Categorias
Pesquisar
Banner CDV Desenvolvimento
PROFESSORES DA UFRN ARQUITETURA BLOG

Os professores do Departamento de Arquitetura (Darq), Eunádia Cavalcante e José Clewton do Nascimento, realizaram na última quinta-feira, 21 de novembro, mais uma visita à comunidade quilombola Senhor do Bonfim, em Areia, na Paraíba.

Participam da equipe também os alunos do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Natállia Azevedo e Clodoaldo de Castro, e os estudantes da graduação Augusto Moreira e Railanne Paulino. A ação faz parte do projeto de extensão Assistência Técnica a Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Norte e Paraíba.     

Na ocasião, a equipe recolheu amostras de materiais de construção da edificação para testes laboratoriais, que orientem as especificações para a obra de restauração. A reunião com a comunidade aconteceu na sede da associação de moradores. Primeiro, foram apresentados o levantamento arquitetônico, as patologias do edifício e o relatório de intervenção, já em fase final de elaboração. Em seguida, exibiram as imagens do projeto, que prevê cinco quartos triplos para hospedagem, a inserção de banheiros, área de lazer, restaurante e cozinha industrial, todos aprovados pela comunidade. Ao final, foram entregues cópias impressas do material para o líder do Bonfim, Geraldo de Maria. 

Imagem do projeto arquitetônico de renovação da Casa Grande do Quilombo do Bonfim. Distribuição: Darq/CT.

Houve ainda uma visita à matriarca da família de Maria, dona Biu, no intuito de resgatar a memória da formação da comunidade. Seu pai, conhecido por Zé Pezão (nascido em 1901) e seu tio Evaristo amassavam o barro e produziam tijolos e telhas para a construção das casas dos moradores. Já sua mãe era ceramista, ou seja, produzia utensílios domésticos de barro para vender na feira em Alagoa Grande (PB). Informações como essas ajudam a reconstituir a rotina e as atividades desenvolvidas pelos moradores antes de se reconhecerem como quilombolas, o que só ocorreu após a ameaça de expulsão do território. 

No dia nacional da consciência negra, 20 de novembro, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA), Rabi Ananias Araújo da Silva, apresentou a proposta para o restaurante da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande. O espaço é um equipamento essencial de apoio e recepção de visitantes, já que o quilombo realiza turismo de base comunitária. A equipe do projeto de extensão foi recebida por lideranças da comunidade para debater as necessidades relacionadas à culinária local para a construção do projeto arquitetônico. No ano passado, os moradores receberam das mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva o título de domínio de seu território

A partir de agora, será elaborada a documentação final para que, de posse do projeto, as comunidades possam buscar recursos para execução da obra.

Darq visitou também a comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande (PB). Foto: Darq/CT.
Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp