Categorias
Pesquisar
Banner GOV Dezembro
senacem BLOG

Com o intuito de promover um maior diálogo entre as Universidades e as escolas da rede básica, será realizada mais uma edição do Seminário Nacional do Ensino Médio (Senacem) e do Simpósio Interdisciplinar. A programação tem início nesta quarta-feira, 27, e segue até dia 29 de novembro.

Promovidos pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), as iniciativas são uma realização do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq/Uern) e contam com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino – Uern/UFERSA/IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), além do apoio de diversas instituições, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Conferência de abertura será nesta quarta-feira, 27, às 18h30, no Auditório Amâncio Ramalho, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O debate será sobre o tema “Ensino Médio Em Reformas: três décadas de crise e resistências – avaliação e perspectivas”, ministrado pelo professor Dr. Idevaldo da Silva Bodião (UFC), e mediação do professor Emerson Augusto (Ufersa).

O VIII Senacem e o III Simpósio Interdisciplinar serão realizados de forma híbrida, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo YouTube e Google Meet, facilitando a participação de um público diversificado. A expectativa é reunir mais de mil pessoas nas atividades presenciais, entre estudantes de instituições de ensino superior, docentes da rede básica e do ensino superior, gestores, pesquisadores e profissionais da educação.

Com o tema geral “Ensino Médio em Reformas: Três Décadas de Crise e Teimosia – Avaliação e Perspectiva”, o evento promete trazer à tona discussões essenciais sobre a educação básica no Brasil. Ao longo da programação, serão apresentados cerca de 500 trabalho, com temáticas relacionadas à área, que visam incentivar o debate sobre a construção de uma educação mais inclusiva e de qualidade.

Além da apresentação de trabalhos, a programação conta com minicursos, mesas redondas, grupos de trabalhos e programação cultural. As atividades seguem até sexta-feira, 29, encerrando com a conferência “Intervenção socioeducativa em cenários de alta vulnerabilidade: diálogos Brasil – Portugal”, ministrada por Bruno Dionísio (UÉvora), e mediação de Karla Christine Araújo Souza (Uern). A programação de encerramento será às 19h30, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

O professor Jean Mac Cole, um dos organizadores, destaca que o evento é um momento de compartilhar conhecimentos e debater sobre o futuro de ensino médico “É um momento propício para discutir as políticas públicas, basicamente, para o ensino médio e a educação básica de forma geral, entre a universidade e as escolas, e isso tem potencializado as pesquisas e extensões que nós temos realizado na Faculdade de Educação”.

A programação completa do evento pode ser conferida neste link.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp