O disque denúncia do governo federal recebeu 74 mil casos este ano, sendo que pelo menos 60% das vítimas de golpes são idosos. A regra para não se tornar uma vítima é: desconfiar sempre.
A aposentada Eurilene Almeida Azevedo já foi vítima do golpe do empréstimo consignado duas vezes. Provavelmente a partir de dados pessoas obtidos pelos golpistas. A assinatura dela foi falsificada. O resultado foi muitas dívidas na conta.
“Fizeram um contrato lá, como não sei, acessaram a conta do gov para alterar email, alteraram o telefone, para ter acesso ao empréstimo. Na época, a minha conta para empréstimo estava bloqueada, eles desbloquearam. e fizeram a bagunça que eles fizeram para a minha conta”, disse a aposentada à Band.
Veja alertas para não cair em golpes:
- Em e-mails, observe primeiro o remetente, se é estranho, por exemplo;
- Quando acessar a mensagem, nunca clique em links e não forneça dados pessoais;
- Fique atento a erros gramaticais;
- Também desconfie do assunto, como supostos prêmios e da urgência de pagar por alguma vantagem.
As fraudes também chegam por mensagens pelo celular. A que aparece na reportagem, por exemplo, são falsas confirmações de compras no cartão de crédito. Os criminosos pedem para que o usuário ligue para o telefone indicado, mas a orientação é primeiro buscar confirmações em contatos oficiais da agência bancária.
Atenção com mensagens de parente dizendo que mudou de número e em seguida pedindo dinheiro. Ou de supostos advogados oferecendo dinheiro ganho na Justiça, mas cobrando taxas antecipadas. Contra golpistas criativos, a arma dos idosos é a informação.