O Núcleo de Apoio aos Familiares das Vítimas de Violência Letal e Intencional (Nuavv) do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) completou dois anos de funcionamento e para marcar essa data foi promovida a campanha “Apoio Depois do Vazio”. O trabalho da Diretoria de Comunicação (DCOM) destacou o impacto do serviço através de relatos das pessoas atendidas. A campanha foi exibida nas redes sociais do MPRN nos meses de agosto e setembro e contou com mais de 34 mil visualizações.
A série de conteúdos foi composta por 7 episódios no formato de reels, vídeos com duração média de um minuto. As publicações foram veiculadas ao longo do período 1º de agosto a 19 de setembro e, juntas, alcançaram mais de 34 mil visualizações, sendo exibidas por aproximadamente 50 horas.
Entre as vítimas atendidas e narrativas contadas, Marjara Lopes, mãe de João Victor Munay, destacou que “a parte psicológica foi maravilhosa e foi o Nuavv com essa mão amiga que nos ajudou a levantar, agradeço a todos porque são seres humanos que se colocam no lugar do outro”.
Ao todo, a campanha trouxe o relato de pais, mães e avós parentes de quatro vítimas fatais da violência. Além da mãe de João Victor Munay, outro vídeo acolheu o depoimento da avó. Os pais de Giovani Gabriel também trouxeram seu depoimento sobre a importância da acolhida pelo núcleo durante o processo que acompanha o caso do filho. Outras duas mães também deixaram seus depoimentos, Ozanete Dantas, que perdeu a filha Zaira Cruz de forma violenta durante um Carnaval, e Maria Antônia da Silva Pessoa, mãe de Kelyson Kauã, assinado de forma violenta dentro de casa.
Confira os vídeos:
Lançamento da campanha
Avó de João Victor Munay
Mãe de João Victor Munay
Pai de Giovanni Gabriel
Mãe de Giovanni Gabriel
Mãe de Kelyson Kauã
Mãe de Zaira Cruz
Há 2 anos, o Nuavv desempenha um papel vital no apoio às vítimas indiretas da violência. Desde sua criação até o fim de agosto, foram 2787 atendimentos, 1183 atividades jurídicas desenvolvidas e um total de 1458 vítimas atendidas. O Núcleo, também promove uma série de capacitações com a rede de atendimento às vítimas da capital ao interior do Rio Grande do Norte, o curso básico atendeu os municípios de Assu, Mossoró, Ceará-Mirim, Caraúbas, Extremoz e Parnamirim.
O Nuavv presta apoio a familiares das vítimas de homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Para acionar o atendimento basta entrar em contato por meio dos números ou ir presencialmente em um polo do MPRN. o período de atendimento é das 8h às 15h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h nas sextas-feiras.
Entre os principais serviços prestados estão o atendimento com psicólogos, assistentes sociais, além da assessoria jurídica. Confira a carta completa de serviços do Nuavv (AQUI) e os contatos abaixo:
Nuavv Natal
Endereço: Rua Nelson Geraldo Freire, 255, Lagoa Nova, Natal/RN.
Telefone/whatsapp: (84) 99972.5351
Email: nuavv@mprn.mp.br
Nuavv Mossoró
Endereço: Alameda das Imburanas, 850 – Pres. Costa Silva (Promotoria de Justiça)
Telefone/whatsapp: (84) 99972.4056
Email: nuavv.mossoro@mprn.mp.br
Nuavv São Gonçalo do Amarante
Endereço: Rua Vereador Aildo Mendes, s/n, Loteamento Samburá (Promotoria de Justiça)
Telefone/whatsapp: (84) 99972.2840
Email: nuavv.sga@mprn.mp.br
MPRN