Em todo o país, 103 municípios, de 5.569 cidades que participarão das eleições municipais deste ano, poderão ter o segundo turno de votações para prefeitura, caso nenhum candidato seja eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) no próximo dia 6. Destes, apenas um fica no Rio Grande do Norte: Natal, a capital do Estado.
A Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024 determinam que somente os municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ter o segundo turno para o cargo do poder executivo local.
Nos outros 166 municípios do Rio Grande do Norte serão eleitos ao cargo de prefeito aqueles que obtiverem a maior quantidade de votos válidos no dia 6 de outubro. Já em Natal, se houver necessidade de 2º turno, este será realizado no último domingo de outubro, dia 27, conforme o resultado das votações em primeiro turno.
Natal tem 575,6 mil eleitores
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as 103 cidades que poderão ter 2º turno somam, juntas, 60,5 milhões de eleitores, o que equivale a 38,8% do eleitorado nacional.
São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são os três municípios com o maior número de votantes, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas, respectivamente. Já Natal possui pouco mais de 575,6 mil eleitores, o que significa 21,73% do eleitorado potiguar.
AgoraRN