Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
MARIA ALICE 2 HOSPITAL BLOG

Principal referência de atendimento às crianças do Rio Grande do Norte, o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes (HMAF) comemora 25 anos de funcionamento no próximo dia 12. Em celebração à data, o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a gestão do HMAF realizaram uma solenidade especial na unidade nesta manhã de quinta-feira (10).

O hospital, localizado no conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal, completa seus 25 anos após passar por diversos investimentos desde 2019. Dentre eles, a ampliação da unidade com um investimento de R$ 5 milhões, que proporcionou a abertura de novos leitos de UTI neonatal e pediátrica.

“Não podia deixar de estar aqui nesse momento singular. São 25 anos de uma história de amor, dedicação, cuidado e espírito público, graças ao empenho de cada um e cada uma que faz a maior referência pediátrica do Rio Grande do Norte. Quando assumimos, os leitos de UTI do Maria Alice estavam fechados há 6 anos. Trabalhamos para que fossem reabertos e conseguimos entregar 20 novos leitos, sendo dez neonatais e dez pediátricos. Em breve, estaremos abrindo mais dez leitos de cuidados intermediários”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Para dispor desses serviços, o Governo e a Sesap investiram também em pessoal. Foram mais de 200 novos servidores destinados ao HMAF nos anos recentes. “Uma sociedade justa é uma sociedade que cuida das crianças. Somos felizes em proporcionar essa expansão de serviços, com cuidados que só o Maria Alice possui no estado. E tudo isso só é possível graças a dedicação de todos que fazem o hospital”, completou a secretária-adjunta de Saúde, Leidiane Queiroz.

Durante a solenidade, que contou com a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante, uma missa celebrada pelo padre Marcelo Coutinho e a presença do ex-governador Garibaldi Alves Filho, gestor à época da inauguração do hospital, servidores foram homenageados pelo trabalho prestado à população, em especial as crianças, no HMAF. “São 25 anos de muitos desafios, mudanças, vitórias. Comemoramos essa data hoje com muito carinho”, resumiu Suyame Ricarte, diretora-geral da unidade. “Agradecemos a todos que fazem essa entidade um hospital excelente, com cirurgias pediátricas de grande porte em alto nível. Estou aqui desde o início e espero me aposentar aqui”, completou o cirurgião pediátrico Ulisses Cavalcante.

Sobre o HMAF 

O hospital conta com 50 leitos disponibilizados no Regula RN, sendo 33 de enfermaria – de um total de 55 – e 17 de UTI, entre pediátricos e neonatais. Ainda conta com 15 leitos de observação no pronto-socorro, dois leitos de estabilização, seis leitos de Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica e três salas cirúrgicas, além de toda estrutura de apoio diagnóstico de análises clínicas e microbiologia, ultrassonografia e raio-x. A unidade também realiza atendimentos ambulatoriais e dispõe de várias especialidades, entre elas cirurgia pediátrica, otorrino, cardiologia, gastroenterologia, nutrição e psiquiatria.

O HMAF tem uma média mensal de 365 atendimentos de urgência, 500 atendimentos ambulatoriais, 220 internamentos e 250 procedimentos cirúrgicos entre eletivos e urgência. Em termos de cirurgias eletivas, a unidade realizou 729 procedimentos em 2023 e, até julho deste ano, 518, totalizando 1247 cirurgias. Hoje o hospital conta com 424 servidores efetivos e 94 funcionários que prestam serviços terceirizados.

Desde 2021, o hospital passou a fazer também cirurgias ortopédicas de alta complexidade para o público pediátrico, uma medida inédita na rede pública estadual, dentro do programa de cirurgias eletivas Mais Cirurgias, Mais Saúde. 

Sobre Maria Alice Fernandes

Nascida em Macaíba, Maria Alice Fernandes se formou pela Faculdade de Medicina do Recife, fez a especialização na área obstétrica na Maternidade do Derby, na mesma cidade, e foi interna do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, um dos principais do país, sendo a primeira médica potiguar formada em obstetrícia. Estima-se que ela tenha realizado mais de 10 mil partos no RN.

Além da área de obstetrícia, também atuou na oncologia. É fundadora do Hospital Luiz Antônio (1946) e da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer (1949). A médica faleceu em 1991.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube