No estado da Paraíba, a Prefeitura de Várzea retificou novamente o edital do Concurso Público que tem como objetivo a contratação de profissionais que tenham níveis fundamental incompleto e completo, médio e superior.
No documento (retificação III) as inscrições foram prorrogadas. Para participar os interessados devem efetuar as inscrições no período de 20 de agosto de 2024 a 4 de outubro de 2024, exclusivamente via internet por meio do site da Consep, mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 72,33 a R$ 119,50.
Os candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 26 de agosto de 2024.
As 20 vagas são para os cargos de Ajudante de Obras (1 vaga); Auxiliar de Serviços Gerais (3 vagas); Condutor Socorrista (1 vaga); Vigilante (1 vaga); Agente Administrativo (2 vagas); Profissional de Apoio às Crianças Especiais (4 vagas); Médico Clinico Geral Plantonista (2 vagas); Médico Clínico Psiquiatra (1 vaga); Enfermeiro(a) Plantonista (1 vaga); Psicólogo (1 vaga); Professor de Educação Básica I (2 vagas); Professo r de Educação Básica II – Professor de Matemática (1 vaga).
Na noite de ontem, Serra Negra do Norte foi palco de um comício histórico dedicado às questões femininas, com a presença dos candidatos a prefeito Acácio Brito e Evanildo Rosa. O evento, realizado no Bairro Arécio, reuniu milhares de mulheres de diferentes idades e origens em um clima de entusiasmo e apoio.
Na noite de ontem, Serra Negra do Norte foi palco de um comício histórico dedicado às questões femininas, com a presença dos candidatos a prefeito Acácio Brito e Evanildo Rosa. O evento, realizado no Bairro Arécio, reuniu milhares de mulheres de diferentes idades e origens em um clima de entusiasmo e apoio.
A programação começou com uma concentração na praça Frei Damião, de onde os participantes seguiram em uma caminhada animada pelas ruas até o palco principal. A cerimônia contou com discursos inspiradores e relevantes, com a participação de ex-vereadoras e autoridades locais, que foram representadas por mulheres escolhidas para discursar no palco, refletindo o compromisso dos candidatos com as causas femininas. Um telão exibiu os nomes das mulheres em destaque, sublinhando a importância da contribuição feminina na política local.
Durante o evento, a empresária Letícia Cavalcanti destacou a proposta de Acácio Brito de trazer inovações para Serra Negra do Norte, citando sua trajetória de sucesso com o queijo artesanal potiguar na França e prometendo impulsionar o setor boneleiro com um grande projeto para Milão. Letícia também enfatizou a necessidade de priorizar o setor de habitação antes mesmo do desenvolvimento do distrito empresarial.
Na noite deste sábado, 14 de setembro, a cidade de Serra Negra do Norte viveu um momento marcante em sua história política com o tradicional Comício das Mulheres, que levou milhares de pessoas às ruas. A candidata à prefeita, Larissa Almeida, ao lado de seu vice Flávio Bezerra e com o apoio do prefeito Serginho Fernandes, foi aclamada pela população em uma noite que coloriu a cidade de rosa e deixou um forte sentimento de vitória no ar.
O evento, que já é tradição na política local, foi um verdadeiro marco de apoio popular à candidatura de Larissa. Emocionada, ela recebeu o carinho, o amor e o apoio dos serra-negrenses, que demonstraram confiança em sua liderança.
A noite ainda contou com o discurso comovente de sua mãe, Jeilsa Almeida, empresária e ex-vice-prefeita do município, que fez questão de reforçar a trajetória de luta e compromisso de Larissa com Serra Negra.
São Rafael tem 3 candidatos a prefeito e 30 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).
Até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver mudança nas listas dos candidatos. Se houver alteração, a reportagem poderá ser atualizada. A última atualização ocorreu às 02:12 de segunda-feira (16).
Os candidatos abaixo aparecem na ordem em que foram divulgados pelo TSE.
