O município de Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do RN, com 184,6 mil eleitores aptos para o pleito deste ano, é a cidade brasileira com mais de cem mil habitantes que mais elegeu prefeitas nos últimos 24 anos. Conforme publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, o município foi governado por mulheres em cinco ocasiões desde as eleições municipais de 2000.
Rosalba Ciarlini, que também foi senadora e governadora do RN, foi eleita prefeita de Mossoró em quatro ocasiões distintas. A primeira vez foi nas eleições municipais de 1988, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo no município. Depois, Rosalba foi eleita para um segundo mandato nas eleições de 1996, sendo reeleita em 2000. Seu quarto mandato foi conquistado em 2016.
Entre 2004 e 2012, outras duas mulheres ocuparam o cargo máximo da cidade. Nas eleições municipais de 2004, Fafá Rosado venceu a disputa pela Prefeitura de Mossoró com apoio de Rosalba. Ela foi reeleita no pleito de 2008. Quatro anos depois, em 2012, foi a vez de Cláudia Regina, também aliada da então governadora Rosalba Ciarlini, ser eleita para comandar a cidade.
Antes do período analisado pela Folha, Mossoró foi governada pela ex-deputada federal Sandra Rosado no período de 22 de outubro e 31 de dezembro de 1996. Então vice-prefeita, ela assumiu a prefeitura para um mandato-tampão após o falecimento do titular, Dix-Huit Rosado, aos 84 anos.
A Folha também cita em sua matéria o fato de o Rio Grande do Norte, junto com Roraima, ser o estado com maior proporção de municípios brasileiros que já elegeram prefeitas. Ambos têm 60% das cidades já tendo sido comandadas por mulheres. Alagoas vem logo atrás, com 54%.
O RN possui um importante legado feminino na política brasileira, sendo o estado em que foi eleita a primeira prefeita do País, Alzira Soriano, em 1928, em Lajes. Já Mossoró foi a primeira cidade do País a autorizar o voto feminino, em 1927, com Celina Guimarães Viana.
AgoraRN