O futuro das duas escolas cívico-militares de Parnamirim se tornou um dos temas centrais na disputa pela Prefeitura nos últimos dias, após o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público (Sintserp) entregar aos candidatos uma carta em que pede o encerramento do modelo de escola na cidade.
Dos quatro candidatos que receberam o documento, dois assinaram o termo de compromisso: Professora Nilda (Solidariedade) e Professor Eron (PT). Após a assinatura, Nilda esclareceu que não vai fechar as escolas. Ela disse ter assinado o documento em tom de recebimento e como um gesto de compromisso com as outras 36 reivindicações listadas.
Os candidatos Marciano Júnior (Avante) e Salatiel (PL) não fecharam nenhum compromisso com a categoria e afirmaram que responderiam aos 37 pedidos até o fim da campanha.
Com a proposta de criar um ambiente mais seguro e disciplinado nas escolas, “promovendo o civismo e a melhoria da qualidade do ensino”, o conceito das escolas cívico-militares possui uma abordagem que combina princípios militares e civis. Para Salatiel, as duas escolas de Parnamirim que adotaram o modelo têm se mostrado eficazes na promoção de disciplina, valores cívicos e excelência acadêmica.
O modelo educacional, que combina disciplina militar com ensino civil, foi instituído em duas unidades: a Escola Senador Carlos Alberto de Souza, em Passagem de Areia, para estudantes do 6º ao 9º ano, e a Escola Manoel Vicente de Paiva, em Bela Parnamirim, que atende do 1º ao 5º ano.
Salatiel, que apoia a continuidade e ampliação do programa no município, criticou duramente a postura de Nilda, prometendo criar mais três escolas cívico-militares se eleito. Ele afirmou ainda que um de seus compromissos de campanha é estruturar a área, para que os estudantes parnamirinenses tenham acesso a uma educação de qualidade.
“Em Parnamirim, o compromisso com a educação de qualidade é prioridade. Ao contrário da candidata da esquerda, que assinou para encerrar as escolas cívico-militares, eu, Salatiel de Souza, vou dar continuidade e ampliar esse projeto tão importante para nossas crianças. No nosso plano de governo, estamos garantindo a construção de mais 3 escolas, oferecendo uma educação que forma cidadãos e prepara para o futuro”, afirmou.
OUTRO LADO. Na segunda-feira 23, Nilda publicou um vídeo em suas redes sociais em que se compromete com o fortalecimento das escolas cívico-militares da cidade.
“Reafirmamos que o nosso compromisso é com o processo de ensino e aprendizagem. E dizer que nós iremos, sim, investir muito mais, tanto nas duas escolas cívico-militares, como também nas demais escolas da nossa cidade. Porque nós queremos uma educação de qualidade para todos”, afirma Nilda.
No vídeo, Nilda aparece ao lado da pedagoga Sandra Lima, que é diretora da Escola Carlos Alberto de Souza. A professora declara seu apoio a Nilda e afirma que confia na palavra da candidata de que as escolas não só serão mantidas em Parnamirim, como serão fortalecidas.
AgoraRN