Nas últimas 48 horas, o Brasil ainda possuía 6.251 focos de incêndio ativos, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Isso significa que, de sábado (14) para domingo (15), houve um aumento de apenas 0,06% em relação à estimativa de ontem, que era de 6.247 pontos de queimadas.
O campeão no ranking de queimadas do Inmet é o Pará, com 1.765 focos. Em segundo lugar, o Mato Grosso, com 1.150. Tocantins aparece em terceiro no ranking, com 637 focos. São Paulo surge em sétimo lugar, com 240.
São Paulo ainda registrava neste domingo (15) ao menos 12 cidades com focos ativos de incêndio, segundo informou a Defesa Civil estadual. E isso após uma operação do governo de São Paulo, no sábado (14), que contou com 20 aeronaves, com 100% do efetivo, no enfrentamento de focos ativos em 13 municípios do estado.
Até a manhã deste domingo, as áreas com mais focos de queimadas eram Franco da Rocha, na Grande SP; e Bananal e Campinas, no interior. Ao todo, sete municípios registraram ocorrências. Além disso, as regiões de Franca e Araçatuba também enfrentam queimadas em Itirapuã e Castilho.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) denunciaram, por meio das redes sociais, na manhã deste domingo 15, a falta de água e alimentos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
De acordo com a postagem nas mídias sociais do Sindsaúde, desde a tarde do sábado 14, os trabalhadores estão sem água potável para consumo. No pronunciamento, o Sindicato comunicou que entrou em contato com a coordenação de enfermagem, que informou não ter previsão de retorno ainda para este domingo 15.
“A equipe de nutrição do hospital também emitiu um comunicado informando que “Devido a falta d’água NÃO SERVIREMOS ALMOÇO para servidores e acompanhantes”. Ou seja, os trabalhadores (as) irão arcar com suas alimentações tirando do próprio bolso e aqueles acompanhantes que não tiverem condições de pagar para comer, ficarão com fome. Este já está sendo um mês muito delicado devido a constante superlotação e sobrecarga dos profissionais que agora nem se alimentar podem mais”, disse um trecho do comunicado do Sindicato.
Santana do Matos tem 3 candidatos a prefeito e 31 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).
Até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver mudança nas listas dos candidatos. Se houver alteração, a reportagem poderá ser atualizada. A última atualização ocorreu às 02:27 de segunda-feira (16).
Os candidatos abaixo aparecem na ordem em que foram divulgados pelo TSE.
A coligação Caicó Pode Mais realizou, neste domingo (15), a Carreata 77. A mobilização se concentrou em frente à ASSEC, na zona leste, de onde partiram os candidatos Sandra Kelly (prefeita) e Airton Dias (vice), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o deputado estadual Adjuto Dias.
Candidatos à Câmara Municipal, correligionários e simpatizantes de Sandra e Airton percorreram diversos bairros da cidade. “Estou aqui para recomendar o nome de Sandra, porque sei o trabalho que ela vai realizar sendo prefeita de Caicó. A cidade vai caminhar em direção ao futuro, saindo do atraso e do abandono”, disse o prefeito Álvaro Dias.
“Andamos por toda a cidade, mostrando a nossa força e espalhando energia positiva. Renovação e esperança que Caicó precisa para mudar, para crescer. É um trabalho que vai crescendo, e que já é irreversível”, comentou Sandra Kelly.
A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Comissão Própria de Avaliação (CPA), divulgou os detalhes da Autoavaliação institucional do IFRN de 2024. O processo será realizado por meio de questionário eletrônico, que estará disponível no Suap de 14 de outubro a 14 de novembro.
Neste ano será avaliada a temática de Políticas Acadêmicas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que corresponde ao Eixo 3 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além dos estudantes e servidores, esta edição também terá a participação do público externo como egressos, supervisores de estágio, prestadores de serviço e pais e responsáveis.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou edital para o processo seletivo de mestrado em antropologia social. A seleção é voltada para candidatos indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais e travestis, seguindo a política de ações afirmativas da instituição. Serão ofertadas quatro vagas. As inscrições devem ser realizadas pelo Sigaa, até 23 de outubro.
As linhas de pesquisa do programa incluem: Espaços, Imagens e Tecnologias; Gênero, Sexualidades, Corpo e Saúde; Memória, Saberes Locais, Religiosidade e Rituais; e Política, Direitos e Etnicidade.
Os interessados devem apresentar diploma de graduação e os documentos comprobatórios exigidos no edital, como histórico escolar e anteprojeto de pesquisa. As etapas do processo seletivo incluem análise de documentos, avaliação do anteprojeto e defesa oral. O resultado final será divulgado em 28 de novembro.
Jogos Ligados na Vida, Harmonias Sonoras no Trabalho, Blitz da Vida na Praça. Essas são as ações promovidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), da UFRN, por meio da sua Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (DAS), do Programa Viver em Harmonia, como parte da campanha do Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. As inscrições serão feitas no local onde as atividades serão realizadas.
A primeira ação aconteceu nesta sexta-feira, 13, das 9h às 11h, na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, com a realização do encontro da Turma 1 que participa do Jogo Ligados na Vida. No dia 20, no mesmo local, será a vez da Turma 2 da MEJC participar do Jogo.
Desenvolvido a partir de um projeto de extensão do Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) da UFRN, o jogo propõe uma reflexão sobre o suicídio. O jogo é dividido em quatro temas: Vamos refletir; Como posso ajudar?; Mitos e Verdades; e Você sabia?
Nos dias 17 e 24 de setembro, acontecem as ações do projeto Harmonias Sonoras no Trabalho, no Instituto Metrópole Digital (IMD), às 9h, e na Superintendência de Infraestrutura (Infra), às 10h, respectivamente. O Projeto Harmonias Sonoras no Trabalho é realizado pela parceria entre a Progesp e o Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN), levando música para diversos setores da Instituição.
O Diário Oficial do Estado (DOE/RN) deste sábado (14) publica decreto, número 33.954, de 13 de setembro de 2024, que fixa para o exercício financeiro de 2024 o limite de recursos disponíveis para a concessão de incentivos fiscais destinados ao financiamento de projetos do Programa Estadual de Incentivo às Atividades Esportivas e Desportivas, denominado Programa de Incentivo RN + Esporte e Lazer Professor Sebastião Cunha. Em relação à proposta inicial, haverá reajuste de 40%, passando o montante dos atuais R$ 5 milhões para R$ 7 milhões.
Instituído em setembro de 2021 pela governadora Fátima Bezerra, o programa tem por objetivo incentivar as práticas esportivas formais e não formais, desportivas e paradesportivas, em suas diversas modalidades, por meio da captação de recursos, pelos respectivos clubes e entidades, dos contribuintes do ICMS.
As práticas esportivas, desportivas e paradesportivas são orientadas por diretrizes estabelecidas por uma comissão vinculada à Secretaria de Estado da Educação, por intermédio da Subsecretaria do Esporte e do Lazer, devendo utilizar, total ou parcialmente, recursos humanos, materiais, técnicos e naturais disponíveis no Estado do Rio Grande do Norte.
Na quarta-feira (11), a governadora Fátima Bezerra recebeu atletas potiguares que participaram Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A delegação potiguar teve 14 atletas disputando várias modalidades. Seis deles receberam medalhas.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o turismo do Rio Grande do Norte, a exemplo do que ocorreu em todo o país, apresentou uma considerável melhora em 2023, na comparação com os anos de pandemia.
A pesquisa, que detalha os gastos, características das viagens e relaciona esses dados com outros indicadores, como a renda, identificou que, no ano e 2023, o Rio Grande do Norte recebeu, em média, 329 mil turistas. Esse número é 25% maior do que o registrado em 2021, quando o estado foi o destino de viagem para 246 mil pessoas. Embora o número registrado em 2023 tenha melhorado, ainda não conseguiu atingir o patamar alcançado em 2020, quando o RN recebeu uma média de 374 mil visitantes.
