Wikipédia: um dos sites mais acessados no mundo, e visto como uma fonte de conhecimento livre e acessível para todos. Porém, ainda há um desafio: a promoção insuficiente da diversidade.
É para combater isso que o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) realiza o evento híbrido Mais Diversidade, com uma maratona presencial de edição da Wikipédia no dia 8 de outubro e um webinar, oficinas e concurso de edição on-line entre os dias 1º de outubro e 11 de novembro. As inscrições podem ser feitas via formulário. É necessário ter uma conta nos projetos Wikimedia para se inscrever.
O evento inicia no dia 1º de outubro com um webinar ministrado por Kyara Vieira, professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e pelo cineasta Lolo Arziki. O tema é a presença das vozes negras na história e na Wikipédia. Entre os dias 3 e 10 de outubro, haverá oficinas ensinando a edição na Wikipédia, na Wikidata e no Wikimedia Commons.
No dia 8 de outubro, o prédio dos laboratórios de História, no campus do Ceres em Caicó, sediará uma editatona, ou seja, maratona de edição. Participantes editarão páginas da Wikipédia, com foco em trazer visibilidades para minorias geralmente não incluídas nos artigos. Para participar, é necessário realizar uma doação de R$ 10,00 para o Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB). As inscrições para a editatona estão abertas até o dia 1º de outubro.
Entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro, será possível participar do Concurso de Edição On-line. Interessados devem editar artigos da Wikipédia que se encaixem em um dos temas determinados pelo evento. Também é possível sugerir um tema novo. As edições serão monitoradas e julgadas de acordo com um sistema de pontuação. Os ganhadores serão divulgados no dia 19 de novembro, e os prêmios incluem medalhas, canetas e surpresas.
A UFRN emitirá certificados de extensão para os participantes do evento. Para mais informações, acesse a página da ação.
Mais Teoria da História
O evento é realizado em parceria com a Fundação Wikimedia e com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fazendo parte do projeto Mais Teoria da História, que conta com professores de diversas universidades do Brasil. Na UFRN, a iniciativa é representada pelo Grupo de Pesquisa Sujeito Implicado, do Ceres, coordenado pelo professor Evandro Santos.
O projeto realiza diversos cursos e eventos on-line, presenciais e híbridos relacionados à Wikipédia. Para conferir, acesse o site da ação.
A Wikimedia
A Fundação Wikimedia é uma instituição sem fins lucrativos que visa disseminar o conhecimento de maneira livre, para todos. O site mais popular do movimento é a Wikipédia, mas a organização possui muitos outros, como o Wikimedia Commons, o Wikiquote e o Wiktionary.