Anualmente o movimento Novembro Azul busca conscientizar a sociedade sobre a importância das ações de prevenção relacionadas à saúde masculina, principalmente o câncer de próstata. Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Área Técnica de Atenção à Saúde do Homem (ATEASH/NCV/SAPS/CAS), vem realizando ao longo do mês várias atividades alusivas à campanha, em sintonia com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Nesse sentido, a ATEASH, juntamente com o Núcleo de Atenção à Saúde Prisional da Sesap, com o representante do presídio de Alcaçuz (Nísia Floresta/RN) e com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS) desse município, discutiram ações de promoção e prevenção de agravos evitáveis para os presidiários, como parte integrante de um projeto piloto, iniciando com ações em alusão ao Novembro Azul.
Além disso, no Curso de Psicologia da UFRN, a equipe da ATEASH ministrou uma palestra sobre as Diretrizes da Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem (PNAISH), na perspectiva da integração ensino e serviço, direcionada a 33 estudantes e duas professoras.
Outra ação importante foi a realização do Webnário híbrido referente ao tema do Novembro Azul: Saúde Sexual e Reprodutiva, com a participação de 60 profissionais entre gerentes das URSAPs, referências de saúde do homem estaduais e municipais, coordenadores e trabalhadores da APS e estudantes da saúde e áreas afins. As palestrantes foram Julianna Takaraba da COSAH/Ministério da Saúde/MS, Vanessa Viana, ginecologista na Saúde da Mulher/Sesap e Flávia Thays Andrade, psicóloga sanitarista da SMS/Nova Cruz. Na ocasião foram disponibilizados documentos temáticos do MS, entre outros elaborados pela ATEASH, visando nortear e fortalecer as ações nos territórios.
A Sesap também participou com um stand no Circuito Saúde do Homem, promovido pela Empresa Guararapes, na BR 101. No evento, foram oportunizadas palestras com médicos urologistas da empresa, Práticas Integrativas Complementares (PICS), aferição de Pressão Arterial, teste glicêmico, distribuição de preservativos masculinos e femininos, folders e brindes temáticos, entre outros serviços para cerca de dois mil trabalhadores dessa empresa, enfatizando o autocuidado e o cuidado integral à saúde do homem, tendo como porta de entrada a Atenção Primária à Saúde.