Os dados de 2023 colocam o Rio Grande do Norte na 5ª colocação de estados do Nordeste que mais receberam viajantes. A Bahia foi o principal destino turístico procurado na Região Nordeste em 2023, recebendo 1.8 milhão de viagens, seguido pelo Ceará com 720 mil viagens e Pernambuco com 633 mil.
Já em relação ao número de potiguares que viajaram em 2023, o Rio Grande do Norte fica na 7ª posição entre os estados do Nordeste. “Para a origem das viagens, igualmente a Bahia se destacou como o principal estado na Região Nordeste em 2023, com 1,6 milhão de viagens originadas no estado. O estado potiguar, por sua vez, ocupou a sétima posição, com 283 mil viagens originadas no estado”, apontam os dados do IBGE.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte inaugurou na sexta-feira 13 um novo posto avançado do Corpo de Bombeiros Militares (CBM) na cidade de Patu, localizada na região Oeste Potiguar. A unidade faz parte do projeto de interiorização do CBM e atenderá 12 municípios da região.
Com essa inauguração, o estado agora conta com postos avançados em quatro cidades do interior: Currais Novos, Apodi, Assú e Patu. A quinta unidade está prevista para ser inaugurada em outubro, em Pau dos Ferros, também no Oeste Potiguar.
Durante a cerimônia de inauguração, a governadora Fátima Bezerra relembrou o incêndio florestal ocorrido em 2019, na Serra do Lima, em Patu, que foi controlado após cinco dias e quase atingiu o Santuário do Lima, principal ponto turístico da região. “A sede do corpo de bombeiros aqui significa segurança para a população”, afirmou a governadora.
O comandante-geral do CBM-RN, coronel Luiz Monteiro Junior, ressaltou a importância da nova unidade para a segurança da região. Ele destacou que o posto avançado permitirá um atendimento mais rápido e eficaz às emergências.
103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A segunda etapa do pleito ocorre quando nenhum candidato obtém maioria absoluta dos votos na primeira fase da eleição.
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro. O eleitorado de 5.569 localidades escolherá prefeitos e vereadores. Um eventual segundo turno acontece no dia 27 de outubro somente para o cargo de prefeito.
A votação terá início às 8h e será encerrada às 17h, sempre seguindo o horário de Brasília.
O FBI apura uma possível tentativa de assassinato contra o ex-presidente Donald Trump, candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos. Tiros foram disparados neste domingo (15) perto de onde Trump estava, num campo de golpe na Flórida.
O ex-presidente está seguro e disse que nunca irá se render. Ele tinha sido alvo de um atentado a tiros em julho, e chegou a fazer um comício usando uma proteção .
O tiroteio ocorreu no clube de golfe de Trump em West Palm Beach, na Flórida. O suspeito de ser o autor dos disparos foi preso. Um fuzil AK-47 com mira e uma câmera GoPro foram encontrados, segundo as autoridades. A identidade dele não foi revelada.
Um agente do Serviço Secreto estava à frente de Trump enquanto o ex-presidente jogava e viu o cano de um fuzil perto da cerca do campo de golfe, segundo o xerife Ric Bradshaw, do condado de Palm Beach. O suspeito então fugiu e foi preso em uma cidade vizinha.
O clima mais seco e quente que vem sendo observado no País, combinado com uma perspectiva negativa para a hidrologia, deve manter os preços da energia elevados e fazer as bandeiras tarifárias permanecerem vermelhas pelo menos por mais um mês, durante outubro, segundo especialistas consultados pelo Broadcast Energia.
Para novembro e dezembro, há mais dúvidas sobre qual será a coloração da bandeira, diante das incertezas sobre o início do próximo período úmido e qual volume de chuvas que poderá ser observado. Ainda assim, um retorno ao patamar verde, sem cobrança adicional na conta de luz, é esperado por parte dos especialistas do setor apenas para 2025.
Na Comerc Energia, por exemplo, os estudos prospectivos indicam bandeira vermelha Patamar II para outubro, passando para Vermelha Patamar I em novembro e Amarela em dezembro. O retorno para o patamar verde é esperado apenas a partir de janeiro do ano que vem.
