Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER

A obra de engorda de Ponta Negra foi retomada durante o final de semana. Os serviços voltaram a ser realizados um dia após a Prefeitura de Natal decretar situação de emergência em razão do avanço do mar. No entanto, os detalhes do reinício da obra só serão apresentados pela Prefeitura de Natal em uma coletiva no final da tarde desta segunda-feira (23).

A obra foi paralisada em 03 de setembro, quatro dias após ser iniciada, após o problema ser identificado na jazida. No primeiro dia de suspensão dos serviços, chegou a circular que a draga havia quebrado. 

No entanto, dias depois, houve a confirmação de que um laudo preliminar feito pela Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) apontou que há uma alta probabilidade de a jazida não ter quantidade de areia adequada suficiente para a obra.

A engorda, que tem  como um dos principais objetivos impedir o avanço do mar que vem aumentando a erosão do Morro de Careca, prevê o alargamento da faixa de areia em aproximadamente 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta.

Na última sexta-feira (20), a Prefeitura de Natal publicou o decreto de estado de emergência pelo avanço do mar na orla de Ponta Negra. O objetivo é garantir medidas que visam a proteção das pessoas que ainda se arriscam frequentando a área próxima ao Morro do Careca, mesmo com a interdição do local, e do patrimônio paisagístico da cidade que é a praia de Ponta Negra com sua enseada e o Morro do Careca ao fundo, maior cartão postal da cidade.

Ainda segundo o Executivo, a decisão pela situação de emergência também foi embasada em reunião do Comitê de Crise criado pela Prefeitura para enfrentamento de desastres naturais, depois que alguns hoteleiros procuraram o município pedindo medidas urgentes em função dos estragos que o avanço do mar com marés altas chegando ao coeficiente de 2.9 causaram em algumas estruturas de contenção.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube