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IFRN JOVENS E ADULTOS BLOG

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou o VII Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de novembro de 2024.

O evento teve como tema “Expansão da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas” e contou com atividades nos campi Natal-Central e Natal-Zona Leste.

Organizado com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPgEP/IFRN) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o encontro teve como principal objetivo debater os desafios e avanços da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sua interação com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dentro da Rede Federal.

Izanny Brito, coordenadora local da EJA Integrada-EPT, expressou sua paixão pela Educação de Jovens e Adultos ao afirmar: “Sou uma pessoa que ama estar presente nas lutas da EJA, porque a EJA não é só uma oferta, é também uma luta diária em prol da educação para jovens, adultos e idosos, não só no IFRN, mas no Brasil.”

Programação

A programação contou com a apresentação de trabalhos acadêmicos e o lançamento do e-book “Histórias que merecem ser contadas”, uma coleção de cartas escritas por docentes e alunos do ProEJA, que compartilham experiências vividas na Educação de Jovens e Adultos. O evento foi destinado a estudantes, professores e pesquisadores interessados em discutir e trocar práticas voltadas ao fortalecimento da EJA-EPT.

Dia 26 de novembro

O evento começou às 8h30 com as Mesas Temáticas 1 e 2, que aconteceram simultaneamente, no Campus Natal-Central. A Mesa Temática 1, com o tema “Expansão da Rede: o que muda no cenário das políticas e gestão da EJA-EPT?”, foi coordenada por Mad’Ana Desirre Castro (IFG) e teve como palestrantes Fábio Azambuja Marçal (IFRS) e Domingos Leite Lima Filho (UTFPR). Já a Mesa Temática 2, sobre “Concepção de integração e currículo integrado na EJA-EPT”, foi coordenada por Mariglei Severo Maraschin (CTISM/UFSM), com Adriano Larentes da Silva (IFSC) e Francy Izanny (IFRN) como palestrantes.

À tarde, a partir das 14h30, ocorreram outras Mesas Redondas. A Mesa Redonda 1 teve como tema: “A voz e a vez dos Estudantes da EJA-EPT: identidades, gênero e etnicidade”, coordenada por Aparecida (IFRN) e Ramon Marcelino Ribeiro Junior (IFG), enquanto a Mesa Redonda 2, com o mesmo tema, foi coordenada por Neyla Reis (IFBaiano) e Adilina (IFRN). Essas mesas foram seguidas pela elaboração de propostas dos estudantes, e o evento continuou com mais sessões simultâneas de relatos até as 19h.

EJA-EPT

Dia 27 de novembro

O segundo dia do encontro foi repleto de debates e atividades que reforçaram a importância da modalidade para o fortalecimento da inclusão e da formação cidadã.

A programação da manhã contou com diversos minicursos ministrados simultaneamente nos auditórios do Campus Natal-zona leste e do Campus Natal-central com temáticas como: Roda de leitura como estratégia para o ensino da literatura brasileira na EJA-EPT, utilização de ferramentas de inteligência artificial no ensino de jovens e adultos, o uso de narrativas digitais para tratar das trajetórias e saberes dos educandos da EJA-EPT e economia solidária para professores.

Entre os destaques da programação, esteve a mesa-redonda ”Economia Solidária para professores trabalhadores da EJA-EPT”, ministrada por Guilherme Brandt de Oliveira do IFRS, ao lado de Wilson Roberto Batista do IFSP e de Wiliane Viriato Rolim do IFPB, todos membros da rede IF Ecosol

Os palestrantes trouxeram reflexões sobre a importância da economia solidária dentro da educação de jovens adultos integrada a educação profissional e tecnológica. “A gente apresentou alguns conceitos sobre o que é economia solidária, mostrou como os valores dela são parecidos com aqueles que a gente prega da formação humana integral. A partir disso a gente mostrou como a educação de jovens adultos pode se valer da economia solidária e ao final a gente realizou uma oficina onde se fez um exercício de autogestão. Então esse é um pouco o nosso objetivo aqui hoje, discutir qual é a relação da economia pessoal e da área, com a educação, principalmente educação de jovens e adultos.”, contou Guilherme.

Dia 28 de novembro

Na manhã do evento, das 8h30 às 11h,no auditório da Reitoria, houve a apresentação da sede do VIII Encontro, seguida da sistematização das apresentações das mesas de relatos de experiências, comunicações orais e da mesa dos estudantes. Yasmin de Jesus da Conceição dos Santos, mulher trans que se afastou da escola na juventude devido à transfobia, relata: “Quando eu cheguei no Rio de Janeiro, na primeira semana, eu já fui procurar escola. Até que descobri o Proeja, que ele é excelente. E de imediato eu fiz minha matrícula. E hoje eu sou estudante desse curso. Eu quero agradecer a todos, porque esse curso e as pessoas que estão nesse Campus são excelentes, e acolhedores. E através de eu estar inserida no Proeja, também consegui trazer um amigo, que é um homem trans, para estudar na escola”.

O momento culminou com a elaboração do Documento/Carta Final, consolidando os principais debates e propostas do encontro. A coordenação e mediação ficaram a cargo de Guilherme Reichwald Jr. (IFSul), Ivanir Ribeiro (IFSC) e Susana Pozzer (IFC).

EJA-EPT

Encerramento

A finalização do evento ocorreu na tarde do dia 28, com a abertura marcada por uma apresentação do grupo Flauteando, do Campus Mossoró, e o lançamento de onze livros escritos por Institutos Federais de todas as regiões do país. Em destaque estavam as três obras publicadas por servidores do IFRN, a saber: “Cultivando Sonhos Possíveis: o Processo de Formação de Professoras no ProJovem Urbano em Natal”, “Diálogos Reflexivos sobre Pesquisa e Experiências na EJA-EPT” e “Histórias que Merecem ser Contadas”.

Seguindo a programação, ainda ocorreu uma palestra intitulada “Expansão da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: Tempos de Disputas”, ministrada pela servidora Maria Margarida Machado e mediada pela pró-reitora de Ensino, Anna Catharina Dantas.

*Texto feito em colaboração com Ester Costa, Giovanna Alves e Renan Felipe, estagiários de Jornalismo na Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional da Reitoria do IFRN.

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