entrevista na íntegra:
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura (Consepa/RN) realizou mais uma reunião ordinária na manhã desta terça-feira (27), na sede da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN). O encontro reuniu representantes das entidades que compõem o Conselho, além de convidados.
O Consepa é presidido pelo titular da Sape/RN, Guilherme Saldanha, e também conta com a liderança da subsecretaria de pesca e aquicultura da pasta, Luisa Medeiros. No encontro desta terça, ocorreu apresentação e aprovação dos novos conselheiros do Consepa e foi encaminhada a criação de dois Grupos de Trabalho, o primeiro referente à extração de mariscos e o segundo ao período de defeso de peixes de espécies nativas, como o curimatã.
De acordo com a subsecretária da Sape/RN, Luisa Medeiros, este encontro foi importante para além das decisões tomadas. “O Consepa se constitui como espaço democrático, de discussão e de troca entre as diversas entidades que o formam”, afirma. Ela ainda complementou: “o diálogo que oportunizamos no Conselho tem como objetivo maior garantir que a categoria da pesca e da aquicultura se desenvolva em consonância com a preservação de espécies e do meio ambiente”.
O novo grupo de conselheiros, empossados pelo presidente do Consepa, passou a ser formado por representantes de órgãos como Sedec, Sethas, Sedraf, Idema, Igarn, Fapern, Rede Manguemar – Oceânica, Emparn, ANCC, Sebrae e Fepern. Com caráter consultivo e fiscalizador, o Consepa foi criado a partir da Lei Estadual Complementar 693/2022.
Em São Fernando-RN, no sábado (24), às 20 horas e 30 minutos, o Coral Canto Caá fez uma apresentação na praça José Josias Fernandes, por ocasião da parte social da Festa de Nossa Senhora das Dores. Bastante aplaudido, o Coral apresentou um repertório de valorização da música raiz nordestina, com grandes clássicos que encantaram o público presente, mostrando o ritmo contagiante do forro pé de serra.
Saiba mais sobre o Coral Canto Caá
O Coral Canto Caá da Associação União Do Sobrado, é um grupo misto que canta em uníssono e também a duas vozes, composto por homens e mulheres a partir dos 18 anos e traz como proposta propagar a música popular nordestina através de seu repertório totalmente voltado ao forró pé de serra.
Iniciou suas atividades no ano de 2010 com ensaios semanais e apresentações em Caicó e cidades vizinhas sob a regência da musicista Jussara Santos. Conta também com a equipe de instrumentistas fazendo uso de sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro, conduzidos pelos músicos Antônio Filho, Maurílio Job, Maria das Dores e Túlio Fernandes, que dão suporte rítmico aos 25 coralistas.
Nossa identificação: Caá – Nome sugerido pela Professora Lídia Brasileira. Trata-se de um prefixo da linguagem Tupi que significa mato ralo e dá origem a palavras como “caapora, caaboco”, coisas da nossa terra, posteriormente modificadas pela influência da língua portuguesa, passando a serem chamadas “Caipora, Caboclo”. Com essa temática surge a ideia do nome para o grupo que cantaria somente coisas da nossa terra, ou seja, o forró pé de serra.
O protagonismo do RN na produção de energias renováveis e a contribuição para alcançar a meta estabelecida de reduzir em 37% a emissão dos gases do efeito estufa no Brasil até 2025, foi destaque no Seminário Transição Energética Justa Integrada à Natureza e Sociedade, aberto na manhã desta quarta-feira (28), no Centro de Convenções de Natal.
Organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o evento tem patrocínio de Banco do Nordeste, Governo Federal, Equinor, Nestlé, Vale, Eletrobras e Neoenergia, e com apoio institucional de ABEEólica, ABRACE, ABRAGE, Deep ESG, DevMedia, Fecomércio/RN, SESC e Globo.
“Um evento como esse é muito importante pela qualidade do debate, pela seriedade e representatividade dos seus atores, buscando cada vez mais evoluir e aproximar desse diálogo a iniciativa privada e a sociedade para que se possa dar conta do desafio que está colocado, que é a questão da descarbonização do planeta”, disse a governadora Fátima Bezerra durante a solenidade de abertura do seminário.
A chefe do executivo também apontou o quanto o Rio Grande do Norte está sensibilizado em sediar o evento. “O protagonismo do Rio Grande do Norte, nesse contexto da questão das energias renováveis, é, ainda, mais urgente e imperativa para o enfrentamento das mudanças climáticas”. Fátima Bezerra destacou que, atualmente, no Brasil existem 1075 Parques Eólicos. Destes, 971 estão na Região Nordeste e 304 no Rio Grande do Norte.
Em São Fernando-RN, a Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio está celebrando a Festa de Nossa Senhora das Dores. Nesta quarta-feira (28), a programação religiosa consta da celebração da sexta novena, a partir das 19 horas. O tema será: A Eucaristia no caminho para Emaús: “enquanto estava com eles à mesa, tomou o pão, abençoou o partiu e o deu a eles” (Le 24, 30).
Inspiração Bíblica: Lucas 24, 13-35 – Inspiração Magisterial: Catecismo, n° 1322 – 1419.
O pregador será o Pe. Carlos Eduardo – Pároco da Paróquia de São Sebastião e São Miguel, em Jucurutu.
O juiz da 25ª ZE, em Caicó (RN), Luiz Cândido de Andrade Villaça, vai coordenar mais uma reunião com foco no pleito eleitoral deste ano.
O evento que vai reunir forças policiais, partidos e coligações, vai acontecer nesta quinta-feira (29), a partir das 10h, no plenário do Fórum Amaro Cavalcanti.
O juiz Luiz Cândido, já fez várias reuniões com os diversos atores do período de campanha eleitoral. Assuntos como movimentações políticas, som alto, propagandas eleitorais, programas de rádios, entre outros, já foram discutidos.
“Nosso objetivo é garantir que tenhamos uma campanha eleitoral tranquila. Para que as pessoas possam exercer o direito de votar, e Caicó, tem um povo ordeiro. Tenho certeza que tudo vai ser dentro do que preceitua a legislação eleitoral e a democracia”, disse o magistrado.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e o Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP), promoveram nesta quarta-feira (28) no RN o “dia D” de mobilização para identificação e coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. A ação aconteceu no Auditório da PCRN, no bairro Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal.
Na ocasião, os policiais civis e os peritos do ITEP, realizaram um cadastro de pessoas que possuem familiares desaparecidos. Desde segunda-feira (26), estão sendo coletadas informações a partir de uma identidade com foto e uma amostra de DNA do familiar, que será lançado posteriormente no banco de dados genéticos. Com a amostra cadastrada, será realizado o cruzamento com os dados do banco, que é atualizado com perfis genéticos de pessoas vivas e de pessoas falecidas não identificadas.
Caso ocorra o resultado positivo da comparação do perfil genético dos familiares com um perfil genético do banco, as instituições responsáveis, o ITEP e a PCRN, entrarão em contato com o familiar doador. Em seguida, a DHPP irá prosseguir com as diligências e localizar o familiar desaparecido.
Ação do MJSP:
O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Macaíba, promoveu, nesta segunda-feira (26), uma visita técnica ao Açude Tabatinga, localizado no município de Macaíba.
O diretor-técnico do IGARN, Procópio Lucena, destacou a importância da visita técnica, que contou com a participação de diversos componentes do Sistema de Recursos Hídricos do RN. “A equipe técnica apresentou o monitoramento realizado nos reservatórios, explicando os equipamentos e métodos utilizados, tanto para o monitoramento qualitativo quanto para o quantitativo, ambos essenciais para subsidiar as alocações necessárias e a gestão das águas como um todo”, explicou Lucena.
Durante o evento, a equipe técnica de monitoramento do IGARN fez uma exposição sobre o monitoramento de água em 64 reservatórios, detalhando os equipamentos e métodos empregados. Em seguida, foi realizada uma coleta prática de água utilizando um barco motorizado, com os participantes equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e supervisionados por um profissional do Corpo de Bombeiros.
“Esta ação é importante para a ampliação dos conhecimentos relacionados ao controle de qualidade da água bruta dos mananciais potiguares, subsidiando uma gestão participativa e descentralizada, de forma a garantir a oferta desse bem tão precioso para a manutenção da vida de forma segura a todos os indivíduos que dela fazem uso”, destacou a química do IGARN, Lidiane Pimentel.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou Ação Civil Pública de obrigação de fazer, com pedido de tutela provisória, para que o Estado do Rio Grande do Norte e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) sejam compelidos a adotar medidas estruturantes de resgate do equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio de Previdência do Estado.
A ação foi ajuizada pela 60ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal, com apoio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal (Caop-PP), que realizou amplo diagnóstico jurídico de informações técnicas acerca da situação fiscal da Previdência do Estado.
A ação do MPRN promove pedidos estruturais de reequilíbrio financeiro e atuarial do Fundo de Previdência dos servidores do Estado, que é o princípio basilar da Constituição Federal quando trata dos regimes de previdência.
Segundo o MPRN, três grandes fatores contribuíram para o atual estado de desconformidade estruturada do Regime Próprio de Previdência Estadual com a ordem constitucional e legal: 1) a criação do Fundo Financeiro do Estado do Rio Grande do Norte (Funfirn) por meio da Lei Complementar Estadual nº 526/2014; 2) os inúmeros e sucessivos saques de recursos ao longo dos anos, desde 2014, autorizados pelas Leis Complementares Estaduais nºs 526/2014, 575/2016, 603/2017, 620/2018; 3) a omissão do Estado e do Ipern na adoção de qualquer medida estrutural de equacionamento do déficit financeiro e do desequilíbrio atuarial gerado.
Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal recuperaram, nesta quarta-feira (28), um veículo proveniente de um assalto que ocorreu no bairro das Rocas, localizado na Zona Leste de Natal. Na oportunidade, um homem, de 20 anos, integrante do grupo criminoso responsável pelo assalto, foi preso em flagrante na tentativa de buscar o veículo no município de Extremoz, na Grande Natal.
Com base nas informações, após o registro de roubo na 2ª DP, a equipe policial realizou diligências investigativas com o objetivo de recuperar o automóvel subtraído, tendo o encontrado posteriormente na praia de Genipabu, no município de Extremoz. Durante a vigilância ao veículo, os policiais prenderam em flagrante delito um rapaz que veio justamente resgatar o carro roubado. Destaca-se que o homem entrou no veículo, usando a chave do carro, ligou a ignição e iniciou seu deslocamento, momento em que foi interceptado pelos policiais civis.
O homem foi conduzido à 2ª DP, onde foi autuado em flagrante delito por roubo qualificado. Observou-se das diligências investigativas iniciais que o autuado também participou do assalto, já que seguiu, em seu carro próprio, o veículo roubado pelos comparsas, o qual foi deixado em Genipabu. Os assaltantes foram resgatados no carro do autuado, tendo este retornado ao local para recolher o veículo subtraído, momento em que foi preso.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve uma sentença que condena vereadores, ex-vereadores e um empresário por improbidade administrativa na Vara Única de Santana do Matos. A ação civil pública foi ajuizada após uma investigação ministerial que revelou um esquema de corrupção envolvendo contratos de locação de veículos firmados pela Câmara Municipal.
O caso envolve os vereadores Airton Ovídio de Azevedo, conhecido por “Mago de Miro”, Edilson Lopes da Silva, conhecido por “Bial”, os ex-vereadores Erinaldo Florencio Xavier da Costa, conhecido por “Naldinho”, e Antônio Macedo Neto, e o empresário Antônio Tavares Neto da Conceito Rent a Car Ltda-ME e Antônio Tavares Neto-ME. Todos foram sentenciados à devolução de dinheiro ao erário público e os parlamentares e ex-parlamentares à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos por oito anos.
Além da multa a ser paga, o empresário está proibido de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 10 anos. A proibição atinge as duas empresas também.
Em específico, Antônio Tavares Neto terá que devolver ao Município R$ 23.470,00 correspondente ao pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano causado; Erinaldo Florêncio, R$ 23.470,00; Antônio Macedo recebeu sentença de perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, no valor de R$ 3.840,00,acrescido de multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial, isto é, R$ 3.840,00; Airton Ovídio terá que pagar multa de R$ 17.630,00 mais perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio no mesmo valor; Edilson Lopes teve uma multa de R$ 2.000,00 mais perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio de R$ 2.000,00.
Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA/Natal) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (28), a “Operação Última Aula”, que tem o objetivo de combater os crimes de estupro de vulnerável, assédio sexual, exploração sexual e armazenamento de cenas de nudez e abuso sexual infanto-juvenil. Na oportunidade, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em desfavor de vários suspeitos, dois deles professores, que estão sendo investigados por cometer crimes sexuais contra adolescentes. A ação contou com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).
Durante as diligências, um professor de uma Escola Estadual localizada na Zona Norte de Natal foi preso em cumprimento a um mandado de prisão temporária. O suspeito é investigado por estupro de vulnerável, assédio sexual e armazenamento de material pornográfico ilícito; as investigações indicam que cerca de oito alunos tenham sido vítimas do docente.