A diretora de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Comerc Energia, Ana Carla Petti, explica que a perspectiva atual de bandeira Vermelha Patamar 2 para outubro reflete tanto o cenário hidrológico de setembro, com afluência em 47% da média histórica no Sistema Interligado Nacional (SIN), como uma perspectiva para outubro de situação também pouco confortável, embora “não tão severa”. “Ainda não estamos enxergando chuva para outubro, começou a aparecer uma chuvinha ali no início daquele mês, mas ainda não é algo firme que vai acontecer”, diz.
O servente de pedreiro, suspeito de homicídio, Eduardo Alexandre, foi levado à presença da autoridade policial na Delegacia de Polícia Civil de Caicó (RN), na tarde deste domingo (15), pelo advogado Ariolan Fernandes.
Ele é suspeito de matar com disparos de arma de fogo, a pessoa de Jonas Costa de Queiroz, na noite de sábado (14), na Avenida Carlindo Dantas, centro, Caicó.
Como não havia mandado de prisão conta o o suspeito, ele saiu da delegacia em liberdade.
Diante do delegado, o advogado Ariolan Fernandes, disse que seu cliente não deu detalhes do que aconteceu, afirmando apenas que vai se pronunciar em juízo. Mas, em conversa com o advogado, como destaco em post anterior, o homem teria dito que agiu em legítima defesa, e que em meio a discussão, tomou a arma de fogo do outro e atirou.
O domingo (15) foi de três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de Zagreb, na Croácia. Marcelo Fronckowiak levou a prata na categoria peso médio (até 90 kg), enquanto Giovanna Santos (peso pesado feminino, mais de 78 kg) e Lucas Lima (peso pesado masculino, mais de 100 kg) saíram com o bronze. Com as duas medalhas conquistadas na véspera por Gabriel Falcão (prata na categoria meio-médio, até 81 kg) e Nauana Silva (bronze no meio-médio feminino, até 63 kg) o país fechou participação subindo ao pódio cinco vezes.
Nessa competição, a seleção foi representada por atletas mais jovens, depois da participação histórica do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris (quatro medalhas, sendo um ouro, uma prata e dois bronzes). Fronckowiak, por exemplo, tem 24 anos.
Ele avançou até a final, quando perdeu para húngaro Peter Safrany, campeão mundial júnior, que o derrotou por ippon. Foi o melhor resultado da carreira do brasileiro em edições de Grand Prix até o momento.
Lucas Lima, de 25 anos, foi até a semifinal, quando caiu para o polonês Grzergorz Teresinski. Na disputa do terceiro lugar, ele derrotou o holandês Jelle Snippe, que acabou desclassificado por uma manobra ilegal.
Até o fim do ano, o governo federal terá à disposição um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas.
Com a autorização de Dino, o governo poderá enviar ao Congresso Nacional medida provisória (MP) apenas com o valor do crédito a ser destinado. Embora, por definição, os créditos extraordinários estejam fora da meta de déficit primário e do limite de gastos do atual arcabouço fiscal, a decisão de Dino evita que os gastos voltem a ficar dentro das limitações, caso o Congresso não aprove a MP ou o texto perca a validade.
Na prática, a decisão cria um modelo de gastos semelhante ao adotado na pandemia de covid-19. Em 2020, o Congresso autorizou um orçamento especial para as ações contra o coronavírus, apelidado de Orçamento de Guerra.
Dino também flexibilizou a regra para a manutenção e a contratação de brigadistas temporários. Até o fim do ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) não precisarão esperar três meses para recontratar os brigadistas com contrato expirado. A recontratação desses profissionais, que receberam treinamento e conhecem os territórios, poderá ser feita instantaneamente até o fim do ano.
Filhos de vítimas de violência grave ou de presos em regime fechado terão direito a atendimento médico e psicossocial. Esse é o objetivo do PL 1.151/2023 aprovado esta semana pelo Plenário. A proposta modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990) para estender o atendimento médico e psicológico previsto nessa norma. Atualmente, esse direito é garantido a menores de 18 anos vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão. O projeto vai à sanção do presidente da República.
O Plenário também aprovou a inclusão obrigatória nos currículos escolares de abordagens femininas. A proposição altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394, de 1996) para modificar os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas.
As abordagens femininas deverão incluir aspectos da história, ciência, arte e cultura do Brasil e do mundo, de forma a destacar contribuições de mulheres nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política. O projeto (PL 557/2020), que segue para sanção presidencial, também cria a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História.
Fonte: Agência Senado
Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da Operação Estiagem, com a distribuição de cestas básicas e kits para famílias das comunidades dos Rios Negro e Amazonas que já sentem os efeitos do baixo nível dos rios.
Segundo a prefeitura da capital amazonense, a operação pretende atender mais de 7,7 mil famílias, o que corresponde a cerca de 25 mil pessoas de 93 comunidades ribeirinhas da capital. No primeiro momento, serão atendidas 43 comunidades do Rio Negro, entre o Tarumã Mirim e o Apuaú, com a distribuição de mantimentos e kits de higiene para as famílias. Essas populações receberão 14 mil cestas básicas, 500 mil garrafas de água de 2 litros, 39 mil litros de gasolina e 46 mil litros de diesel.
Além disso, duas unidades de Saúde da Família Fluviais (USFF) ficarão disponíveis na base dos Rios Negro e Amazonas, para atendimento das comunidades. Outras dez unidades rurais, de apoio a essas embarcações de saúde, estão abastecidas com medicamentos e materiais necessários para o pleno funcionamento durante a estiagem.
As escolas municipais dessas localidades, informa a prefeitura de Manaus, também já estão abastecidas com merenda escolar e água, com funcionamento garantido até o fim de setembro, mês em que se encerra o calendário escolar por causa da seca dos rios. Segundo as autoridades municipais, não haverá prejuízo à aprendizagem dos estudantes porque o conteúdo foi ensinado ao longo dos últimos meses, conforme resolução municipal aprovada no fim de junho.
O Equador vai implementar um apagão nacional para manutenção do sistema elétrico do país durante a noite de quarta-feira (18), das 22h (horário local) até as 6h de quinta, informou o governo em comunicado neste domingo. O período corresponde ao intervalo entre 0h e 8h de quinta-feira no Brasil.
A medida tem como objetivo a “manutenção preventiva” no Sistema Nacional de Transmissão e na rede de distribuição de energia, disse o comunicado. O trabalho na área de transmissão custará cerca de US$ 1,19 milhão, enquanto a manutenção na distribuição custará cerca de US$ 1 milhão.
O corte de energia ocorre no momento em que o Equador enfrenta grave seca que afeta as represas hidrelétricas, que fornecem a maior parte da energia do país.
“Este cronograma foi escolhido com senso de responsabilidade, com o objetivo de não afetar a vida cotidiana dos equatorianos e a produtividade do país”, disse o comunicado, divulgado pelo gabinete do presidente Daniel Noboa.
Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da manhã deste domingo (15). Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a ocorrência foi recebida às 11h24. Sete caminhões e uma aeronave de asa fixa estão sendo usadas no combate às chamas.
De acordo com os bombeiros, ainda não é possível estimar a área afetada. A corporação, no entanto, confirmou que o incêndio é de grande porte. Vídeos nas redes sociais mostram que as chamas começaram próximo à Estrada Parque indústria e Abastecimento (Epia), entre a Granja do Torto e a Água Mineral.
O último grande incêndio no Parque Nacional de Brasília foi registrado em 2022. Na ocasião, o fogo consumiu 7,7 mil hectares, o equivalente a 20% da área. As chamas chegaram perto do reservatório de Santa Maria, o segundo maior do Distrito Federal e que abastece o Plano Piloto, a área central de Brasília.
Há uma semana, o Distrito Federal registrou grande incêndio na Floresta Nacional de Brasília (Flona). Em cinco dias, as chamas consumiram 2.586 hectares, equivalente a 45,85% da unidade de conservação. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi o pior incêndio no local nos últimos dez anos.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou neste sábado (14), em São Carlos, no interior de São Paulo, que o Brasil vive um terrorismo climático, com pessoas usando as altas temperaturas e a baixa umidade para atear fogo ao país, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade e destruindo as florestas. “Há uma proibição em todo o território nacional do uso do fogo, mas existem aqueles que estão fazendo um verdadeiro terrorismo climático”, afirmou em entrevista a veículos de comunicação.
Ela ressaltou que é fundamental que todos os agentes públicos que já estão mobilizados continuem agindo, porque há uma intenção por trás dessas ações. Segundo a ministra, apenas dois estados não estão passando por seca. Ela defendeu pena mais rígida para quem comete esse tipo de crime. Atualmente a pena varia de um a quatro anos de prisão.
“Não é possível que diante de uma das maiores secas de toda a história do nosso continente e do país, e com a proibição existente, que as pessoas continuem colocando fogo. Isso causa grande mal à saúde pública, ao meio ambiente, aos nossos sistemas produtivos e só agrava o problema da mudança do clima. Quando você tem uma situação em que sabe que colocar fogo é como se estivesse acionando um barril ou um paiol de pólvora, isso é uma intenção criminosa”, disse.
Marina lembrou que 17 pessoas já foram presas e há 50 inquéritos abertos. Para a ministra, é provável que haja pessoas por trás incentivando os crimes, o que pode ser descoberto com investigações e trabalho de inteligência da Polícia Federal (PF). Ela comparou ainda os incêndios criminosos com a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023.
Em partida que teve transmissão ao vivo da TV Brasil para todo o país, o Paysandu saiu atrás, mas derrotou o Guarani por 2 a 1 neste sábado (14), no Estádio da Curuzu, em Belém, em duelo válido pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Com o resultado, conquistado graças aos gols de Jean Dias e Kevyn (Douglas marcou primeiro para o Bugre), a equipe paraense voltou a vencer depois de nove jogos (quatro empates e cinco derrotas) e, com 30 pontos, abriu pequena distância para a zona de rebaixamento, em 14º lugar. O Guarani, por outro lado, permanece na lanterna, com 21 pontos.
O duelo no Pará começou com os donos da casa pressionando. Kevyn chutou forte e Vladimir fez grande defesa no canto esquerdo. No entanto, os visitantes logo começaram a se sentir mais à vontade. Foram duas boas oportunidades criadas até abrir o placar aos 20 minutos. Pacheco levantou pela direita e Douglas completou de cabeça, no canto direito de Diogo Silva, que não conseguiu defender.
No restante da primeira etapa, um Paysandu sem ideias não conseguiu levar perigo ao gol adversário.
Na volta do intervalo, o técnico Márcio Fernandes, que estreou em sua segunda passagem pelo Papão, colocou dois jogadores em campo, Jean Dias e Borasi. A mexida surtiu efeito imediato. Antes de completar o primeiro minuto da segunda etapa, Jean Dias empatou em seu primeiro toque na bola. Ele escorou para o gol depois de cruzamento rasteiro de Edilson pelo lado direito.
O combate aos incêndios florestais no Tocantins ganhou o reforço das Forças Armadas. O Exército enviou 190 militares para ajudar o Corpo de Bombeiros, os brigadistas, a Defesa Civil e os órgãos estaduais de meio ambiente na contenção das chamas.
A equipe chegou no sábado (14) e começou a trabalhar neste domingo (15). Os integrantes do Exército estão distribuídos da seguinte forma: em relação aos militares especializados no combate a incêndios, 60 foram para a Ilha do Bananal, principal foco de incêndio no estado; 60 trabalham na região metropolitana da capital, Palmas; e 40 formam um contingente de reserva para reforçar as equipes. Além da equipe especializada, 30 militares dão suporte logístico à operação.
A força-tarefa de combate aos incêndios florestais no estado se reuniu no sábado no 22° Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército, em Palmas. O governo estadual participou do encontro por meio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de outros órgãos envolvidos nos trabalhos.
