Um documento publicado na área de Contratos pode indicar a possibilidade de um novo concurso Petrobras para o quadro funcional da estatal.
No contrato, a Petrobras informa a escolha da Fundação Cesgranrio como responsável pelos “serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos”.
De acordo com o documento, o contrato está vigente desde 9 de julho de 2024, e sua validade se estende até julho de 2028, o que pode indicar que os editais divulgados nesse período ficarão sob a responsabilidade da Cesgranrio. Veja:
É importante reforçar que essa não é a primeira vez que a Cesgranrio é contratada para cuidar de concursos da Petrobras.
No último contrato entre a estatal e a organizadora, vigente de 2016 a 2021, três concursos Petrobras foram realizados, sendo dois em 2017 e um em 2018.
Apesar de ainda não haver confirmação sobre um novo edital para a empresa, a realização de concursos para o ingresso de funcionários faz parte do Planejamento Estratégico da Petrobras para os anos de 2024 a 2028, conforme destacou o gerente de Recrutamento e Seleção da estatal, Danilo Garbazza.
Em conversa com o Qconcursos Folha Dirigida, em janeiro de 2024, Danilo pontuou que, com a previsão de novas plataformas e investimentos na indústria de petróleo e gás, mais funcionários serão necessários para conduzir a operação.
“Estamos tratando de uma grande transformação na indústria de petróleo e gás e precisamos de sangue novo aqui, de gente boa para nos apoiar nesses desafios, ao longo dos próximos anos”, disse Garbazza.
O Qconcursos Folha Dirigida já entrou em contato com a Petrobras para apurar mais informações relacionadas à contratação da Cesgranrio, mas, em sua última resposta, a empresa negou a previsão de novos concursos.
Vale reforçar que a Transpetro, subsidiária da Petrobras, teve editais publicados em 2023, sob a organização da Fundação Cesgranrio.
Desta forma, a prorrogação do contrato também pode favorecer novos editais para a companhia ou até mesmo para a convocação de excedentes. Esta seleção segue válida, já que seu resultado foi homologado em abril deste ano.
Presidente da estatal fala em 10 mil postos de trabalho
Durante o evento de inauguração do Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ), ocorrido no dia 13 de setembro, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, comentou sobre a criação do novo polo industrial na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
De acordo com a presidente da estatal, 10 mil postos de trabalho serão criados.
“Vamos investir R$7 bilhões. Vamos gerar 10 mil postos de trabalho durante a fase de obras desse complexo. Vamos gerar 3 mil empregos permanentes depois da obra”, disse Magda.
Com a informação destacada por Magda Chambriard, é possível que esses postos de trabalho sejam aproveitados com a lista de aprovados no último concurso Petrobras, que ofertou maia de 6 mil oportunidades, ou até com possíveis novos editais, que poderão ficar sob a responsabilidade da banca Cesgranrio.