Um segundo suspeito, professor de uma escolinha de futsal na Zona Sul de Natal, também foi alvo de busca e apreensão. O homem é investigado por exploração sexual, produção, compartilhamento e armazenamento de cenas de nudez e abuso sexual infanto-juvenil. Durante o cumprimento do mandado, o homem foi preso em flagrante por armazenar cenas de nudez infanto-juvenil.
A equipe policial também cumpriu um mandado de busca e apreensão em desfavor de um homem na Zona Norte de Natal, que está sendo investigado por sextorsão, estupro virtual e armazenamento de cenas de abuso sexual infanto-juvenil. Durante o cumprimento da medida, o suspeito também foi preso em flagrante por armazenar cenas de nudez infanto-juvenil.
Policiais civis da 21ª Delegacia de Polícia (DP) de São Gonçalo do Amarante prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (28), um homem pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu no município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal.
Segundo informações policiais, a prisão ocorreu após uma denúncia anônima, que informou que membros de uma facção criminosa estariam escondidos em um bairro da cidade. Durante as diligências, os policiais conseguiram capturar o suspeito, que estava em posse de uma espingarda calibre 12.
De acordo com as investigações, o homem preso é considerado de alta periculosidade e suspeito de integrar uma facção criminosa que opera na região. As equipes seguem investigando o caso para identificar outros envolvidos e desarticular a atividade criminosa na região.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR) deflagraram a “Operação Laundry”, na manhã desta quarta-feira (28). A ação teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. A Operação resultou na prisão de dois homens.
De acordo com as investigações, um dos suspeitos, um homem de 23 anos, teria realizado um assalto em uma lavanderia situada no bairro Ponta Negra, Zona Sul de Natal, no dia 23 de julho de 2024. Após a realização, expedido pela 9ª Vara Criminal, pela suspeita da prática do crime de roubo.
No decorrer da Operação, também foi realizada a prisão de um homem de 19 anos, anos, pela suspeita da prática do ato inflacionário análogo ao crime de roubo majorado, cometido quando ele ainda era menor de idade.
A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) e da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV).
Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró deflagraram, nesta quarta-feira (28), a “Operação Ignavus”, que teve como objetivo cumprir dois mandados de prisão preventiva em desfavor de dois suspeitos envolvidos em um assalto ocorrido no início de julho de 2024, em Mossoró.
Segundo informações, dois homens, armados e a bordo de uma motocicleta, abordaram uma família composta por um casal e duas crianças. Na ação, os suspeitos subtraíram diversos bens materiais, incluindo quatro telefones celulares.
Após intensas diligências, os policiais civis conseguiram identificar e qualificar os autores do crime. Diante das evidências, foram representadas as prisões preventivas dos dois suspeitos, as quais foram deferidas pela Justiça, com manifestação favorável do Ministério Público.
Durante o cumprimento dos mandados, a equipe policial conseguiu prender um dos assaltantes, um jovem, de 22 anos. O outro suspeito, contudo, não foi localizado e agora é considerado foragido.
A família do Pe Nixon emite informes sobre o velório e sepultamento do Padre Nixon Bezerra. A despedida no Rio de Janeiro será realizada AMANHÃ, 29/08/2024, quinta-feira, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Glória, onde foi Vigário Paroquial.
Por questões logísticas e a pedido da família, pois o sepultamento será realizado em São Fernando, na Diocese de Caicó / RN.
O velório no Rio começa com a missa das 08h, com missas de corpo presente às 10h e 12h, encerrando com a Missa de Exéquias às 14h.
Em seguida, seguirá ao aeroporto. O voo sai às 23h para o Rio Grande do Norte. Chegará no RN por volta das 2h de sexta-feira. Daí seguindo rumo a São Fernando para o velório e sepultamento.
Um homem foi perseguido, agredido e morto com pelo menos um tiro na noite dessa terça-feira (27). O caso aconteceu no bairro das Rocas, zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, ele seria um suspeito de assalto na região. No entanto, após os policiais chegarem ao local, nenhuma vítima apareceu para comunicar o crime.
De acordo com a PM, a população relatou que o homem estava sendo perseguido por várias pessoas. Durante a ação, alguém teria efetuado o disparo de arma de fogo. Ferido, ele não resistiu e morreu no local da ocorrência.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o óbito foi constatado. O Instituto Técnico-científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) fez o recolhimento do corpo. A Polícia Civil deve investigar o caso.
Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia (DP) de Tibau do Sul deflagram, na tarde desta terça-feira (27), mais uma fase da “Operação Liberdade”. Durante a ação, dois homens e uma mulher foram presos em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas. O foco da operação foi desmantelar uma “boca de fumo” localizada no centro de Pipa.
De acordo com as investigações, um casal composto por um homem de 23 anos, e uma mulher de 21 anos, eram responsáveis por administrar um ponto de comercialização de entorpecentes com apoio de um homem de 35 anos. Além disso, antes de virem para Pipa, o casal já comercializava drogas na Zona Norte de Natal.
Foi constatado também que contra o rapaz de 23 anos existia um mandado de prisão. A entrega dos entorpecentes em Pipa era realizada por meio de um elevador improvisado.
Durante a realização das diligências foram apreendidos 188 porções de maconha, três tabletes pequenos da mesma droga, 19 porções de cocaína, uma porção com 51 g da mesma droga, uma porção de haxixe, seis comprimidos de ecstasy, dois cadernos com anotações, dois aparelhos celulares, duas balanças de precisão, vários sacos zip lock e uma quantia em dinheiro fracionado.
Policiais civis da 5ª Delegacia Regional (DR) de Macau deflagraram, na manhã desta quarta-feira (28), a “Operação Ficha Limpa”. A ação tem como objetivo combater o tráfico de drogas na região.
No decorrer das diligências, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Na ocasião, em um dos endereços, os policiais prenderam em flagrante um homem de 25 anos, pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas.
Durante a operação, foram apreendidos uma quantia em dinheiro em fracionado, uma balança de precisão, máquina de cartão, aparelhos celulares e porções de cocaína, crack e maconha.
A ação contou com o apoio do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE) e do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar do município.
Na reta final das eleições municipais, um novo escândalo surge no cenário político. Damião de Têca, o candidato do PL à prefeitura, enfrenta o risco iminente de ter sua candidatura anulada devido a uma grave irregularidade em sua filiação partidária. Segundo informações obtidas pela Justiça Eleitoral na 24ª Zona Eleitoral, o candidato, oficialmente escolhido pelo Partido Liberal – PL, está registrado como filiado ao União Brasil desde março de 2020.
Embora Damião de Têca tenha sido anunciado como candidato do PL, a ausência de um vínculo formal com o partido coloca sua elegibilidade em xeque. A situação se complica ainda mais pelo fato de que o próprio candidato declarou ser policial militar, sem especificar se está na ativa ou na reserva, o que pode influenciar nas exigências de elegibilidade conforme a Resolução TSE n.º 23.609/2019.
A apuração sugere uma possível tentativa de fraude interna, com a chapa de correligionários do PL aparentemente tendo cometido um erro crucial ou até mesmo um golpe político. O PL, por sua vez, enfrenta a pressão de esclarecer e resolver a situação para evitar maiores danos à sua imagem e à integridade do processo eleitoral.
A Justiça Eleitoral continua investigando o caso e a decisão final sobre a candidatura de Damião de Têca pode ocorrer a qualquer momento. Eleitores e candidatos aguardam ansiosos pelos desdobramentos dessa controvérsia que pode impactar significativamente o pleito.
Policiais civis da 1ª Delegacia Regional de São Paulo do Potengi (1ª DR) realizaram, nesta quarta-feira (28), uma palestra na Câmara de Vereadores daquele município. O evento foi realizado em virtude da campanha “Agosto Lilás”.
O encontro foi ministrado pelo Delegado Rafael Câmara, além de integrantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais órgãos da rede de proteção local. Durante a palestra, foram abordados temas como violência doméstica/familiar e os canais de comunicação que a comunidade pode ter, tanto com a Polícia Civil quanto com as demais instituições, em casos de crimes desta natureza. Além disso, houve o alerta sobre os direitos das mulheres, bem como as denúncias, que podem ser feitas também de maneira anônima.
A ocasião contou com a presença de moradoras da comunidade, agentes públicos e convidados das comunidades vizinhas. O convite para o evento foi feito por meio da Secretaria de Assistência Social de São Paulo do Potengi/RN.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS
Forças policiais estão em diligências na região da cidade de João Dias (RN), desde o momento do assassinato do prefeito Marcelo Oliveira e seu pai Sandi Oliveira. Na noite de terça-feira (27), 10 pessoas foram detidas. Entre elas havia três policiais militares e um dos irmãos do prefeito assassinado.