Neste ano, o fogo consumiu cerca de 250 mil hectares na Ilha do Bananal, reserva da biosfera e uma das áreas de maior biodiversidade do país por ficar numa zona de confluência entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. Os ventos fortes e que mudam de direção dificultam o controle das chamas.
O Corínthians está muito próximo de seu quinto título consecutivo – e sexto no geral – do Brasileirão Feminino A1. Neste domingo (15), em partida que teve transmissão da TV Brasil, o Timão fez 3 a 1 no São Paulo em pleno Morumbis, no primeiro jogo da final de 2024. Com o resultado, pode até perder por um gol de diferença em casa, na partida de volta, domingo que vem, na Neo Química Arena e mesmo assim conquistar o troféu mais uma vez.
Victória Albuquerque marcou duas vezes para as Brabas, que abriram o placar com Millene. Ao tricolor – que disputa uma decisão de Campeonato Brasileiro pela primeira vez e descontou no fim com Ariel Godoi – cabe tentar um histórico triunfo na próxima semana.
Pouco mais de 28 mil pessoas compareceram ao estádio, a maioria delas torcendo pelo tricolor, atuando em casa. Após um período de leve domínio do São Paulo, o Corínthians chegou ao gol praticamente em seu primeiro avanço perigoso. Aos 22 minutos, Vic Albuquerque cruzou pela direita, Letícia Alves fixou o olhar na bola e não viu Millene chegando por trás dela para completar para o gol.
O São Paulo criou boas chances, principalmente com Aline Milene, mas pecou nas conclusões. Em uma delas, aos 30, a jogadora roubou a bola na área do Corinthians mas finalizou por cima na saída da goleira Nicole Ramos.
Em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária pode sofrer uma nova alteração, que poderá fazer o texto voltar à Câmara. O governo e o setor imobiliário se opõem em torno do novo sistema de tributação sobre a venda de imóveis por empresas.
O projeto estabelece que as vendas de imóveis novos por empresas, chamadas de incorporações, terão uma alíquota reduzida em 40%, o que equivalerá a 16,78% do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). O cálculo considera a alíquota padrão de 27,97% calculada pelo Ministério da Fazenda após a aprovação do texto na Câmara dos Deputados. As vendas de imóveis por pessoas físicas continuarão não tributadas, como ocorre atualmente.
O setor imobiliário critica as mudanças. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a carga tributária média sobre o segmento está entre 6,4% e 8%. A Cbic e outras entidades do setor, como a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), defendem a elevação do redutor da alíquota padrão de 40% para 60%, o que reduziria a alíquota de IVA para 11,98% e, segundo o setor teria impacto neutro sobre o setor.
A equipe econômica, no entanto, afirma que os 16,78% de alíquota efetiva do texto atual nem sempre refletirão a carga tributária final. Isso porque haverá um redutor social de R$ 100 mil sobre o valor tributado, o que reduzirá o IVA para os imóveis populares.
Uma união de esforços busca conter incêndios que atingem o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na região serrana do Rio de Janeiro. Segundo a unidade de conservação, que abrange áreas dos municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, as chamas atingem locais de difícil acesso.
Informe divulgado nesse sábado (14) pela administração, por meio de suas redes sociais, esclarece que a operação mobiliza o Corpo de Bombeiros e brigadistas do próprio parque, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ainda do Parque Nacional da Tijuca. Imagens gravadas por drones também foram compartilhadas, mostrando a extensão dos focos e a intensidade da fumaça.
De acordo com a unidade de conservação, devido à dificuldade de acesso, uma equipe especializada precisou subir a montanha para fazer o reconhecimento da situação. “O plano inicial era lançar brigadistas por meio de helicóptero em locais onde o combate a pé fosse viável. No entanto, essas condições não foram encontradas, impossibilitando o transporte. Um pesquisador que estava na área foi resgatado em segurança, recebeu hidratação e foi transportado para a base sem complicações”, acrescenta o informe.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem a maior rede de trilhas do Brasil. É também um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICBMBio), que administra o parque, já precisou mobilizar seus brigadistas em diferentes ocasiões desde o mês passado.