A governadora Fátima Bezerra participou, neste sábado (21), do encerramento do Go! RN, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Convenções de Natal. Em sua quinta edição, o evento conectou startups, investidores e especialistas em inovação, reunindo mais de 12 mil participantes.
Neste ano, além de ceder o espaço do Centro de Convenções, o Governo do Estado contribuiu com a participação da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), que montou um estande no evento.
Durante a visita, a governadora destacou a importância da feira, que teve início na última sexta-feira (20), reforçando a conexão entre ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do estado. “É extraordinário ver milhares de pessoas aqui, com ciência e inovação caminhando juntas. A juventude do nosso estado está fortemente engajada nessas áreas, o que reforça nosso compromisso de continuar apoiando esse ecossistema de inovação e empreendedorismo”, declarou Fátima Bezerra.
Esta foi a terceira edição do evento realizada de forma presencial. O público pôde se inscrever gratuitamente e participar de mais de 320 atividades simultâneas, distribuídas em 16 espaços de conteúdo, além de visitar 67 estandes de expositores.
O superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo, destacou que, este ano, a exposição de startups e negócios inovadores contou com 51 empresas no espaço de coworking. “Esperávamos um público de 12 mil pessoas, mas já ultrapassamos essa expectativa. A interação com o público jovem, especialmente no pavilhão de robótica e games, tem sido impressionante”, afirmou.
O evento é resultado de uma colaboração entre 40 instituições, incluindo universidades, Sebrae, BNB, além de várias comunidades de inovação, como Jerimum Valley e Potiguara Valley.
Fapern e BNB impulsionam a inovação
Um dos destaques do evento foi o estande da Fapern, que atraiu grande público com atividades interativas, como jogos e brincadeiras voltadas à ciência e inovação. O diretor-presidente da fundação, Gilton Sampaio de Souza, afirmou que o objetivo é aumentar a produtividade das empresas que desenvolvem tecnologia no estado. “Estamos apresentando a nova Fapern, com foco em apoiar a juventude e incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico no RN”, explicou.
O Banco do Nordeste (BNB) também marcou presença no evento, com destaque para iniciativas voltadas ao empreendedorismo e ao fomento de negócios inovadores. O superintendente do BNB no estado, Jeová Lins de Sá, ressaltou as oportunidades de crédito disponíveis para startups. “Acreditamos na importância da tecnologia e da inovação para capacitar e impulsionar empreendedores de todos os portes”, concluiu.