A suspeita é que eles estavam planejando vingança da morte do prefeito. Sobre isso, o Secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Araújo, disse: “Foram apreendidas 13 armas. Dentre elas, fuzis. Nós acreditamos que a prisão dessas pessoas e apreensão dessas armas evitou um mal maior, até uma chacina na cidade e em outros locais”.
Nesta quarta-feira (28), todas as pessoas detidas, entre elas, dois suspeitos do crime, foram levadas para o município de Alexandria para passar por exames de corpo de delito. A polícia ainda confirmou a apreensão de 13 armas de fogo.
Manhã – Panfletagem no bairro Walfredo Gurgel
Tarde – Caminhada com Cazuza 22 no bairro Walfredo Gurgel – o ponto de encontro será o Barandão – 16h
AGENDA DO DR. TADEU 45 E TOINHO SANTIAGO
Coligação Pra Caicó Seguir Mudando – PP/PDT/MDB/PODEMOS/PSD/Avante, Federação: PSDB/CIDADANIA, Federação: BRASIL DA ESPERANÇA – FÉ BRASIL PT/PCdoB/PV) – CNPJ: 56.645.8940001-21.
QUARTA – 28 AGO
TARDE: 17h45 – CAMINHADA 45 NO BAIRRO BARRA NOVA E CASAS POPULARES.
Assessoria de Comunicação Dr. Tadeu 45
Agenda: 28/08 – Quarta-feira
Artes marciais são práticas que combinam corpo e mente e podem atuar como importante ferramenta no processo socioeducativo. Os benefícios vão desde melhora da saúde física, com aumento da coordenação motora e redução de tensões, até melhora da concentração e do senso de disciplina.
Pensando nisso, a unidade socioeducativa de semiliberdade Casemi Nazaré iniciou parceria com uma escola de muai thay em Nova Parnamirim. Dois adolescentes participaram de aula experimental com o professor Alexandre Nelson, que deve conduzir os treinos duas vezes por semana.
“Eles são muito tranquilos, sabem respeitar, vão para treinar. De pouquinho e pouquinho, os rapazes vão levando um pouco disso para a vida deles. Quero poder graduá-los e, posteriormente, se algum deles quiser lutar também é uma boa”, conta o professor Alexandre sobre a experiência com os socioeducandos.
A atividade faz parte de uma iniciativa da própria academia, que busca aproximar adolescentes em contextos de vulnerabilidade da prática esportiva e da atividade física.
Policiais Civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DEFUR/Natal), com apoio da Polícia Militar, deram cumprimento nesta terça-feira (27) a um mandado de busca e apreensão e a dois mandados de prisão preventiva contra dois homens, um de 29 e o outro de 36 anos, investigados pela prática de uma série de furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais em Natal.
De acordo com as investigações, os suspeitos, que eram pessoas em situação de rua, realizavam furtos com a ajuda de um motorista de táxi. O motorista, que foi alvo de um mandado de busca e apreensão, os deixava nas proximidades dos alvos dos arrombamentos e, caso a ação fosse bem sucedida, fornecia assistência para a fuga.
Em uma das ações investigadas, a dupla arrombou as portas de vidro de uma loja de roupas no bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal. Os suspeitos subtraíram vestimentas, celulares e dinheiro do estabelecimento, causando um prejuízo estimado em R$ 50 mil para o proprietário da loja.
Além dos crimes citados, foi constatado também que os suspeitos possuem diversas passagens pelo sistema prisional, muitas delas utilizando nomes falsos com envolvimentos aos crimes contra o patrimônio.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) prenderam em flagrante, na manhã desta terça-feira (27), dois homens suspeitos da prática dos crimes receptação qualificada e adulteração de sinais identificadores de veículo automotor. As diligências foram iniciadas após o recebimento de denúncias anônimas informando uma atitude suspeita em uma oficina localizada no bairro de Felipe Camarão, localizada na Zona Oeste de Natal.
Ao chegarem no local, os policiais civis confirmaram a veracidade das denúncias e, na sequência, realizaram a prisão dos homens. No decorrer da ação, foram recuperadas uma motocicleta e um motor com ocorrência de furto/roubo, bem como duas outras motocicletas e um motor com indícios de adulteração
Eles foram conduzidos à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.