Aconteceu nesta quinta-feira, 19 de setembro, a abertura do 2º Simpósio do Prodema: Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, que debateu o tema: Paradigmas em saúde humana associados à qualidade ambiental. Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFRN), o evento ocorreu no anfiteatro B do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN. A gravação da atividade está disponível no Canal de Gerência de Redes do CCET no Youtube.
A cerimônia de abertura contou com a participação da professora Fátima Ximenes, coordenadora do Prodema; de Jeferson Cavalcante, diretor do Centro de Biociências (CB/UFRN); do pró-reitor de pós-graduação da UFRN, professor Rubens Maribondo; e do professor Júlio Navoni, representante da rede Prodema de doutorado. O objetivo do simpósio é identificar lacunas nos setores sociais, abordando a ausência de conhecimento para poder trabalhar as demandas apresentadas.
O professor Júlio Navoni destacou a importância da democratização do conhecimento como ferramenta de desenvolvimento sustentável. “Hoje em dia, a visão egocêntrica do ser humano, como no topo da cadeia trófica, ecologicamente falando, não serve mais. Se vê as mudanças climáticas, todas as consequências que têm os impactos antrópicos. Consequentemente, precisamos começar a mudar essa perspectiva e ser mais ecocêntricos”, enfatizou.
A segunda edição do simpósio ofereceu seis mesas-redondas com representantes de instituições renomadas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, promovendo um ambiente de troca e construção conjunta de soluções para desafios atuais. O trabalho transdisciplinar foi apontado pelos organizadores como um ponto chave para o desenvolvimento de respostas eficazes às crises ambientais e sanitárias.
Amanda Medeiros, egressa do doutorado do Prodema e uma das organizadoras do evento, ressaltou o crescimento da conscientização em torno da saúde ambiental. “Especialmente após a pandemia de Covid-19, as pesquisas e a mídia passaram a evidenciar a temática da saúde ambiental, além do chamado One Health, interligando a saúde animal, ambiental e humana”, comentou.
Próximos passos
O simpósio está vinculado ao 2º Congreso Virtual Iberoamericano de Salud Ambiental y I Congreso de la Red de Toxicología de Latinoamérica y el Caribe. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 27 de setembro, simultaneamente, em toda a América Latina e Caribe, com discussões sobre doenças carcinogênicas e respiratórias.